SóProvas


ID
1602301
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nicolau, cidadão italiano, aporta no Brasil, buscando novas oportunidades para sua atividade profissional. Portando nível superior, ele apresenta o seu currículo em diversas empresas, mas não recebe resposta adequada. Consultando os jornais, verifica a existência de inúmeros concursos públicos, situação que lhe interessa diante da multiplicidade dos cargos e da remuneração apresentada.


Ao tomar conhecimento dos requisitos, verifica que o acesso a cargos públicos, nos termos e limites da Lei n° 8.112/90 depende de

Alternativas
Comentários
  • Gab.A

    Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

      Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


  • Estrangeiros também podem ter acesso a cargos públicos, é o que menciona o Art 5º; Parágrafo 3º " As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. (Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)".  

    Vale o que está escrito no Art 5º; I.  Concluo que, quem idealiza uma questão assim prejudica mais o candidato que estudou, do que aquele que não sabia dessa informação, pois seguindo uma lógica mais instrumental da lei, leva o candidato a marcar a letra A.    Parabéns ao examinador que idealizou essa questão da Cesgranrio. :((

  • O Marlus, esse não é caso de concurso público. Olhemos pra frente sem perder o foco! $uce$$o irmão!

  • Oi, MArlus, também lembrei deste detlahe (parágrado 3 do art. 5). Contudo, a forma como a pergunta foi feita, sem ressalvas (de que seria cargo de professor) não tinha como ser diferente da letra A, né?

  • Olá amigos!

    Vocês poderiam me explicar esse gabarito? Haja vista a redação do art.37 da CF, inciso I: I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    Existe alguma norma na lei 8.112 em que há alguma restrição para estrangeiros? Eu não consegui encontrar nada. 

     

     

     

  • Artigo 5º: São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    - a nacionalidade brasileira

    - o gozo dos direitos políticos

    - a quitação com as obrigações civis e militares

    - a idade mínima de 18 anos

    - aptidão física e mental.

    A questão se refere à lei 8.112 e não ao artigo 37 da constituição .

  • Requisitos básicos para a investidura em cargo público:

     

    Nacionalidade brasileira

    Idade mínima de dezoito anos

    Nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo

    Aptidão física e mental

     

    QUItação com as obrigações militares e eleitorais

    GOzo dos direitos políticos

     

    [NINA QUIGO] É só lembrar da vereadora de cidade pequena Nina Quigombó!

  • os professores deveriam explicar estas questões .

  • A regra geral é que APENAS quem tem nacionalidade ou naturalidade brasileira pode prestar concurso público, logo estrangeiro não pode!

    -----> Exceção: Quando para assumir cargo de Professor em Universidade, aí pode ser estrangeiro.

  • Gabarito errado. Lei 8112, Seção I, Art. 5º, § 3o :

    "As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos

    com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.". A questão não especifica cargos ou funções; logo, há previsão legal para a investidura do candidato ao cargo, em casos específicos.

  • A questão em tela versa sobre a Disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os requisitos básicos para investidura em cargo público contidos em tal diploma legal.

    Dispõe o artigo 5º, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 1º As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    § 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei."

    Nesse sentido, dispõe o artigo 14, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 14. A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    Parágrafo único. Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos acima, conclui-se que, no contexto trazido pela questão, Nicolau, cidadão italiano, ao tomar conhecimento dos requisitos para investidura em cargo público, verificou que o acesso a cargos públicos, nos termos e limites da Lei nº 8.112/90 depende de nacionalidade brasileira. O contido nas demais alternativas não possui previsão legal na lei 8.112 de 1990 e, por isso, não corresponde a requisitos para a posse em cargo público.

    Vale ressaltar que, embora a regra geral seja que os cargos públicos dependem da nacionalidade brasileira, para a sua respectiva investidura, o próprio § 3º, do artigo 5º, da lei 8.112 de 1990, prevê a possibilidade de o estrangeiro ingressar no serviço público (caso dos professores, técnicos e cientistas das universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais). No entanto, a questão em tela cobrou a regra geral e, por isso, o gabarito justifica ser a letra "a". Quando a questão for abordar a situação dos estrangeiros, isso constará e será cobrado de forma expressa, por se tratar de uma exceção legal, para o ingresso no serviço público.

    Gabarito: letra "a".