SóProvas


ID
160264
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dadas as seguintes células de uma planilha Excel, com os respectivos conteúdos:
A1 = 1
A2 = 2
A3 = 3
A4 = 3
A5 = 2
A6 = 1

Selecionando-se as células A1, A2 e A3 e arrastando-as simultaneamente, pela alça de preenchimento, sobre as células A4, A5 e A6, os conteúdos finais das células A1, A2, A3, A4, A5 e A6 serão, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Conforme o anunciado a resposta correta é a letra e, mas se voce apertar control entao termos a formaçao da letra b.

    Curiosidade:
    se  selecionarmos somente o a1 e puxar para baixo teremos somente repetiçoes de 1, e se apertarmos control teremos 1,2,3,...
  • O que o Excel está fazendo nesse caso? GAlera, o escel está fazendo uma P.A. (progressão aritmética). Ele identifica a seqquencia e atribui a continuação baseado na razão 1. Assim, o a4 = a3 + r, ou seja, a4 = 3 + 1 = 4; e assim por diante.

  • Me parece que isso deve ocorrer nas versões mais antigas do EXCEL pq eu testei no 2007 e 2010 e deu outro resultado, olha só:
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    Diferente seria se eu seleciona-se APENAS uma célula - esta se repetiria. Mas as 3 juntas o excel consegue interpretar uma sequencia e a dá continuidade.
  • Letra E.
    Ao selecionar duas ou mais células no Excel, tanto 2003 como 2010, instrui o aplicativo para criar uma progressão aritmética, e ele considera a diferença entre os valores numéricos para descobrir o incremento.
    Se usamos a tecla CTRL, o conteúdo das células será copiado.
    Se usamos apenas uma célula para arrastar pela alça de preenchimento, ela será repetida em toda a extensão.
    No BrOffice Calc descobriremos uma das únicas diferenças em relação ao Excel. Mesmo que selecionarmos uma célula apenas, o Calc estende a lista de valores com incremento padrão 1. Vejam as imagens no MS-Excel 2002/2003, Excel 2010 e BrOffice Calc 3.3.2

  • Um detalhe importante em relação a esse tipo de comportamentoé o fato dele poder variar em função do tipo de conteúdo da célula. Como entendo que a gente aprende muito mais informática utilizando os softwares ao invés de simplesmente lendo a respeito, vou apenas indicar aqui um teste interessante e esclarecedor em relação ao comportamento das planilhas eletrônicas no que diz respeito ao preenchimento de listas (porque é sobre isso que trata a questão). A ideia é, na linha 1 da planilha, insira em cada célula (A1; B1; C1...) um elemento da sequência a seguir:

    1;  1,1 01:0000:0101/01/2013janeiro jandomingodompalavra1

    Depois vá em cada célula e use a sua alça de preenchimento para, deslocando-a para baixo, verificar o que acontece com o valor da célula. Sugiro que se tente prever o comportamento antes de cada teste. Acredito que haverá algumas surpresas... :)
    O detalhe muito importante citado pelo Fernando é que Excel e Calc (LibreOffice/BROffice) se comportam de forma diferente em relação ao preenchimento de listas. Em ambos os casos, no entanto, a mesma tecla CTRL inverte o comportamento.
    A propósito, acho que é interessante ter o LibreOffice instalado para que o usuário, no mínimo, possa se acostumar com o seu jeitão. Trata-se de um software livre, gratuito, e que pode ser baixado facilmente através do seu site oficial: http://www.libreoffice.org Recomendo a versão portátil.
  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA POIS APENAS SE APERTAR CTLR , ELA FAZ A (PA) 1,2,3,4... , SE APENAS PUXAR , ELA VAI EXIBIR O NUMERO 1 !

  • o MS-Excel calculará a diferença entre A1 e A2 e A2 e A3 e descobrirá que é a diferença é de 1. Dessa forma, ao arrastar – por meio da alça de preenchimento – até a Célula A6, o resultado será: 1,2,3,4,5,6 (Letra A)