SóProvas


ID
1603003
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional pode ser avaliada por meio de muitas dimensões.

Ao expor o perfil de cada um dos tipos de cultura, um pesquisador deverá destacar que, na cultura

Alternativas
Comentários
  • letra E

    cultura de cla foco nos fuincionarios 

  • Nunca ouvi falar nisso!! Alguém poderia indicar uma fonte de pesquisa ?

  • Também nunca ouvi falar. Contudo, acertei por dedução. Acredito eu, não tenho certeza,  que estão trocados os conceitos.

     a=de poder, b = adaptativa, c = burocrática, d = de missão.


  •  

    Cultura do Poder

    Geralmente está presente em empresas menores, onde as relações são baseadas no poder de apenas uma pessoa - vivem em função de uma fonte central de poder (fundador, na maioria das vezes). Estudiosos afirmam que o crescimento de uma organização assim é limitado.

     

     

    Cultura de papeis

     

    Sistema de administração simplificado possui força nos pilares da organização, e a interação é controlada por procedimentos, como descrições de tarefas.

     

     

    Cultura de Tarefas

     

    Baseada no profissionalismo e nos conhecimentos. Por enfatizar o trabalho, busca reunir as pessoas e prover recursos para que possam realizar um trabalho específico.

     

     

    Cultura de Pessoas

     

    O indivíduo é o ponto central das atenções. A geração de ideias é muito valorizada, e a organização existe para as pessoas (colaboradores), e não o contrário.

     

     

    http://aculturaorganizacional.blogspot.com.br/2012/05/tipos-de-cultura-organizacional.html

  • a tipologia cultural de Cameron e Quinn (2006) propõe quatro tipos de cultura, a saber:

     

    Cultura clã - enfatiza o desenvolvimento das pessoas e valoriza a participação nas tomadas de decisões. A autoridade flui muito bem quando emana de membros comprometidos com o sistema há muito tempo. Os líderes tendem a assumir uma postura participativa, oferecendo suporte e facilitando a interação, a confiança e a lealdade.

     

    Cultura inovativa - é permeada por pressupostos de mu-dança e flexibilidade. Os fatores de motivação incluem crescimento, estímulo, diversificação e criatividade na tarefa. Os líderes tendem a ser empreendedores e idealistas. Apreciam correr riscos, gostam de prever o futuro e também se preocupam em obter recursos, suporte e imagem externa. A ênfase está voltada para a aquisição de novos conhecimentos em produtos e/ou serviços.

     

    Cultura de mercado - tem como orientação tendências de mercado e bases seguras de clientes. Os fatores de motivação incluem competição e consecução de resultados preestabelecidos. Os líderes tendem a ser diretivos, realizadores, competidores, orientados para o objetivo e estão constantemente fornecendo recursos e encorajando a produtividade. São severos e exigentes. O elemento que fundamenta a organização é a ênfase no vencedor.

     

    Cultura hierárquica - esta cultura é permeada por pressupostos de estabilidade e reflete os valores e normas associados à burocracia. Os empregados aceitam bem a autoridade que emana de papéis formalmente estabelecidos, de regras e regulamentos impostos. Os fatores de motivação incluem segurança e ordem. Os líderes tendem a ser conservadores em relação aos problemas de natureza técnica.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-21072013000100004

  •            Também fiquei na dúvida dessa questão. Wellington ao meu ver, eles não trocaram os conceitos, simplesmente invetaram para nos confundir. Segue abaixo os conceitos certo de acordo com Cameron e Quinn (2006). Espero ter ajudado. 

    a) cultura clã: um local agradável de trabalhar, as pessoas compartilham informações entre si como uma família. O chefe é visto como um mentor, talvez como figura de pai. O compromisso é alto, há lealdade na organização que enfatiza o desenvolvimento das pessoas e atribui importância para a coesão e moral. Há uma postura de trabalho em equipe, participação e consenso;

    b) cultura inovativa: os líderes são considerados inovadores e empreendedores. É um lugar criativo e dinâmico para o trabalho, e o que une a organização é o compromisso com a experimentação e a inovação. A ênfase está em ser inovador, no crescimento e na aquisição de novos conhecimentos em produtos e/ou serviços;

    c) cultura hierárquica: um local muito formal com valores e normas que refletem a burocracia, com regras e políticas formais que mantêm a organização unida. Os líderes tendem a ser conservadores e organizados. Os funcionários estão preocupados com a segurança do emprego e a previsibilidade;

    d) cultura de mercado: é orientada para os resultados, com preocupação no trabalho cumprido. As pessoas são competitivas, orientadas para o objetivo. O que mantém a organização unida é a ênfase em vencer. Os líderes são produtores, concorrentes, difíceis e exigentes. A reputa- ção e o sucesso são preocupações comuns.

    CAMERON, K. S.; QUINN, R. Diagnosing and changing organizacional culture: based on the competing values Framework, revised edition, San Francisco, Jossey-Bass, 2006. Pág 35.

    http://revista.feb.unesp.br/index.php/gepros/article/viewFile/1201/645