SóProvas


ID
1603033
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere um sistema de array de discos no qual se utilizam 7 discos (D1 a D7) em paralelo. Os 4 primeiros discos (D1 a D4) são usados para realizar o striping dos dados (o primeiro bit de informação no primeiro disco, segundo bit no segundo disco, e assim por diante). Os três discos restantes são utilizados para armazenar bits de paridade (3 bits – um bit em cada disco, para cada sequência de 4 bits nos discos D1 a D4) em um esquema de correção de erros semelhante ao utilizado em blocos de memória.

Esse esquema descrito corresponde a um RAID de nível:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O RAID 2 surgiu no final dos anos 80, quando os HDs ainda não possuíam checagem de erros. Assim, pode-se dizer que o RAID 2 é similar ao RAID 0, mas possuindo algoritmos de Hamming ECC (Error Correcting Code),[3] que é a informação de controle de erros, no lugar da paridade. Além disso, pode-se ter várias configurações, como 10 discos normais + 4 discos somente para ECC. Este fato possibilita uma proteção adicional, porém o RAID 2 ficou obsoleto pelas novas tecnologias de disco já possuírem este tipo de correção internamente. O RAID 2 origina uma maior consistência dos dados se houver queda de energia durante a escrita. Baterias de segurança e um encerramento correto podem oferecer os mesmos benefícios.

    Vantagem:

    usa ECC, diminuindo a quase zero as taxas de erro, mesmo com falhas de energia.

    Desvantagens:

    hoje em dia, há tecnologias melhores para o mesmo fim.

    dependendo da configuração e necessidade da empresa, era necessário a mesma quantidade de discos ECC para discos normais, isto é, desperdício de espaço que poderia ser usado para dados.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !