SóProvas


ID
1603510
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Todo município integra a união indissolúvel da República Federativa do Brasil. A referência à federativa significa que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar essa questão?

  • A) Não há relação de hierarquia e subordinação entre os entes federados

    B) O Brasil adora o federalismo " A República FEDERATIVA do Brasil , formada ..."

    C ) GABARITO

    D) Acredito que a república é centrada em todos os entes federativos

    E) O Brasil já foi monarquia , então não foi criado como república

    CONTINUE ESTUDANDO , VAI CHEGAR A SUA VEZ!
  • FEDERAÇÃO: descentralização do poder 
    No Brasil, existe a possibilidade de seus Estados Membros terem sua constituição própria e podem auto-organizarem. A RFB é soberana, porém conta com a autonomia dos Estados Membros para melhor controle político administrativo.

  • O gabarito é a letra "C". Todavia, a palavra "subordinação" induz ao concurseiro pensar ser esta assertiva a errada, porquanto não existe no Brasil subordinação entre entes (município, estado, união) mas sim entre estes relacionando-se a CF.


  • E outra, União com letra maiúscula é a pessoa jurídica. Estados e Municípios compõem a República Federativa do Brasil e não a União. Lixo de questão! 

  • Que questão mal formulada. Existe isso de membros da União? Até onde eu sabia, os entes federativos eram União, Estados, DF e Municípios, não havendo subordinação hierárquica entre eles, tampouco que um está dentro do outro, tampouco ainda que a Constituição seja da União - assim, quem são esses "membros da União" que devem obediência à constituição? Pra mim houve clara confusão entre os conceitos de República e União.

  • Justificativas: 

    a) O Brasil não é uma confederação. Pois confederação é quando há um `tratado`, onde os estados podem se desligar no poder. O que foi o caso dos EUA, que eram 13 colonias que se juntaram através de um tratado para virarem uma federação. Enquanto o Brasil era um pais unitário (formado pelas provincias, onde o poder era centralizado, e que se descentralizou. Com isso as provincias viraram estados membros e houve uma pluraridade de poder, ou seja, o poder não seria mais centralizado. Uma das caracterisiticas que define uma federação). Um outro ponto da questão é que os Estados não se subordinam à União, mas há uma relação de assimetria ou cooperação, onde a União ajuda os Estados, esse os municipios, e, por conseguinte, a União o Df.b)Republica Federativa do Brasil (o que por sinal é clausula petrea = não pode ser objeto de emenda a constituição ART. 60)C) O principio do Federalismo estabelece que haverá a possibilidade de intervenção federal da União sobre os Estados/Df , o que configura uma subordinação.d)A república não é centralizada da União. A repuclica é uma forma de gov. que estabelece o principio da eletividade e temporariedade, o que rege os Estados, municipios e o Df. Aqui o poder é descentralizado.E) O brasil não foi criado como república, pois em 1824 era uma monarquia. Somente a partir de 1889, com a proclamação da República, o país passou a adotar essa forma de governo.

    espero ajudar.
  • subordinação = ser inferior, ceder. 

    Federação = Constituição + Autonomia + Indissolubidade = cai 

    Ou seja, autonomia entre os entes federativos, nenhum tem que se subordinar aos demais.

  • Na Federação, os Estados-membros subordinam-se sim à Constituição Federal. E pq? Justamente por ser a CF que lhes confere competências, assim como as confere à União (Estado Central). Na CF, a União e os Estados federados são autônomos, mas não são soberanos, já que encontram limites em seu agir na Constituição Federal, que, sobrepairando-os, dá validade, em última análise, aos atos jurídicos que praticam. Em rigor, portanto, soberano foi somente o poder constituinte que editou e fez obedecida a Constituição Federal. Deve ser enfatizado que nas Federações costuma haver absoluta igualdade jurídica — enquanto pessoas de direito constitucional interno — entre os Estados federados e entre estes e a União. Daí a clássica definição de Antônio de Sampaio Dória: “Federação é a autonomia recíproca da União e dos Estados, sob a égide da Constituição Federal”. Os Estados-membros desfrutam, portanto, de autonomia constitucional e legislativa, observados, porém, os parâmetros fixados na Constituição da República. 

  • Pra mim a questão estaria correta se ao invés de União tivesse Federação, pois todos os entes da federação estão subordinados a Constituição Federal.

  •   Questão muito confusa! Não consegui entender, sinceramente.

     Algum professor de Direito Constitucional do QC pode explicar?
  • e a autonomia dos entes como fica?
  • Questão podre...

  • Questão que caberia resurso por ser tão mal formulada!

  • Esse examinador fumou maconha. Não estava puro não.

  • Questão ridícula. Não prova o conhecimento de ninguém.

  • Essa banca é péssima!

  • Gabarito letra C

    há, no Brasil, a aceitação de uma constituição que subordina os membros da União.

  • Com certeza essa questão foi elaborada por alguém que não fez o curso de direito e não fazia ideia do q se tratava o tema. Ele confunde a União (ente federativo) com o substantivo "união" que está no caput do art. 1º CF.

  • Unitarismo - sistema político baseado na unidade, na centralização.

  • Recurso é mato kkkkk

  • Oi? kkkkkkk. Nem vou perder meu tempo aqui. Vida que segue! Mas se vc errou esta, mantenha-se firme, pq vc está no caminho certo.