SóProvas


ID
1603579
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O órgão responsável pela reforma administrativa brasileira inspirada no modelo weberiano de burocracia foi:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão público do governo federal brasileiro, criado pelo decreto nº 579, de 1938, durante o governo de Getúlio Vargas.

    Fazia parte de um esforço de reforma na administração pública brasileira, e já estava previsto na constituição de 1937.

    Além de fornecer elementos para melhoria da máquina pública, o DASP deveria fornecer assessoria técnica ao Presidente da república e elaborar a proposta orçamentária.

  • GAB. C

     

    ''No que diz respeito à administração dos recursos humanos, o Dasp representou a tentativa de formação de uma burocracia brasileira nos moldes weberianos, baseada no princípio do mérito profissional. Entretanto, embora tenham sido valorizados instrumentos importantes à época, tais como o instituto do concurso público e do treinamento, não se chegou a adotar de forma consistente uma política de recursos humanos que respondesse às necessidades do Estado.

    O patrimonialismo (contra o qual a Administração Pública burocrática se instalara), embora em processo de transformação, mantinha ainda sua própria força no quadro político brasileiro. O modelo burocrático clássico possibilitou a implantação de uma Administração Pública profissional, amparada no poder racional-legal, mediante a instituição de: carreiras, hierarquia, impessoalidade, regras formais e meritocracia.''

     

    Paludo (2016) 

     

  • Gabarito: C

     

    O DASP foi a principal medida do governo Getúlio Vargas para superar o patrimonialismo e introduzir o modelo burocrático na administração pública, e concentrava ações, procedimentos, compras, contratações.

  • GABARITO: LETRA C

    O Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) foi um órgão criado em 1938 pelo governo de Getúlio Vargas (1930-1945), com o objetivo de diminuir a ineficiência do funcionalismo público federal e reorganizar a administração pública.