SóProvas


ID
1605172
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Alguns metais são imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo humano. Os denominados oligoelementos, normalmente são encontrados em pequenas quantidades e, quando presentes em excesso, podem ser prejudiciais à saúde.

A Doença de Wilson, por exemplo, é caracterizada pelo acúmulo de um metal não prateado, que, se liberado na corrente sanguínea, pode resultar na formação de um anel de coloração escura no olho do indivíduo.


Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o metal e o órgão do portador da Doença de Wilson onde ele se acumula antes de ser liberado para a corrente sanguínea.

Alternativas
Comentários
  • O metal e o órgão do portador da Doença de Wilson onde ele se acumula antes de ser liberado para a corrente sanguínea são, respectivamente, cobre e fígado. 

    A doença de Wilson é caracterizada por um distúrbio no metabolismo do cobre, em que o fígado não consegue eliminá-lo. A causa da doença é uma mutação genética que bloqueia o canal responsável pelo transporte do cobre pelo organismo, e também o mau funcionamento das células do fígado.

    Esta doença pode causar quadros de comprometimento hepático, como hepatite crônica, hepatite fulminante e cirrose. Também pode gerar transtornos neurológicos e psiquiátricos, além de complicações hematológicas.

    Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/13359220