SóProvas


ID
1605595
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O fim dos álbuns de fotografias 

      Quando me pergunto o que deverá desaparecer nos próximos anos, por conta dos avanços tecnológicos que mudam ou suprimem hábitos e valores tradicionais, incluo os álbuns de fotografias. Na verdade, são as fotografias mesmas, aquelas reveladas em papel, que estão desaparecendo para dar lugar às imagens arquivadas num celular ou num computador. Não é mais o tempo que as torna apagadas ou amareladas; é o nosso súbito desinteresse que as remove de vez ao toque de um “delete”. Nem pensar em armazená-las naqueles álbuns de capa dura e folhas de papelão, alguns encadernados em pano, álbuns de família, que se acumulavam em baús ou velhos armários. São monumentos remotos, de um tempo em que a memória ia longe, chegava aos avós e aos bisavós. 
      Pergunto-me se não é a qualidade mesma da nossa memória, do nosso interesse pelas recordações, se não é o valor mesmo da memória que está mudando de forma radical. Parece estar havendo um crescente desprestígio de tudo o que se refere ao passado, ainda quando esse passado seja recente. Com isso, o tempo se reduz ao instante que está passando e ao aguardado amanhã, do qual se exigem novas revelações, novos milagres. Um álbum de fotografias, nessa velocidade, é um objeto de museu, testemunha de tempos mais ingênuos e de imagens paralisadas.
      Enquanto não morrem de vez, ainda me detenho em alguns desses álbuns. Quase sempre são de gosto duvidoso, com capas pretensiosas, ilustradas com flores coloridas, gatinhos meigos, paisagens poéticas e outros mimos. Dentro deles surpreendo a vida que já foi, os olhares que nos apanham em nossa vez de ser modernos. Aí me ocorre que nossas imagens não irão parar em álbuns caprichosos, talvez nem mesmo em arquivos digitais: não estarão em lugar nenhum. É o preço que se paga pelo desapego à memória.

(Vitório Damásio, inédito

As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Posso estar enganado, mas aqui vai minha análise:

    (A) Já quase não se colecionam em álbum, em função das técnicas digitais, as fotografias familiares que tanto contavam de nossa história.

    (B) Para muita gente já não é mais necessário conservar os velhos álbuns de fotografias, substituídos que foram pelos arquivos digitais. 
    (C) Aquelas velhas fotos não convêm ninguém desprezar, estão sendo cada vez mais raras, e algum dia acabarão por converter-se num precioso documento. 
    (D) Uma sucessão de fotos pode ilustrar um segmento importante de uma história familiar, à qual pertenceram aqueles velhos rostos e expressões.
     (E) A todas as pessoas deveria caber, em respeito aos que as antecederam, conservar as imagens de outro tempo, de outros hábitos.
  • A)  COLECIONAM, pois a frase está na voz passiva sintética. Eu acho que o erro é esse, da letra A.

  • A "C" não seria "acabarão por converterem-se"?
  • Meu raciocínio...

    a) sujeito: "as fotografias familiares " já não se colecionam em álbuns...

    obs: qdo o se for uma PA (particula apassivadora) poderá ser trocado pelo verbo ser., portando as fotografias são colecionadas ...

    b)... não é mais necessário conservar "os velhos álbuns" ( Obj direto)

    c) E algum dia, aquelas velhas fotos acabarão  por se converter num precioso documento.

    "obs: que se converte se converte em alguma coisa... em + um = num"

    D)GAB

    e) deveria caber





  • a) Já quase não se coleciona em álbum, em função das técnicas digitais, as fotografias familiares que tanto contavam de nossa história.
    O que não se coleciona? As fotografias
    Sendo assim, o correto é: Já quase não se colecionam, em função das técnicas digitais, as fotografias que tanto contavam de nossa história


    b) Para muita gente já não são mais necessários conservar os velhos álbuns de fotografias, substituídos que foram pelos arquivos digitais. 
    O que não é necessário? Conservar os velhos álbuns de fotografia. Como é uma oração, deve ficar no singular: Para muita gente já não é mais necessário conservar [...]


    c) Aquelas velhas fotos não convêm ninguém desprezar, estão sendo cada vez mais raras, e algum dia acabará por converter-se num precioso documento. 
    O que acabará por converter-se num precioso documento? Velhas fotos. Logo, o certo é "acabarão".

    Aquelas velhas fotos não convêm ninguém desprezar, estão sendo cada vez mais raras, e algum dia acabarão por converter-se num precioso documento.


    d) Uma sucessão de fotos pode ilustrar um segmento importante de uma história familiar, à qual pertenceram aqueles velhos rostos e expressões. 
    O que pode ilustrar um segmento de história familiar? Uma sucessão
    Quem pertenceu? Aqueles velhos rostos e expressões (logo, é "pertenceram")
    Correta


    e) A todas as pessoas deveriam caber, em respeito aos que as antecederam, conservar as imagens de outro tempo, de outros hábitos. 
    O que deveria caber a todas as pessoas? Conservar as imagens de outro tempo... Logo, o verbo tem que concordar com uma oração e fica no singular.
    A todas as pessoas deveria caber, em respeito aos que as antecederam, conservar as imagens de outro tempo, de outros hábitos.



  • A)Já quase não se COLECIONAM em álbum, em função das técnicas digitais, as fotografias familiares que tanto contavam de nossa história. ERRADO 

    As fotografias (núcleo do sujeito) .... já quase não se colecionaM  em B)Para muita gente já não são mais necessários conservar os velhos álbuns de fotografias, substituídos que foram pelos arquivos digitais.  ERRADO.
    Conservar os velhos álbuns de fotografia (sujeito oracional= ISSO) já não É mais NECESSÁRIO para muita gente 

    C)Aquelas velhas fotos não CONVÉM ninguém desprezar, estão sendo cada vez mais raras, e algum dia ACABARÃO por converter-se num precioso documento. 

    1º análise - NINGUÉM (sujeito) CONVÉM desprezar aquelas fotos .  (o que não convém? isso)2º análise- aquelas velhas fotos estão sendo cada vez mais raras.3º análise- e algum dia AQUELAS FOTOS ACABARÃO POR SE CONVERTER num precioso documento. 

    D)Uma sucessão de fotos pode ilustrar um segmento importante de uma história familiar, à qual pertenceram aqueles velhos rostos e expressões.  CORRETA 

    1º análise - a todas as pessoas não pode ser sujeito porque está preposicionado;
    2º análise - conservar as imagens.. (sujeito oracional) DEVERIA CABER a todas as pessoas. 

    RESPOSTA: LETRA D. 



  • Alternativa correta: D. 


    a) Já quase não se COLECIONAM em álbum, ...

    b) ... já não É mais necessário ...

    c) ..., e algum dia ACABARÃO por converter-se ...

    d) GABARITO.

    e) ... pessoas DEVERIA caber ...


  • Rapaz, eu estou encucado com essa crase antes do pronome relativo (qual) na letra D.

  • Thiago Emanuel  referente à  crase na alternativa D, eu aprendi que:   

     Se tiver um termo, e o termo pedir preposição, esse termo vem para antes do pronome relativo.  

     O verbo PERTENCER ( pertenceram ) é  V T I  (verbo transitivo indireto)  pede preposição, por isso a crase antes do pronome relativo na questão. 


        Espero ter ajudado.   Bons estudos!   Forte abraço. 

  • Não entendi....À qual pertenceram não se refere a UMA HISTÓRIA FAMILIAR????crase antes de uma???

  • Letra D) Uma sucessão de fotos pode ilustrar um segmento importante de uma história familiar, à qual pertenceram aqueles velhos rostos e expressões.

    Aqueles velhos rostos e expressões pertenceram a uma história familiar. O a é uma preposição exigida pelo verbo pertencer que é VTI, logo o pronome relativo fica com crase. 

    Andrea Nascimento, não tem crase antes de uma na frase, é apenas a preposição.

  • a) Já quase não se colecionam em álbum, em função das técnicas digitais, as fotografias familiares que tanto contavam de nossa história.       (se = apassivador)

    b) Para muita gente já não é mais necessário conservar os velhos álbuns de fotografias, substituídos que foram pelos arquivos digitais.  (sujeito oracional = isso não é mais necessário)

    c) Aquelas velhas fotos não convêm ninguém desprezar, estão sendo cada vez mais raras, e algum dia acabarão por converter-se num precioso documento.    (Sujeito de convir = Aquelas fotos)

    d) Uma sucessão de fotos pode ilustrar um segmento importante de uma história familiar, à qual pertenceram aqueles velhos rostos e expressões. (CORRETO)

    (ordem direta = "Aqueles velhos rostos e expressões pertenceram a uma sucessão de fotos..." - "a qual" = pronome relativo, retoma sucessão, tem crase, pois o verbo pertencer a exige)  

    e) A todas as pessoas deveria caber, em respeito aos que as antecederam, conservar as imagens de outro tempo, de outros hábitos.        (Sujeito oracional = Isso deveria caber a todas as pessoas...)

  • Para todos, obrigada pelas explicações, nessa parte de concordância sou um fiasco, mais acredito que será uma fase, como de tantas outras matérias será mais uma a superar...

    Bons estudos!!!!

    Foco,força e Féeee!!!!

  • Encontrei uma publicação do professor Marcelo Rosenthal  no seguinte link 

    FONTE: http://www.marcelorosenthal.com/417698906/3025226/posting/quest%C3%A3o-do-dia

    Lá consta as seguintes considerações: 

    Na alternativa A, o verbo COLECIONAR deveria flexionar-se no plural (colecionam) para concordar com o sujeito paciente “as fotografias familiares” – repare na presença do pronome apassivador SE, que transforma o objeto direto “as fotografias familiares” em sujeito passivo. 

    Na alternativa B, a forma correta é “é necessário”. Tal se justifica pelo fato de a oração iniciada no verbo “conservar” desempenhar a função de sujeito. Sempre que há uma oração subordinada substantiva subjetiva, ou seja, sempre que o sujeito for oracional, o verbo da oração principal deverá flexionar-se na terceira pessoa do singular (é), e o predicativo deve assumir a forma masculina e singular (necessário).

    Na alternativa C, o verbo CONVIR deve ocorrer na terceira pessoa do singular (convém – com acento agudo) pelo mesmo motivo exposto na alternativa B – a oração “ninguém desprezar aquelas velhas fotos” funciona como sujeito de “convém”.

    A alternativa D está totalmente correta, uma vez que o verbo auxiliar (pode) da locução “pode ilustrar” encontra-se flexionado na terceira pessoa do singular, em face de o núcleo do sujeito ser “sucessão”. Depois, ainda na mesma alternativa, a forma verbal “pertenceram” está na terceira pessoa do plural uma vez seu sujeito é “aqueles velhos rostos e expressões”. 

    Na alternativa E, a locução verbal “deveriam caber” deveria vir flexionada na terceira pessoa do singular, porquanto seu sujeito é oracional: conservar as imagens... DEVERIA CABER a todas as pessoas.

  • Só não entendi a razão do acento grave na questão "d". Ela indica a retomada de qual palavra???

  • Quanto à dúvida da Letra D (à qual).

    PERTENCER: é VTI e pede a preposição "a"
    Significado: ser propriedade de ("o livro pertencia ao rapaz") ou fazer parte de; ser parte do domínio de ("era uma questão que pertencia à filosofia")
    A ocorrência da crase com os pronomes relativos a qual as quais depende do verbo. Se o verbo que rege esses pronomes exigir a preposição "a", haverá crase.
    a qual (pron relativo) + a (preposição exigida pelo "pertencer") = à qual
  • Por que à qual nao é sujeito , mas o objeto indireto do verbo pertencer.

  • A questão pede concordância VERBAL! pra onde vai esse povo falando de Crase? tem ou não crase não interessa, a questão quer a concordância do verbo.

  • EU VENDO UMA CASA---> VOZ ATIVA


    UMA CASA EH VENDIDA--> VOZ PASSIVA ANALITICA


    VENDE-SE UMA CASA --> VOZ PASSIVA SINTETICA

  • To contigo Daniel Almeida!!   Tem gente que viaja..

  • Gabarito: alternativa D

    Na alternativa A, o verbo COLECIONAR deveria flexionar-se no plural (colecionam) para concordar com o sujeito paciente “as fotografias familiares” – repare na presença do pronome apassivador SE, que transforma o objeto direto “as fotografias familiares” em sujeito passivo. Na alternativa B, a forma correta é “é necessário”. Tal se justifica pelo fato de a oração iniciada no verbo “conservar” desempenhar a função de sujeito. Sempre que há uma oração subordinada substantiva subjetiva, ou seja, sempre que o sujeito for oracional, o verbo da oração principal deverá flexionar-se na terceira pessoa do singular (é), e o predicativo deve assumir a forma masculina e singular (necessário). Na alternativa C, o verbo CONVIR deve ocorrer na terceira pessoa do singular (convém – com acento agudo) pelo mesmo motivo exposto na alternativa B – a oração “ninguém desprezar aquelas velhas fotos” funciona como sujeito de “convém”. A alternativa D está totalmente correta, uma vez que o verbo auxiliar (pode) da locução “pode ilustrar” encontra-se flexionado na terceira pessoa do singular, em face de o núcleo do sujeito ser “sucessão”. Depois, ainda na mesma alternativa, a forma verbal “pertenceram” está na terceira pessoa do plural uma vez seu sujeito é “aqueles velhos rostos e expressões”. Na alternativa E, a locução verbal “deveriam caber” deveria vir flexionada na terceira pessoa do singular, porquanto seu sujeito é oracional: conservar as imagens... DEVERIA CABER a todas as pessoas.

    FONTE: http://www.marcelorosenthal.com/417698906/3025226/posting/

     

  • A razão de ter a crase é voltada ao fato de que o verbo PERTENCER é, nesse específico caso, VTindireto

     

    VEJAMOS>>>>>>>>

     

    Uma sucessão de fotos pode ilustrar um segmento importante de uma história familiar, à qual (esse à qual ai ta retornando toda a frase antes da virgula... e pelo motivo de que quem pertence, pertence A ALGUMA COISA, o à qual é o objeto indireto)pertenceram  VTI aqueles velhos rostos e expressões. SUJEITO

     

    VEJAMOS DE OUTRO MODO--->

     

    aqueles velhos rostos e expressões. ( sujeito )  ----------------> pertenceram  VTI  -------------------------> àquilo ( Uma sucessão de fotos pode ilustrar um segmento importante de uma história familiar )

     

    OUTRO EXEMPLO

     

    aqueles velhos rostos e expressões. ( sujeito )  ----------------> pertenceram  VTI  -------------------------> AOOOO BRUNO

     

  • EXEMPLOS QUE RATIFICAM O FATO DE QUE O VERBO PERTENCER É VERBO TRANSITIVO INDIRETO

     

    O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte do desenvolvimento superior dela - em segui-la pois mimeticamente com uma insubordinação inconsciente e feliz.
    - Fernando Pessoa

    Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo.
    - Niccolo Maquiavel

  • Melhor comentário - Fabrício Diniz. Dica importante sobre sujeito oracional.

     

    Comentando a transitividade do verbo CONVIR: 

     

    Pode ser

     

    - Intransitivo: "Não convém desprezar aquelas velhas fotos (sujeito)".

    - Transitivo Indireto : "Não convém a ninguém (objeto indireto)  desprezar aquelas velhas fotos (sujeito)."

    Em qualquer dos casos, o verbo se mantém no singular (em função de concordar c/ o sujeito oracional).

     

    P.S: sempre vale a pena passar a frase pra ordem direta. Fica melhor pra analisar:

     

    INTRANSITIVO - Desprezar aquelas velhas fotos não convém. ( o verbo intrans. fica "s/ nada" depois dele)

    TRANSITIVO INDIRETO - Desprezar aquelas velhas fotos não convém a ninguém. ( o OBJ.IND. vem depois do verbo)

     

  • ele tem - eles tém, vém...

    ele convém - eles convêm, retêm, mantêm...

  •  a) Já quase não se coleciona(m) em álbum, em função das técnicas digitais, as fotografias familiares que tanto contavam de nossa história.

     b)Para muita gente já não são(é) mais necessários conservar os velhos álbuns de fotografias, substituídos que foram pelos arquivos digitais. 

     c) Aquelas velhas fotos não convêm (convém- singular) ninguém desprezar, estão sendo cada vez mais raras, e algum dia acabará por converter-se num precioso documento. 

     e)A todas as pessoas deveriam(deveria) caber, em respeito aos que as antecederam, conservar as imagens de outro tempo, de outros hábitos. 

    Obs: Quando há sujeito oracional, o verbo da oração principal fica na 3º pessoa do singular.

  • As questões que eu mais erro em português são essas de concordância.

  • Quando há sujeito oracional, o verbo da Oração Principal fica na terceira pessoal do singular.

  • Gab D

    Aqueles velhos rostos e expressões pertenceram à história familiar.

  • Só queria saber o que vcs fazem pra ver o sujeito oracional?? PQP não consigo ver isso, apesar que acertei essa questão

  • A] colecionam (verbo tem que concordar com o sujeito, que é AS FOTOGRAFIAS FAMILIARES)

    B] já não é mais necessário ISSO.

    C] aquelas velhas fotos acabarão

    D] gabarito

    E] deveria caber

  • Predicativo de oração é invariável.

    Ex: É necessário conservar as fotografias.