SóProvas


ID
1605616
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Lições dos museus 

     Os museus, ao contrário do que se imagina, são uma invenção moderna: nasceram durante a Revolução Francesa, no final do século XVIII. Os parisienses revoltados arrebentaram as casas dos nobres e se serviram de bens, mobiliário e objetos de arte. O quebra-quebra era um jeito de decretar que acabara o tempo dos privilégios. A Assembleia Nacional debateu durante meses para chegar à conclusão de que os restos do luxo dos aristocratas deviam ser considerados patrimônio da nação. Seriam, portanto, reunidos e instalados em museus que todos visitariam, preservando agradavelmente a lembrança de tempos anteriores.  

      A questão em debate era a seguinte: será que fazia sentido preservar o passado, uma vez que estava começando uma nova era em que os indivíduos não mais seriam julgados por sua origem, mas por sua capacidade e potencialidades pessoais? Não seria lógico destruir os vestígios de épocas injustas para começar tudo do zero? Prevaleceu o partido segundo o qual era bom conservar os restos do passado iníquo e transformá-los em memórias coletivas. 

   Dessa escolha nasceram os museus e, logo depois, a decisão de preservar os monumentos históricos. Na mesma época, na Europa inteira, ganhou força o interesse pela História. A justificativa seria: lembrar para não repetir. Não deu muito certo, ao que tudo indica, pois nunca paramos de repetir o pior. No fundo, não queremos que o passado decida nosso destino: o que nos importa, em princípio, é sempre o futuro. 

(Adaptado de: CALLIGARIS, Contardo. Terra de ninguém. São Paulo: Publifolha, 2004, p. 330-331) 

Está plenamente adequada a pontuação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • GAB: E 

    (E) Sempre haverá quem acredite que a memória do passado histórico, quando bem preservada, ajudamos a evitar os graves erros que foram outrora cometidos. 


    A parte em negrito é aposto pois remete a um termo já dito antes, com isso deve obrigatoriamente estar entre vírgulas. 
  • a) Depois de muitos debates, os membros da Assembleia Nacional instalada pela Revolução Francesa, decidiram criar museus públicos, para preservar o passado. CORRETO: Depois de muitos debates, os membros da Assembleia Nacional instalada pela Revolução Francesa decidiram criar museus públicos, para preservar o passado. (não separa sujeito "os membros" da loc verbal "decidiram criar" e a vírgula que separa a conjunção adverbial "para" é facultativa pois está na ordem direta: O.P e O.S.Adverbial final.)

    b) Embora muitos imaginem, que os museus são instituições antiquíssimas, eles de fato nasceram, tão somente no século da Revolução Francesa.  CORRETO: Embora muitos imaginem que os museus são instituições antiquíssimas, eles de fato nasceram, tão somente no século da Revolução Francesa. (não separa verbo e seu complemento "imaginem" e objeto direto "que os museus são instituições antiquíssimas".)

    c) Se era para começar tudo do zero, mais lógico seria naquele momento revolucionário, deixar que se apagassem todos os vestígios do passado.  CORRETO:  Se era para começar tudo do zero, mais lógico seria, naquele momento revolucionário, deixar que se apagassem todos os vestígios do passado. (não separa sujeito "mais lógico" da loc verbal "seria deixar", a primeira vírgula está correta por ser uma oração subordinada adverbial deslocada.)

    d) Não apenas os museus como também os monumentos históricos, constituem formas de uma memória histórica, que não se deseja perder.  CORRETO: Não apenas os museus como também os monumentos históricos constituem formas de uma memória histórica, que não se deseja perder. (Mais uma vez separando o sujeito composto de seu verbo, não pode separar o sujeito do verbo)

    e) GABARITO.


  • Comentário: No contexto, a oração “quando bem preservada” é subordinada adverbial e, por estar intercalada, foi corretamente isolada por vírgulas.

    Nas demais opções:

    a) faltou uma vírgula antes de “instalada”, iniciando a oração subordinada reduzida de particípio.

    b) houve o emprego inadequado da vírgula após “imaginem”, por exemplo.

    c) faltou uma vírgula antes de “naquele momento revolucionário”, isolando o adjunto adverbial intercalado.

    d) houve o emprego inadequado da vírgula antes de “constituem”, separando sujeito e predicado.

    Fonte: Fabiano Sales Estratégia Concursos

    GAB LETRA E


  • a)Depois de muitos debates, os membros da Assembleia Nacional instalada pela Revolução Francesa, decidiram criar museus públicos, para preservar o passado.  NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO  - errado 

      b) Embora muitos imaginem, (não cabe essa vírgula porque separa o verbo de seu objeto oracional) que os museus são instituições antiquíssimas, eles de fato nasceram,(não cabe a vírgula) tão somente no século da Revolução Francesa.  ERRADO 

      c) Se era para começar tudo do zero, mais lógico seria (faltou vírgula) naquele momento revolucionário, deixar que se apagassem todos os vestígios do passado. ERRADO - LOCUÇÃO SERIA DEIXAR , O TERMO QUE ESTÁ ENTRE ELES DEVERIA ESTAR ENTRE VIRGULAS OU SEM NENHUMA VÍRGULA. 

      d) Não apenas os museus (faltou vírgula)  como também os monumentos históricos, constituem formas de uma memó- ria histórica, que não se deseja perder.  ERRADO-  SEPAROU O SUJEITO (OS MUSEUS) DO VERBO CONSTITUEM, poderia ter colocado o termo entre eles com virgulas. 

      e) Sempre haverá quem acredite que a memória do passado histórico, quando bem preservada, ajuda-nos a evitar os graves erros que foram outrora cometidos.  CORRETA. 

  • Deixei de marcar a letra "e" porque o verbo ajuda-nos aparece "ajudanos".

  • uma dúvida: a colocação pronominal da (E) está correta? Deixei de marcá-la por isso. 

  • Caros Marcio e Vanessa,

    A colocação pronominal em "ajuda-nos" na letra E está, sim, verdadeira. Isto porque a vírgula ou o ponto simples repele o pronome, forçando a ênclise. 


    Por que as demais estão erradas?
    letra a) A segunda vírgula está inapropriada porque está separando sujeito de predicado
    letra b) A primeira vírgula está inadequada porque não se separa a oração principal da oração subordinada substantiva
    letra c) A expressão "naquele momento revolucionário" é um adjunto adverbial que está anteposto aos verbos com os quais se relacionam, quais sejam:  "deixar que se apagassem". Adjunto adverbial anteposto tem de vir ISOLADO por vírgulas. ASsim, faltou uma vírgula depois da palavra "seria".
    letra d) O emprego da vírgula está equivocado porque da maneira como foi utilizado separa novamente, sujeito de predicado. Se, no entanto, a expressão "como também os museus.." viesse isolada por vírgulas, ela funcionaria como aposto estando a frase correta.
    letra e) CORRETA. Utiliza-se vírgulas para separar orações subordinadas adverbiais quando deslocadas ou intercaladas. 
  • CORREÇÃO

    a) Depois de muitos debates, os membros da Assembleia Nacional, instalada pela Revolução Francesa, decidiram criar museus públicos para preservar o passado.

    b)Embora muitos imaginem que os museus são instituições antiquíssimas(,) eles de fato nasceram tão somente no século da Revolução Francesa.

    c) Se era para começar tudo do zero mais lógico seria ,naquele momento revolucionário, deixar que se apagassem todos os vestígios do passado.

    d) Não apenas os museus como também os monumentos históricos( ) constituem formas de uma memória histórica, que não se deseja perder.

    e) correta

    OBS: (,) --> onde a  vírgula é empregada corretamente;              ( )--> onde não tem vírgula.

  • RESPOSTA "E"


    BIZU: Comece a análise por onde tem menos vírgula, funciona de vez em quando. rsrsrsrs

  • Depois de muitos debates, os membros da Assembleia Nacional instalada pela Revolução Francesa, decidiram criar museus públicos, para preservar o passado.