SóProvas


ID
1606867
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Céu da Boca 

    Uma das sedes da nostalgia da infância, e das mais profundas, é o céu da boca. 
    A memória do paladar recompõe com precisão instantânea, através daquilo que comemos quando meninos, o menino que fomos. O cronista, se fosse escrever um livro de memórias, daria nele a maior importância à mesa de família, na cidade de interior onde nasceu e passou a meninice. A mesa funcionaria como personagem ativa, pessoa da casa, dotada do poder de reunir todas as outras, e também de separá-las, pelo jogo de preferências e idiossincrasias do paladar − que digo? da alma, pois é no fundo da alma que devemos pesquisar o mistério de nossas inclinações culinárias. 
    A mesa mineira era grande, inteiriça e de madeira clara. À esquerda e à direita, estiravam-se dois bancos compridos, em que irmãos e parentes em visita se sentavam por critério hierárquico. À cabeceira, na cadeira de jacarandá e palhinha, o pai presidia. 
    A comida, imune a influências no meio ilhado entre montanhas, era simples, simples a lembrança que deixou; e quem dela se nutriu quase sempre torce o nariz aos requintes, excentricidades ou meras variedades culinárias de outras terras.

(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond de. A bolsa e a vida. São Paulo, Companhia das Letras, 2012, p. 91-92.) 

Uma característica do gênero crônica verificável no texto é:

Alternativas
Comentários
  • Características da crônica:
    1. diálogo com o leitor
    2. reflexão a partir de um fato cotidiano
    3. normalmente, é uma narração curta
    4. podem ser críticas, sarcásticas, humorísticas ou reflexivas. 

    Alternativa D

  • A questão versa, nada além da interpretação do texto. Vale ressaltar que a banca extrapola os enunciados para confundir o candidato. Vejamos:

    a) a linguagem rigorosamente formal e impessoal O autor não utiliza uma linguagem rigorosamente formal e impessoal (extrapolação)

    b) o relato objetivo e imparcial de um evento no passado É um relato de certa forma objetivo da sua vivência enquanto menino e não em somente um evento (extrapolação)

    c) o discurso reivindicatório, expressos por verbos no imperativo Ele não reivindica a alimentação atual, e simplesmente relata da nostalgia que sente da alimentação da sua infância a partir da experiência cotidiana do passado. 

    d) a reflexão a partir de uma experiência cotidiana CORRETO. Percebe-se que há uma divergência com a alternativa b, que fala somente de um evento no passado. 

    e) a argumentação pautada na recorrências de perguntas retóricas Não há uma ideia de convencimento no texto e sim de uma exposição de uma experiência cotidiana no passado. 


  • bizu:


    eu vi no texto uma passagem em que  ele disse: DIGO! ... DESSE MODO, TIRA-SE A IMPESSOALIDADE.


    QUANDO VC VIR EM PROVA DE FCC ALGUNS DESSES ADVERBIOS, FIQUE COM UM PULGA ATRAS DA ORELHA PQ VEM BOMBA:


    RIGOROSAMENTE

    NUNCA

    SEMPRE

    NAO

    TODOS

  • Crônica (características):

    A crônica narra fatos do dia a dia, acontecimentos cotidianos e atuais, de uma maneira diferente, ora com intenção crítica, ora com intenção poética, ou de ambas as maneiras.

    Fonte: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. 3ª edição. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018. Pág. 977)