SóProvas


ID
1607308
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas abaixo sobre o Renascimento Urbano, na Europa Ocidental, entre os séculos XI e XV.


I. A partir do século XII, intensificaram-se os conflitos entre os senhores feudais e as populações urbanas. Havia duas maneiras de resolver tais conflitos: por meio da violência ou por compra das Cartas de Franquia, pelas quais o nobre concedia liberdade para a cidade.


II. Em geral, as cidades do período se desenvolveram a partir de seu papel econômico, concentrando artesãos e mercadores que viviam em função do comércio, mas que também dependiam do desenvolvimento agrícola nas zonas rurais, o que garantia o abastecimento da população.


III. Para promover e intensificar a concorrência entre os mercadores locais e com os de outras cidades, os comerciantes fundaram associações de mercadores: as guildas, assim chamadas na Itália; ou as hansas, como eram conhecidas no norte da Europa.


Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Item I - CORRETOCartas de Franquia ou ou Carta Comunal”​- às vezes, os senhores feudais abusavam do poder na administração das cidades, como por exemplo, aumentando de forma abusiva os impostos. As cartas de franquia eram documentos que davam autonomia para os burgueses (comerciantes de artesãos) administrarem as cidades e eliminarem ou diminuirem a influência dos senhores feudais. Eram conseguidas de forma pacífica ou pelo uso da força. Às vezes, o próprio rei, interessado em reduzir o poder local desses nobres, concedia este documento.

     

    Item II - CORRETO

     

    Item III - ERRADO - Hansas- eram associações de comerciantes de várias cidades que objetivavam DEFENDER seus interesses econômicos em uma região. Ex.: Liga Hanseática ou Hansa teutônica (alemã). Monopolizava o comércio marítimo de mercadorias no mar do Norte e no mar Báltico. 

     

    FONTE: http://augustohistoriagg.blogspot.com.br/2010/09/renascimento-comercial-e-urbano-na.html