Em uma aula de Química, o professor acendeu uma vela e solicitou que os alunos elaborassem perguntas para as quais gostariam de construir respostas durante a aula. Contém falhas conceituais a pergunta:
Em uma aula de Química, o professor acendeu uma vela e solicitou que os alunos elaborassem perguntas para as quais gostariam de construir respostas durante a aula. Contém falhas conceituais a pergunta:
Uma das maiores preocupações do ser humano é
relativa à alimentação. As pessoas desejam alimentos
não apenas saborosos, como também saudáveis e
seguros. Nesse sentido, conservantes alimentícios
desempenham um importante papel. Nitritos e nitratos,
por exemplo, são usados em produtos cárneos
para impedir a proliferação de bactérias como o
Clostridium botulinum, causador de intoxicações
alimentares perigosíssimas. Presuntos, salames e
linguiças são típicos produtos cárneos conservados
com auxílio de nitritos e nitratos. Os nitritos e nitratos
conferem a esses produtos uma coloração vermelha
ou rosada intensa, que não desaparece mediante
aquecimento, ao contrário do que ocorre com carnes
frescas, que adquirem cor marrom.
Em relação aos nitritos e nitratos, é correto afirmar que
Apesar dos benefícios de um alimento bem-conservado, os próprios conservantes podem trazer perigo aos consumidores. O consumo de doses elevadas de nitritos e nitratos pode até mesmo levar à morte pela perda da capacidade do sangue de transportar oxigênio aos tecidos. Ocorre que esses íons convertem os íons ferro (II) da hemoglobina em íons ferro (III). A proteína hemoglobina assim modificada, denominada meta-hemoglobina, torna-se incapaz de levar oxigênio aos tecidos. Por isso, a quantidade de nitratos e nitritos em alimentos deve ser mínima para que esse tipo de intoxicação não ocorra em condições normais de consumo.
Sobre esse assunto, são feitas as seguintes afirmativas:
I. Nitratos e nitritos causam a oxidação dos íons ferro (II) da hemoglobina.
II. Além de átomos de ferro, também há átomos de C, N, H e O na hemoglobina.
III. Na conversão de hemoglobina em meta-hemoglobina, as moléculas de nitrito e nitrato de sódio sofrem redução.
IV. A ligação entre o ferro (II) da hemoglobina e moléculas de oxigênio é um exemplo de ligação iônica. 4)
São corretas somente as afirmativas
“Pelo banimento do monóxido de diidrogênio (MDH)!
O MDH é o principal componente da chuva ácida, contribui para o efeito estufa e a erosão em áreas naturais, acelera a oxidação de muitos metais e pode causar defeitos em aparelhos elétricos. Tem causado danos a propriedades estimados em milhões de dólares.
Além disso, o contato com a forma gasosa e a exposição prolongada à forma sólida podem danificar severamente, às vezes de modo irreversível, tecidos vivos. Só que os efeitos nocivos, infelizmente, não se limitam a isso. Trata-se de uma substância que mata milhares de pessoas todos os anos. Na maioria dos casos, as vítimas inalaram-na acidentalmente.”
(Adaptado de S. H. Martins, www.educacaopublica.rj.gov.br/ suavoz/0008.html)
A respeito do MDH, assinale a alternativa correta.
Na notícia “Nova Iorque planeja liderança em reciclagem”, do site da Science American Brasil, há importantes referências ao sofisticado sistema de separação dos materiais presentes no lixo dessa cidade.
“A primeira coisa que a usina do Brooklyn fará é rasgar e remover as sacolas plásticas que tantos nova-iorquinos usam para empacotar seus recicláveis. O vidro será moído, separado e transportado pelo Porto de Nova York até Nova Jersey, onde ele passará por uma nova máquina de raios-x para ser novamente separado; contaminantes como boro e vidro com chumbo também serão removidos. De volta ao Brooklyn, outros recicláveis passam por uma correia transportadora enquanto ímãs extraem metais ferrosos.
O plástico e o alumínio restantes são passados por correntes de Foucault, que extraem o alumínio.”
TWEED, Katherine. Nova Iorque planeja liderança em reciclagem. Scientifi c American Brasil.
(http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/nova_iorque_ planeja_lideranca_em_reciclagem.html).
Sobre os materiais citados no texto, é correto afirmar
que
Considere a reação química, fortemente exotérmica, entre um mol de um metal alcalino do 4º período da tabela periódica e 18 g do halogênio do 3º período. Essa reação
Segundo a SABESP, apenas um litro de restos de óleo vegetal originado da fritura de alimentos, ao ser jogado na pia, é capaz de poluir cerca de 20.000 litros de água dos rios. Isso gera a formação de filme flutuante, dificultando a troca gasosa e a oxigenação e, por conseguinte, impedindo a respiração e a fotossíntese.
Por outro lado, a reação entre óleo de fritura e álcool pode gerar o biodiesel, que, adicionado ao diesel de petróleo, diminui o impacto ambiental desse combustível. Além disso, como subproduto, ocorre a formação de glicerina, que pode ser usada na produção de resinas alquídicas, aplicadas na fabricação de vernizes, tintas e colas.
Pela análise dessas informações, é correto afirmar que
O isoctano líquido (C8H18) e o gás hidrogênio são importantes combustíveis. O primeiro está presente na gasolina; o segundo, na propulsão de foguetes.
As entalpias aproximadas de formação do gás carbônico, do vapor de água e do isoctano líquido (C8H18) são, respectivamente, –393, –242 e –259 kJ/mol.
A partir desses dados, o calor liberado na combustão de 1 kg de hidrogênio gasoso é, aproximadamente, ________ vezes maior do que o calor liberado na combustão de 1 kg de isoctano líquido.
A divisão do mundo em Estados nacionais, com fronteiras, moedas e alfândegas, cria barreiras à livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas. A criação de blocos econômicos é uma tentativa de reduzir essas barreiras em escala regional, mas também uma forma de os países membros se fortalecerem frente ao processo de globalização. Nesse processo, NÃO constitui uma forma de organização de blocos econômicos a
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 13, identifique as características comuns aos processos de industrialização do México, do Brasil e da Argentina.
I. Associação do capital estatal com o de multinacionais.
II. Modelo de industrialização por substituição de importações.
III. Estabelecimento de zonas econômicas especiais, nas áreas centrais dos países.
IV. Estruturação de plataformas de exportação com restrição do consumo interno.
Estão corretas apenas as características apresentadas em
Em relação à produção e ao consumo mundial de petróleo, alguns países são, ao mesmo tempo, produtores e importadores desse recurso natural. Entre os países que são produtores de petróleo, mas dependem de importações para o seu abastecimento interno, podemos incluir a
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , considere o texto sobre a produção agrícola e os itens que seguem.
Os estudos sobre o sistema de produção agrícola envolvem a análise de aspectos naturais e de fatores socioeconômicos, tais como os apresentados, respectivamente, em:
1. estrutura fundiária – perfil do solo
2. relações de trabalho – perfil geomorfológico
3. condições climáticas – capitalização
4. perfil étnico – estrutura etária
5. perfil higrométrico – aporte tecnológico
Estão corretos, na ordem em que se apresentam, apenas
os itens
INSTRUÇÃO: Responder à questão considerando o texto e os itens que podem completá-lo.
As atuais regiões metropolitanas brasileiras foram instituídas por lei aprovada no Congresso Nacional, pois a Constituição Brasileira possibilita a estadualização do reconhecimento dessas regiões pelos Estados. Resulta daí, por exemplo, a criação de regiões metropolitanas como as
1. de Campinas.
2. de Londrina.
3. do Vale do Itajaí.
4. do Vale do Aço.
Estão corretos os itens
Após o período das guerras civis que marcaram o fi nal da República na Roma Antiga, o principado de Otávio Augusto inaugurou o período imperial com uma série de reformas administrativas, políticas e militares. Dentre tais reformas, NÃO é correto apontar
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas abaixo sobre o Renascimento Urbano, na Europa Ocidental, entre os séculos XI e XV.
I. A partir do século XII, intensificaram-se os conflitos entre os senhores feudais e as populações urbanas. Havia duas maneiras de resolver tais conflitos: por meio da violência ou por compra das Cartas de Franquia, pelas quais o nobre concedia liberdade para a cidade.
II. Em geral, as cidades do período se desenvolveram a partir de seu papel econômico, concentrando artesãos e mercadores que viviam em função do comércio, mas que também dependiam do desenvolvimento agrícola nas zonas rurais, o que garantia o abastecimento da população.
III. Para promover e intensificar a concorrência entre os mercadores locais e com os de outras cidades, os comerciantes fundaram associações de mercadores: as guildas, assim chamadas na Itália; ou as hansas, como eram conhecidas no norte da Europa.
Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão ,
associe os países europeus (coluna A) com as
respectivas ações e as características das diferentes
políticas econômicas mercantilistas na Era
Moderna (coluna B).
Coluna A
1. Espanha
2. Inglaterra
3. França
4. Holanda
Coluna B
( ) A partir de 1666, o país autorizou a exportação
de moedas estrangeiras e de materiais de ouro e
prata, como forma de promover o saldo favorável
da balança comercial.
( ) Recebendo grande quantidade de ouro e prata, o
país fundou sua política econômica no entesouramento
e na importação de manufaturas, parte
das quais reenviada para as zonas coloniais.
( ) No século XVII, o país proibiu a exportação da
lã e elevou as taxas para importação de tecido
estrangeiro, pois tinha na indústria têxtil a atividade
exportadora mais importante de sua política
econômica manufatureira e agrícola.
( ) Seguindo as diretrizes do chamado colbertismo,
o país desenvolveu novas manufaturas através
da importação de artesãos estrangeiros e de
empréstimos estatais.
( ) Com poder central relativamente fraco, o país
concedeu um grau singular de independência
econômica, militar e administrativa para suas
companhias comerciais.
A numeração correta na coluna B, de cima para baixo,
é
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 24, analise as afirmativas sobre os totalitarismos nazista e fascista do período entreguerras, preenchendo os parênteses com F (falso) ou V (verdadeiro).
( ) Os movimentos totalitários combatiam o liberalismo e o marxismo, contra os quais opunham o discurso nacionalista.
( ) Tanto o nazismo quanto o fascismo receberam amplo apoio dos estratos mais pobres da população.
( ) Ao contrário do nazismo, o fascismo, uma vez no poder, não criou um mecanismo estatal especializado em propaganda.
( ) A questão racial foi mais enfatizada pelo discurso nazista do que pelo fascismo.
( ) O nazismo e o fascismo foram fenômenos políticos restritos à Alemanha e à Itália, não exercendo influência em outros países do Ocidente.
O correto preenchimento dos parênteses, de cima para
baixo, é
Com a ordem internacional marcada pela Guerra Fria, o presidente estadunidense John Kennedy (1961-1963) orientou sua política externa, denominada Nova Fronteira, no sentido de conter a URSS por meio do aumento do potencial militar norte-americano e do fortalecimento dos laços com os países aliados, particularmente com o Terceiro Mundo, para onde seriam enviados recursos técnicos e econômicos com o objetivo de fortalecer o anticomunismo.
Um exemplo desse aspecto da política norte-americana no período foi __________, voltado(a) para __________, visando, fundamentalmente, __________.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , associe as revoltas coloniais (coluna A) às suas características essenciais (coluna B).
Coluna A
1. Revolta dos Beckman
2. Guerra dos Emboabas
3. Guerra dos Mascates
4. Revolta de Vila Rica
5. Inconfidência Mineira
Coluna B
( ) Transcorrido em Pernambuco, entre 1709 e 1710, o movimento caracterizou-se pela oposição entre os comerciantes de Recife contra os senhores de engenho de Olinda, tendo como base a tentativa dos mercadores recifenses em conseguir maior autonomia política e cobrar as dívidas dos produtores de açúcar olindenses.
( ) Deflagrada no Maranhão, em 1684, a revolta teve como base o descontentamento com a proibição da escravidão indígena, decretada pela Coroa Portuguesa, a pedido da Companhia de Jesus, medida que prejudicou a extração das “drogas do sertão” pelos colonos europeus.
( ) Ocorrido em Minas Gerais, em 1720, sob a liderança de Filipe dos Santos, o levante teve como causa a oposição ao sistema de taxação da Coroa Portuguesa, que resolveu estabelecer 4 Casas de Fundição na região mineradora, como forma de cobrar o quinto (imposto de vinte por cento) sobre o ouro.
( ) Sucedido em Minas Gerais, no ano de 1708, o conflito opôs os paulistas (bandeirantes), primeiros aventureiros a descobrir e ocupar a zona da mineração, contra os “forasteiros”, os seja, os grupos que chegaram depois na região, originários do reino ou de outras capitanias.
A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , considere as afirmações abaixo sobre o Período Imperial brasileiro (1822-1889).
I. O Primeiro Reinado caracterizou-se pelos constantes conflitos entre o Imperador e as elites do País, tendo em vista que D. Pedro I praticamente governou de forma autoritária, desconsiderando o Legislativo.
II. Durante o Período Regencial, os governantes deixaram de ser hereditários e passaram a ser selecionados por eleições, o que leva a historiografia a considerar essa fase como sendo a primeira experiência republicana no País, pois os regentes eram escolhidos pelo voto universal direto.
III. O Segundo Reinado foi um período de grande estabilidade política da história imperial, pois o imperador D. Pedro II ficou quase 50 anos no poder, governando com o apoio de um só partido, o Partido Conservador.
IV. Dentre os fatores que contribuíram para a crise do regime imperial, podemos elencar o conflito do Imperador com o Exército, a crise entre a monarquia e a Igreja e, por fim, a abolição da escravidão, que levou a elite cafeicultora fluminense a romper politicamente com a monarquia.
Estão corretas apenas as afirmativas
O Movimento Tenentista foi um dos principais fatores de desestabilização da República Velha. Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que
Sobre o Golpe Militar de 1964, é correto afirmar que
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , considere as afirmações abaixo sobre o processo de reabertura política, ocorrido com o fi m do Regime Militar (1964- 1985).
I. Tancredo Neves foi o primeiro presidente civil eleito com o fim do Regime Militar; entretanto, não chegou a tomar posse, devido à sua inesperada morte, ainda em 1985.
II. Uma das características do governo de José Sarney (1985-1989) foi o combate à inflação, problema definitivamente resolvido com o Plano Cruzado, que estabeleceu o congelamento de preços.
III. A Constituição de 1988 procurou reorganizar a ordem democrática no Brasil depois do fim da ditadura, e ficou conhecida como a Constituição Cidadã, por promover a ampliação dos direitos sociais no País.
IV. Com o fim da Ditadura, os políticos que apoiaram o regime pela ARENA (Aliança Renovadora Nacional) mantiveram-se no poder, criando o Partido Democrático Social (PDS), o qual foi o grande vencedor das eleições para os governos dos Estados em 1982 e 1986.
Estão corretas apenas as afirmativas
Como uma espécie de patologia social, o racismo está presente nas variadas esferas do cotidiano. A literatura, enquanto manifestação artística culturalizada, muitas vezes acaba ecoando esses estereótipos raciais de forma a rechaçá-los ou confirmá-los. Assim sendo, é preciso que estejamos sempre atentos às representações raciais no interior do discurso literário. Se é verdade que uma palavra pode fazer milagres, como advertia o escritor Manuel Puig, também não é menos verdade que uma metáfora racista pode abalar violentamente a dignidade humana. Esta Prova discutirá a interface entre racismo e literatura.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o trecho do romance A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.
– Não gosto que a cantes, não, Isaura. Hão de pensar que és maltratada, que és uma escrava infeliz, vítima de senhores bárbaros e cruéis. Entretanto passas aqui uma vida que faria inveja a muita gente livre. Gozas da estima de teus senhores. Deram-te uma educação como não tiveram muitas ricas e ilustres damas que eu conheço. És formosa, e tens uma cor linda, que ninguém dirá que gira em tuas veias uma só gota de sangue africano. [...]
– Mas senhora, apesar de tudo isso, que sou eu mais do que uma simples escrava? Essa educação que me deram e essa beleza, que tanto me gabam, de que me servem?... São trastes de luxo colocados na senzala do africano. A senzala nem por isso deixa de ser o que é: uma senzala.
– Queixas-te de tua sorte, Isaura?
– Eu não, senhora; não tenho motivo... o que quero dizer com isto é que, apesar de todos esses dotes e vantagens que me atribuem, sei conhecer o meu lugar.
Com base no texto e no contexto do qual o fragmento acima faz parte, afirma-se:
I. De acordo com a primeira fala, a cor de Isaura é apontada como uma possível negação de sua origem africana.
II. Apesar de alguns questionamentos acerca da senzala, a escrava parece resignada ao lugar que ela ocupa na sociedade da época.
III. A obra A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, integra um dos momentos cruciais do realismo literário brasileiro, no qual os autores se mostravam preocupados com a crítica social.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o excerto do texto dramático Os negros (esboço de uma peça?), de Lima Barreto, e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
3º Negro – Os navios, que não nos vejam eles... Quando vim, da minha terra, dentro deles... Que coisa! Era escuro, molhado... Estava solto e parecia que vinha amarrado pelo pescoço. Melhor vale a fazenda...
2º Negro – É longe a tua terra? Lá só há negro?
3º Negro – Não sei... Não sei... Era pequeno. Andei uma porção de dias. As pernas doíam-me, os braços, o corpo, e carregavam muito peso. Se queria descanso, lá vinham uns homens com chicotes. Vínhamos muitos de vários lugares. Cada qual falava uma língua. Não nos entendíamos. Todo o dia, morriam dois, quatro; e os urubus acompanhavam-nos sempre.
– Minha terra... Não sei... Era perto de um rio, muito largo, como o mar, mas roncava mais... Sim! Tudo era negro lá... Um dia, houve um grande estrépito, barulho, tiros e quando dei acordo de mim estava atado, amarrado e... marchei... Não sei... Não sei...
Negra Velha – Eu não sei nada mais donde vim. Foi dos ares ou do inferno? Não me lembro...
Com base no texto selecionado e na obra de Lima Barreto, afirma-se:
( ) A fala dos escravos evidencia que, além da perda da liberdade, os negros tiveram suas raízes subtraídas pela escravidão.
( ) O emprego reiterado de recursos expressivos, como a antítese e a sinestesia, aproxima a linguagem do texto dramático à estética simbolista.
( ) Uma das principais obras de Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, caracteriza-se por uma forte crítica às forças opressoras escravocratas durante o período colonial
A sequência correta de preenchimento dos parênteses,
de cima para baixo, é
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o trecho de O cortiço, de Aluísio de Azevedo, e preencha as lacunas.
Bertoleza é que continuava na cepa torta, sempre a mesma crioula suja, sempre atrapalhada de serviço, sem domingo nem dia santo: essa, em nada, em nada absolutamente, participava das novas regalias do amigo: pelo contrário, à medida que ele galgava posição social, a desgraçada fazia-se mais e mais escrava e rasteira.
A personagem Bertoleza em O cortiço, de Aluísio de
Azevedo, representa o fatalismo_________ que se presentifica
em muitas obras _________, pautadas pela forte
influência de escritores franceses como _________.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o excerto do conto “Pai contra a mãe”, de Machado de Assis, e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
Cândido Neves perdera já o ofício de entalhador, como abrira mão de outros muitos, melhores ou piores. Pegar escravos fugidos trouxe-lhe um encanto novo. Não obrigava a estar longas horas sentado. Só exigia força, olho vivo, paciência, coragem e um pedaço de corda. Cândido Neves lia os anúncios, copiava-os, metia-os no bolso e saía às pesquisas. Tinha boa memória. Fixados os sinais e os costumes de um escravo fugido, gastava pouco tempo em achá-lo, segurá-lo, amarrá-lo e levá-lo. A força era muita, a agilidade também. Mais de uma vez, a uma esquina, conversando de cousas remotas, via passar um escravo como os outros, e descobria logo que ia fugido, quem era, o nome, o dono, a casa deste e a gratificação; interrompia a conversa e ia atrás do vicioso. Não o apanhava logo, espreitava lugar azado, e de um salto tinha a gratificação nas mãos. Nem sempre saía sem sangue, as unhas e os dentes do outro trabalhavam, mas geralmente ele os vencia sem o menor arranhão. Um dia os lucros entraram a escassear. Os escravos fugidos não vinham já, como dantes, meter-se nas mãos de Cândido Neves. Havia mãos novas e hábeis. Como o negócio crescesse, mais de um desempregado pegou em si e numa corda, foi aos jornais, copiou anúncios e deitou-se à caçada. No próprio bairro havia mais de um competidor. Quer dizer que as dívidas de Cândido Neves começaram de subir, sem aqueles pagamentos prontos ou quase prontos dos primeiros tempos. A vida fez-se difícil e dura. Comia-se fiado e mal; comia-se tarde. O senhorio mandava pelos aluguéis.
Com base no texto literário e na obra de Machado de
Assis, afirmar-se:
( ) No excerto do conto, o narrador-personagem evidencia um tipo de intromissão que coloca sob suspeita a sua descrição dos fatos.
( ) Apesar da crueldade da atividade, a profissão de caçador de escravos acabou se transformando numa possibilidade de sustento financeiro para uma série de pessoas que já não encontravam um ofício no cotidiano.
( ) O conto “O Caso da Vara” também tematiza a questão da escravidão ao retratar o castigo da jovem escrava Lucrécia.
( ) O tema do racismo não se mostra preponderante nas principais obras machadianas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses,
de cima para baixo, é
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , preencha as lacunas.
O autor gaúcho ________, no conto “Negro Bonifácio”,
relata, por meio de uma linguagem ________, um confronto
violento depois de uma ________
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o excerto do texto dramático O auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
MANUEL – Sim, é Manuel, o Leão de Judá, o Filho de Davi. Levantem-se todos pois vão ser julgados.
JOÃO GRILO – Apesar de ser um sertanejo pobre e amarelo, sinto que estou diante de uma grande figura. Não quero faltar com o respeito a uma pessoa tão importante, mas, se não me engano, aquele sujeito acaba de chamar o senhor de Manuel.
MANUEL – Foi isso mesmo, João. Esse é um dos meus nomes, mas você pode me chamar também de Jesus, de Senhor, de Deus... Ele gosta de me chamar de Manuel ou Emanuel, porque assim quer se persuadir de que sou somente homem. Mas você, se quiser, pode me chamar de Jesus.
JOÃO GRILO – Jesus?
MANUEL – Sim.
JOÃO GRILO – Mas espere, o senhor é que é Jesus?
MANUEL – Sou.
JOÃO GRILO – Aquele a quem chamavam Cristo?
JESUS – A quem chamavam, não, que era Cristo. Sou, por quê?
JOÃO GRILO – Porque... não é lhe faltando com o respeito não, mas eu pensava que o senhor era muito menos queimado. [...] A cor pode não ser das melhores, mas o senhor fala bem que faz gosto. [...]
MANUEL – Muito obrigado, João, mas agora é sua vez. Você é cheio de preconceito de raça. Vim hoje assim de propósito, porque sabia que ia despertar comentários. Que vergonha! Eu, Jesus, nasci branco e quis nascer judeu, como podia ter nascido preto. Para mim tanto faz um branco ou um preto. Você pensa que sou americano para ter preconceito de raça?
Com base no diálogo e na obra literária de Ariano Suassuna, analise as afirmativas.
I. João Grilo mostra-se desrespeitoso diante de um Jesus negro, que não corresponde às suas expectativas.
II. Na sua fala, Manuel demostra que o valor das pessoas independe da cor da pele.
III. O companheiro inseparável de João Grilo, Chicó, é um contador de estórias que se caracteriza como uma espécie de mentiroso ingênuo.
IV. A obra dramática de Ariano Suassuna mostra-se alinhada a uma tradição literária ibérica que apresenta obras fundacionais, como o Auto da barca do Inferno, de Gil Vicente.
Estão corretas as afirmativas
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o excerto do romance Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro.
– O senhor sabe quem foi Dadinha, meu avô?
– Então não sei? Não foi nada, não foi coisa nenhuma, foi uma velha gorda, corró, mentirosa, safadosa...
– Não foi minha bisavó? Mãe de Turíbio Cafubá?
– Mãe de... Quem é que está te contando essas coisas? Isso é negócio daquele velho broco Zé Pinto, eu vou pegar um cacete e tacar umas porretadas na cabeça dele, para ele deixar de ser abelhudo e enxerido, quem é que tá te contando essas coisas?
– Por que o senhor não me conta também? O nome de minha mãe, o nome verdadeiro, era Naê? Quem foi o caboco Capiroba?
– Caboco capiroba? E nunca teve nenhuns cabocos Capirobas, menina, nunca teve nada disso, isso é tudo lenda! Mas será possível que eu te mando para a escola com pensionato, te boto com a melhor professora, [...] e tu agora resolve crescer com rabo de cavalo, desaprender, se prepara pra ser uma nega preta veia, em vez de gente?
Com base no texto e na obra de João Ubaldo Ribeiro, analise as afirmativas.
I. A neta tem alguma consciência de suas raízes e procura conhecer sua genealogia.
II. O avô recusa-se a falar dos antepassados da neta, pois considera o assunto vergonhoso.
III. No seu romance Sargento Getúlio, João Ubaldo Ribeiro propõe um longo monólogo de um Sargento da Polícia Militar, aproximando-se esteticamente de uma variante caboclo-sertaneja, também presente em Guimarães Rosa.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia o excerto do romance Jubiabá, de Jorge Amado.
Foi quando o alemão voou para cima dele querendo acertar no outro olho de Balduíno. O negro livrou o corpo com um gesto rápido e como a mola de uma máquina que se houvesse partido distendeu o braço bem por baixo do queixo de Ergin, o alemão. O campeão da Europa central descreveu uma curva com o corpo e caiu com todo o peso.
A multidão rouca aplaudia em coro:
– BAL-DO... BAL-DO... BAL-DO...
O juiz contava: – Seis... sete... oito...
Antônio Balduíno olhava satisfeito o branco estendido aos seus pés.
Com base no diálogo e na obra de Jorge Amado, considere as afirmativas.
I. A luta entre Antônio Balduíno e Ergin pode ser interpretada como uma metáfora dos conflitos entre o branco europeu e o negro brasileiro.
II. Ao longo dos seus diferentes romances, Jorge Amado constrói um projeto estético baseado principalmente na representação do intimismo e do lirismo.
III. Nos romances Tereza Batista, cansada de guerra e Memorial de Maria Moura, o escritor baiano explora basicamente o universo erótico feminino em diferentes perspectivas sociais.
IV. O romance Capitães de areia apresenta um detalhado quadro da marginalidade infantil urbana, ao retratar crianças de rua, como Pedro Bala, Sem Pernas e Pirulito.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)
INSTRUÇÃO: Para responder à questão , leia a letra A mão da limpeza, de Gilberto Gil, também interpretada por Chico Buarque de Hollanda.
O branco inventou que o negro
Quando não suja na entrada
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Vai sujar na saída,
ê Imagina só
Que mentira danada, ê
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o negro penava, ê
Mesmo depois de abolida a escravidão
Negra é a mão
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão
É a mão da pureza
Negra é a vida consumida ao pé do fogão
Negra é a mão
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com água e sabão
Negra é a mão
De imaculada nobreza
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
Eta branco sujão
Com base na letra de Gilberto Gil e na obra de Chico Buarque de Hollanda, preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A letra de Gil denuncia o trabalho pesado a que os negros são submetidos.
( ) Ao mencionar um estereótipo racial, a letra propõe uma inversão dos papéis sociais, pois quem suja é o branco e quem limpa, desde a escravidão, é o negro.
( ) A letra propõe um final racial conciliatório, no qual o branco ajudará o negro a limpar as roupas encardidas, o chão e as manchas do mundo.
( ) A peça Gota d´Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, também tematiza a questão do oprimido, ao adaptar a tragédia Medeia, de Eurípedes, para um morro carioca.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses,
de cima para baixo, é
Uma das soluções apresentadas por um softwarepara n√/1em ℂ é i. O menor valor possível para n é
Um fotógrafo foi contratado para tirar fotos de uma família composta por pai, mãe e quatro filhos. Organizou as pessoas lado a lado e colocou os filhos entre os pais. Mantida essa configuração, o número de formas em que poderão se posicionar para a foto é
Uma aplicação financeira tem seu rendimento, que depende do tempo, dado pela função f, definida por f(t) = at , a > 0, e a ≠ 1. Dessa forma, f(t1 + t2 ) é igual a
Na equação tan(x) = cot(x) em R, onde 0 < x < π/2 , o valor de x é
O resultado da adição indicada
0, 001 + 0,000001 + 0, 000000001 + ........ é
Numa escola de idiomas, 250 alunos estão matriculados no curso de inglês, 130 no de francês e 180 no de espanhol. Sabe-se que alguns desses alunos estão matriculados em 2, ou até mesmo em 3 desses cursos. Com essas informações, pode-se afirmar que o número de alunos que estão matriculados nos três cursos é, no máximo,