SóProvas


ID
1608352
Banca
OBJETIVA
Órgão
CISVALE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atenção! Em toda a questão de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste concurso.


Segundo a Lei nº 11.107/05, o contrato de consórcio público:

Alternativas
Comentários
  • Celebração de Protocolo de Intenções: A lei 11.107/2005 dispõe que para que possa ser constituído um consórcio público é necessário que, previamente, as entidades federadas firmem um protocolo de intenções. Tal protocolo deve ser ratificado por lei ou ter sido subscrito com autorização legal, o que significa que é necessário a manifestação conjunta das vontades dos Poderes Executivo e Legislativo para a celebração de consórcios públicos; e o representante legal do consórcio deverá ser, OBRIGATORIAMENTE, Chefe do Poder Executivo de ente da federação consorciado.

  • LETRA A!

     

    MESMO A LEI 11.107/2005 ATRIBUINDO AOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS NATUREZA CONTRATUAL, DETERMINA QUE "O CONTRATO DE CONSÓRCIO PÚBLICO SERÁ CELEBRADO COM A RATIFICAÇÃO, MEDIANTE LEI, DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES (ART. 5º).

     

    ESSA RATIFICAÇÃO SÓ É DISPENSADA SE O ENTE DA FEDERAÇÃO, ANTES DE SUBSCREVER O PROTOCOLO DE INTENÇÕES, DISCIPLINAR POR LEI A SUA PARTICIPAÇÃO NO CONSÓRCIO PÚBLICO.

     

    ---> COMO SE VÊ, EM NENHUMA HIPÓTESE UM CONSÓRCIO PÚBLICO PODERÁ SER CRIADO SEM PARTICIPAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO DE CADA UM DOS ENTES FEDERADOS CONSORCIADOS.

     

     

    Direito Adm. Descomplicado