SóProvas


ID
160843
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto ao orçamento público, dispõe a Constituição Federal que

Alternativas
Comentários
  • Art. 167 - São Vedados:§ 1º - Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
  • a) Compete ao Congresso Nacional apreciar os projetos de lei relativos ao plano plurianual, diretrizes orçamentária, orçamento anual, créditos adicionais etc.  b) O Poder Executivo publicará, até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.  c) Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.  d) CORRETA e) Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos 4 meses daquele exercício. 
  • (a) O artigo 48 da CF/88 escreve que é competência do Congresso Nacional.

    (b) O artigo 165, §3º da CF escreve que “O Poder Executivo publicará, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.”

    (c) O artigo 165, §3º menciona que “Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.”

    (d) CERTA. Em conformidade com o artigo 167, §1º da CF.

    (e) O artigo 167, §2º escreve que “Os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício”.

     

     

  • Só fazendo uma pequena retificação ao belo comentário da colega Ana Carolina, que certamente só digitou errado:

    a fundamentação para o item C está no art. 165, §4º.
  • Galera apesar de a resposta D realmente ser a correta, de certa forma, a banca se precipitou na alternativa E e permitiu brecha para que a questão fosse anulada. De acordo com ensinamentos de Baleeiro (não vou saber informar os dados do livro), os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro subseqüente ao da autorização, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício. Em outras palavras, ensina o grande mestre, se esses créditos forem abertos antes do período de 4 meses, não poderão viger no exercício financeiro seguinte. Todavia, aberto nos ÚLTIMOS 4 MESES, ou seja, pode ser com 3 meses, 2 meses ou 1 mês, eles podem ser reabertos no exercício financeiro seguinteo NOS LIMITES DOS SEUS SALDOS.

    A banca quis fazer um jogo de palavras, mas que saiu pela culatra. Como a alternativa D está TOTALMENTE CORRETA, como gosta a FCC, lamentavelmente a questão não foi anulada. É isso aí. Vamos que vamos galera do bem.

    Abraços
  • Art. 167 - São Vedados:

    § 1º - Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

     

    GAB D

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 167. São vedados:

     

    § 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

  • A)   Compete ao Senado Federal apreciar os projetos de lei relativos ao plano plurianual e às diretrizes orçamentárias e à Câmara Federal a apreciação dos projetos relativos ao orçamento anual e aos créditos adicionais.

    Errada: Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
                            I - o plano plurianual;
                           II - as diretrizes orçamentárias;
                          III - os orçamentos anuais.

     

     

    B)   O Poder Executivo publicará, até quarenta e cinco dias após o encerramento de cada trimestre, relatório detalhado da execução orçamentária.

     

    Errada: Art.165 § 3º

     O Poder Executivo publicará:

    até 30 dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária

     

     

     

    C)   Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais serão elaborados em consonância com

     as diretrizes orçamentárias e apreciados pelo Senado Federal.

     

    Errada: Art.165 § 4º

    Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais :

    ·        serão elaborados em consonância com o Plano Plurianual e

    ·        apreciados pelo Congresso Nacional.

     

     

     

     

    D)   Nenhum investimento cuja execução ultrapasse o exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

     

    Correta: Art.167 § 1º

    Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro
    poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou

    sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

     

     

    E)    os créditos especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro subseqüente ao da autorização, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos três meses daquele exercício.

     

     

    Errada: Art.167 § 2º

    Os créditos especiais e extraordinários

    terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo

    se o ato de autorização for promulgado nos últimos 4 meses daquele exercício,

    caso em que, reabertos nos limites de seus saldos,

    serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subseqüente.