Certo!
A matriz GUT é uma ferramenta que os gestores utilizam para poderem priorizar problemas. Muitas vezes, temos diversos problemas ou oportunidades para lidar ao mesmo tempo e devemos fazer uma lista dos assuntos que devem ser tratados antes dos demais.
Assim, essa ferramenta apresenta três critérios para que possamos priorizar: Gravidade, Urgência e Tendência (por isso o nome matriz GUT).
Fonte: Profs. Sérgio Mendes e Rodrigo Rennó
Matriz GUT
li Geladeira
III Fogão
111 TV
Esta matriz realiza uma análise de dados, visando priorizar os problemas ou riscos
potenciais, a partir de situações ou eventos não quantificáveis ou de difícil quantificação
(ou dados qualitativos), arrolados e analisados sob os aspectos da:
• Gravidade (G) analisa o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados,
processos ou organizações e os efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema
não seja resolvido. Refere se ao custo, o quanto se perderia (em dinheiro ou base
quantitativa), pelo fato de não se tomar uma ação para solucionar um problema;
• Urgência (U) - refere-se ao prazo necessário para agir e evitar o dano ou resolver o
problema;
• Tendência (T) - refere-se ao potencial de crescimento ou de diminuição de um problema,
no futuro breve, caso a ação não seja realizada. As grandes tendências possíveis podem ser: estabilidade, agravamento (crescimento) ou atenuação (redução) dos
efeitos do problema, supondo que riada seja feito.
Normalmente, atribui-se um número inteiro, variando de 1 (menor intensidade) a s
(maior intensidade) para gravidade, urgência e tendência e, depois, esses valores são
multiplicados, a fim de se obter um total para cada problema ou fator de risco. Os problemas
ou eventos que tiverem maior pontuação serão tratados com maior prioridade.
Fonte: Elisabete de Abreu e Lima Moreira.
O que é a Matriz GUT?
A Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas (por isso é também conhecida como Matriz de Prioridades). A análise GUT é muito utilizada naquelas questões em que é preciso de uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas. Para isso, com o sistema GUT é possível classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência (e assim temos a sigla GUT).
Gravidade: impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido.
Urgência: relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
Tendência: potencial de crescimento do problema, avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.
Imagine que você tenha um incêndio para apagar e não sabe por onde começar: pelo quarto, sala ou cozinha. No caso da sua rotina profissional, seria o mesmo que se você tivesse que apagar o fogo causado pela inadimplência de clientes ou pelas despesas que superam a receita, para citar dois exemplos.
Para tomar a decisão certa sobre qual fogo apagar primeiro será preciso trabalhar com prioridades, ou seja, com a Tabela GUT
Proposta por dois especialistas em resoluções de questões organizacionais, Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, além da resolução de problemas a matriz GUT é utilizada em situações como estratégias, desenvolvimento de projetos, tomadas de decisão etc.
Na maioria das vezes existe a associação do Método GUT com a Matriz SWOT, pois ele é comumente utilizado para analisar a prioridade de resolução de problemas tanto no ambiente interno quanto no externo (pode ser utilizado também com Ciclo PDCA, Diagrama de Pareto ou Diagrama de Ishikawa).