SóProvas


ID
1608505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo  a conceito de qualidade, produtividade e a ferramentas de gestão.


Apesar de os sistemas ERP (enterprise resource planning) serem uma ferramenta para o planejamento e a gestão integrada, eles ainda são falhos, pois não tratam de aspectos operacionais relevantes, a exemplo do controle de estoques e da folha de pagamento.


Alternativas
Comentários
  •  CHIAVENATO (2010) — Os termos MRP, MRP 11 e ERP são amplamente utilizados por quem trabalha direta ou indiretamente com processos produtivos relacionados tanto com produtos como com serviços. MRP I, ou simplesmente MRP, significa material requirement planningou planejamento das necessidades de materiais, e foi a resposta à necessidade de planejar a chamada demanda dependente: a demanda que decorre da demanda independente, que se refere aos PAs. Quando a empresa fabrica mais de um produto, existe uma variedade de materiais, peças ou componentes comuns, o que complicaria planejá-los e controlá-los para todos os PAs em produção, considerando estoques disponíem

    follow-up, entregas previstas, prazos de entregas e possíveis atrasos. Com o desenvolvimento da tecnologia, o conceito de MRP ampliouse, envolvendo materiais ou insumos, como equipamentos, instalações, pessoal, áreas de estocagem, e passou a denominar-se MRP 11, ou seja, manufacturing resources planning. Mais recentemente, com o aumento da capacidade de computação, o conceito sofreu nova ampliação para ERP, enterprise i, resource planning, envolvendo a abrangência dos recursos empresariais en'"volvidos.

  • GAB. ERRADO

     

    MAIORES EXPLICAÇÕES SOBRE O ERP:

     

    ERP é um sistema de gestão empresarial que gerencia as informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas.



    O OBJETIVO de um Sistema ERP é centralizar as informações e gerir o seu fluxo durante todo processo de desenvolvimento da atividade empresarial, integrando os setores da organização e possibilitando aos gestores acesso ágil, eficiente e confiável às informações gerenciais, dando suporte à tomada de decisões em todos os níveis do negócio.



    Construídos sobre um banco de dados centralizado, os sistemas ERP consolidam todas as operações de uma empresa em um único sistema, que pode residir em um servidor centralizado, ser distribuído em unidades de hardware autônomas em rede local ou ser hospedado remotamente via web.



    Os sistemas ERP abrangem cada passo da operação, desde as compras, provisões, planejamento, manufatura, formação de preços, contas a pagar e receber, processos contábeis, controle de estoque, administração de contratos, venda de serviços e todos os níveis de comércio varejista ou atacado, passando pela gestão eficaz dos relacionamentos com clientes e fornecedores, pós-venda, análise de resultados e muitos outros fatores personalizados, altamente adaptáveis a qualquer empresa, em qualquer ramo de negócios.



    O uso de um Sistema ERP em uma empresa dá a seus gestores o controle total sobre a empresa, auxiliando na tomada de decisões e fornecendo todas as informações vitais de maneira acessível e clara.

     

    FONTE: Sistemaerp.org

  • O que é sistema ERP?

    ERPs são que softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

     

    Em termos gerais, sistema ERP é uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios; o ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

    Fonte: Heloisa Gaspar, Gestão Empresarial.

  • TOTVS ,SAP e por aí vai, não subestime a tecnologia.

    ERRADO

  • Negativo. Com o ERP (software), uma montadora de carros será avisada pelo programa quando, por exemplo, estiver no momento de realizar um pedido de pneus junto ao seu fornecedor. Em alguns casos a ordem é disparada pelo próprio sistema.

    Resposta: Errada.

  • apesar de não haver aumento de despesa, ao adicionar esse requisito, a AL invade a competência do Poder Executivo!

  • Sabia que não podia haver aumento de despesas, porém não é o caso da questão, não marquei essa alternativa porque diz: de acordo com o caso narrado. No caso narrado não há aumento de despesas.

  • A alternativa é relativamente independente do enunciado. A assertiva apontada como gabarito está correta, pois tem como base o ordenamento jurídico, e não o texto da questão.

    E não há esse parâmetro "DE ACORDO com o caso narrado", mas sim "SOBRE o caso narrado", o que revela tratar-se de um "mote", uma introdução ao tema, e não o "fiel da balança".