SóProvas


ID
1608820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à Política Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), julgue o item subsequente.


Uma das ausências detectadas na PNMC e que deve ser inserida em futuras revisões diz respeito às ações que poderiam promover o sequestro de gases de efeito estufa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
     Sequestro de Gases de Efeito Estufa seria o processo de remoção desses gases, seja contendo ou reduzindo.


    O PNMC está cheio dessas medidas:

    Art 4º

    II - à redução das emissões antrópicas de gases de efeito estufa em relação às suas diferentes fontes;

    IV - ao fortalecimento das remoções antrópicas por sumidouros de gases de efeito estufa no território nacional;

    Art 5º

    IX - o apoio e o fomento às atividades que efetivamente reduzam as emissões ou promovam as remoções por sumidouros de gases de efeito estufa;


    XIII - o estímulo e o apoio à manutenção e à promoção:

    a) de práticas, atividades e tecnologias de baixas emissões de gases de efeito estufa;


    E por ai vai ...
  • Super concurseira eficiente demais.

  • Art. 4o  A Política Nacional sobre Mudança do Clima - PNMC visará: (... )IV - ao fortalecimento das remoções antrópicas por Sumidouros De Gases De Efeito Estufa no território nacional;

     

    O que são sumidouros de carbono? (--- > Sequestro de Carbono).

     

    Um processo, atividade ou ferramenta que retira os gases de efeito estufa da atmosfera e os armazena por um tempo é conhecido como sumidouro de carbono. Esse armazenamento acontece principalmente em oceanos, solos, florestas e outros locais onde os organismos capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera.

     

    Os sumidouros funcionam como um ralo e diferentemente das fontes, que emitem mais carbono do que absorvem, eles absorvem mais carbono do que emitem.

     

    Por ser um processo natural e que conta com o meio ambiente, as ações humanas vem interferindo negativamente.Isso porque a queima de combustíveis fósseis, bem como os diferentes usos da terra, associados ao desmatamento e queimada são as principais causas do aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Essa destruição, consequentemente, dificulta o armazenamento.

     

    No entanto, há um movimento contra esses sumidouros de carbono. Isso porque não é possível medir de forma exata o seu efeito, principalmente em florestas já que as árvores absorvem diferentes quantidades de carbono e o movimento de carbono nos solos é desconhecido.

     

    Além disso, há um problema de interesses. As terras utilizadas para projetos de sumidouro de carbono requerem acordos legais que impedem o uso da terra durante muitos anos. Dessa forma as terras são utilizadas para gerar direitos de emitir para que os países e indústrias mais poluidores continuem poluindo enquanto as comunidades estão impedidas de atender suas necessidades.

     

    Com isso, a tendência é de que daqui a alguns anos, não haja mais sumidouros naturais, já que com a continuação da poluição desenfreada, há também o aumento do efeito estufa e do problema ambiental do planeta.

     

    Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-que-sao-sumidouros-de-carbono/