SóProvas


ID
1608988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca dos procedimentos para a recuperação de áreas de preservação permanente (APP) definidos na legislação ambiental em vigor, julgue o item a seguir.


A recuperação de área de preservação permanente em propriedade de grande porte pode ser realizada com o plantio de eucaliptos, dada a necessidade de plantio de cobertura vegetal de crescimento rápido para se evitar o assoreamento de rios nessa área.

Alternativas
Comentários
  • Pode pode mas ate 50% da area nao sei pq esta errada a questao...
  • oxe. pode ser com especie nativa ou exotica.

  • A questão erra ao afirmar "propriedade de grande porte", vejamos:

    "Lei 12.651/12

    Art. 61-A

    § 13.

    ...

    IV - plantio intercalado de espécies lenhosas, perenes ou de ciclo longo, exóticas com nativas de ocorrência regional, em até 50% (cinquenta por cento) da área total a ser recomposta, no caso dos imóveis a que se refere o inciso V do caput do art. 3o "

    Já o referido inciso fala: "pequena propriedade ou posse rural familiar: aquela explorada mediante o trabalho pessoal do agricultor familiar e empreendedor familiar rural, incluindo os assentamentos e projetos de reforma agrária, e que atenda ao disposto no); "

     

  • Na recuperação, tanto da APP quanto da RL, o uso de espécies exóticas não pode ultrapassar os 50% da área a ser recuperada. 

    Porém, na APP, essa condição está vinculada ao tamanho, só é permitido o uso de exóticas em propriedades até 4 módulos fiscais.

    daí o erro em afirmar grandes propriedades.