SóProvas


ID
160951
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considere o texto abaixo.

De acordo com os conceitos contábeis e orçamentários estabelecidos, receita ...... é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes e por isto alteram a situação líquida patrimonial; enquanto receita ...... é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito e por isto não alteram a situação líquida patrimonial.

Para completá-lo corretamente as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • Os ingressos de receita podem ser:ORÇAMENTÁRIOS - Receitas PúblicasEXTRA ORÇAMENTARIOS - temporáriosA Receita Pública, em relação ao PATRIMÔNIO, pode ser:EFETIVA - altera o Patrimônio Líq. Ex.ImpostosNÃO EFETIVA - não altera a Situação Líq. Patrimonial. Ex: operações de crédito.
  • RECEITAS - Classificação quanto à afetação patrimonial:

    1) Receitas Efetivas: são aquelas que se integram ao patrimônio sem qualquer contrapartida de aumento do passivo ou diminuição do ativo, dessa forma, ocorre o aumento do patrimônio líquido. Não são precedidas de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes, alterando assim, a situação líquida patrimonial. São aquelas em que o Estado "fica mais rico", ou seja, há um ingresso financeiro no "caixa público", mas o Estado não dá nada em troca, não perde nada do seu patrimônio.

    Exemplos: recebimento de impostos, aluguéis, dividendos, multas, juros.

    2) Receitas Não-Efetivas (ou por mutação patrimonial): são oriundas de mutações que nada acrescem ao patrimônio líquido. São fatos permutativos, constituem simples entradas ou alterações nos elementos que compõem. São precedidas de registro de reconhecimento do direito e portanto, não alteram  a situação líquida patrimonial. São aquelas em que o Estado "não fica mais rico", ou seja, há um ingresso financeiro no "caixa público", mas o Estado dá algo em troca, perde alguma coisa do seu patrimônio.

    Exemplos:
    venda de um bem público: "entra um valor no caixa", mas em contrapartida o Estado perde a propriedade do bem. obenteção de um empréstimo (operações de crédito: "entra um valor no caixa", mas em contrapartida é contituída uma dívida, ou seja, um empréstimo a pagar). recebimento ou cobrança da dívida ativa: "entra um valor no caixa", mas em contrapartida deve-se dar baixa no direito inscrito no ativo permanente.
                     
  • Pessoal, podemos dizer que: receita efetiva = receita de corrente (que provoca efeito líquido no patrimônio) e receita não efetiva = receita de capital (que não provoca efeita líquido no patrimônio)??

    "O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ"
  • GABARITO: A

     

    RECEITA EFETIVA: O Estado recebe algo e não dá nada em troca. Ex:recebimento de imposto.

     

    RECEITA NÃO EFETIVA: O Estado recebe algo e dá algo em troca. Ex: Venda de um Bem.