SóProvas


ID
1610302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca dos fundamentos de computação e arquitetura de computadores, julgue o item que se segue.


O chipset é um circuito oscilador cuja função é sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido. 


Alternativas
Comentários
  • Em qualquer sistema de computador, um chipset é um conjunto de componentes eletrônicos de baixa capacidade, em um circuito integrado, que gerencia o fluxo de dados entre o processador, memória e periféricos. É normalmente encontrado na placa mãe.

  • Um Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos (PCI, AGP e o antigo ISA), controle e acesso à memória, controle da interface IDE e USB, Timer, controle dos sinais de interrupção IRQ e DMA, entre outras.

    Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória.

  • CLOCK é um circuito oscilador cuja função é sincronizar os dados da memória principal e o disco rígido.

  • chipset é um componente fundamental para o funcionamento do PC. O nome se refere a um conjunto de circuitos integrados que são responsáveis por fazer com que todos os componentes do computador, desde o disco rígido até o processador, possam trocar informações e assim realizar as tarefas que exigimos deles.

  • tá errado pq falou que era um circuito oscilador ?

  • bom,

    pelo meu resumo com base no PDF do estratégia:

    CHIPSET (é o cérebro da placa mãe)

    • é um conjunto de chips controladores(auxiliam o processador) - nativamente instalado na placa mãe formado por diversos circuitos eletrônicos montados em uma pastilha de silício que gerencia o funcionamento da placa mãe;
    • é o principal componente da placa mãe
    • dividido em:

    1) Ponte Norte - chip + complexo, que fica FISICAMENTE mais PRÓXIMO do PROCESSADOR - CONTROLA a memória principal e dispositivos de alta velocidade (ex: placa de vídeo)

    2) Ponte Sul - chip menor e + simples - responsável por tudo que resta; barramentos mais lentos (PCI, USB, SATA);

    3) Soquete - onde se encaixa o processador