O grande responsável pela maior parte das alterações do tempo de um lugar é a dinâmica das massas de ar, que resulta em frio, chuvas, calor e etc.
Massas de ar continentais são secas, enquanto que as marítimas são de monção úmida.
Massa tropical continental: Massa quente e seca.
Massa polar atlântica: Massa de ar fria e úmida. Tem suas origens nas porções do oceano Atlântico próximas a Patagônia.
Massa tropical atlântica: Massa quente e úmida. Originária do oceano Atlântico nas imediações do trópico de Capricórnio.
Massa equatorial continental: Massa quente e úmida. Localiza-se na porção noroeste da Amazônia. Única massa continental úmida.
Massa equatorial atlântica: Massa quente e úmida. Localiza-se na parte litorânea da Amazônia.
-> a letra A está incorreta, pois a massa de ar polar continental forma-se nas regiões próximas aos pólos Sul e Norte, sempre em latitudes superiores a 50°.
-> a letra B está incorreta, pois as massas de ar polares oceânicas formam-se nas regiões próximas aos pólos Sul e Norte, sempre em latitudes superiores a 50º. Em relação à formação de desertos, está correto. As correntes marítimas frias impedem a penetração de umidade no continente e criam climas secos.
->a letra C está correta. As massas de ar tropicais continentais têm sua origem nas áreas próximas aos trópicos de Capricórnio e Câncer, entre as latitudes 25º e 30º, tanto no hemisfério norte quanto no sul. Por essa razão, são quentes. Além disso, por serem formadas em áreas continentais, tornam-se mais secas.
-> a letra D está incorreta. Por ser uma massa de ar quente, a densidade da massa de ar tropical marítima é baixa.
RESPOSTA: LETRA C.