SóProvas


ID
1612486
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos instrumentos comumente utilizados no âmbito do planejamento estratégico das instituições é a matriz SWOT, na qual

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    O termo “SWOT” é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam respectivamente:

    forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

  • No Brasil é FOFA (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça).

  • A análise SWOT é uma ferramenta muito utilizada durante a realização do planejamento estratégico. Ela se destina a auxiliar na compreensão do cenário em que se encontra a instituição. A palavra SWOT se origina de uma sigla em inglês, onde Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), e diz respeito a uma matriz que facilita a visualização destas quatro características. Note que essas características são inerentes às mais variadas instituições - pequenas, médias ou grandes. Por meio desses dados, é possível que tenhamos uma maior noção dos pontos fracos e fortes, do cenário em que a instituição está inserida. Em se tratando mais especificamente de empresas, serve também para que profissionais e empresários fiquem atentos ao movimento do mercado (tendências etc.).

    Para que está buscando vaga no TRT, no que diz respeito ao Planejamento e Gestão Estratégica no Poder Judiciário (2015 - 2020), talvez o departamento competente tenha se utilizado dessa ferramenta, principalmente para detectar as fraquezas ou pontos fracos do Poder para minimizá-los até o final de sua execução.

  • a analise swot é muito importante para analisar o ambiente da empresa e o mercado.

  • bizu>


    Vc pode modificar -> se sim, sao internos --> PONTO FRACO E PONTO FORTE


    Vc pode modificar -> se nao, sao externos --> AMEACA E OPORTUNIDADE



    NAO DESISTAM

  • Letra: D


    SWOT - Pontos Fortes e Fracos (Internos), Oportunidades e Ameaças (Externos)


    Questão para não zerar!!!

  • Matriz SWOT:


    - permite verificar a posição competitiva da organização e definir estratégias para facilitar o alcance dos objetivos

    - estabelece diagnostico

    -  posicionamento e direcionamento da empresa

    - forças e fraquezas (internos, controláveis) e Oportunidades e Ameaças ( externo, incontroláveis, necessário se adaptar)

  • ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Integração dos Processos, Padronização dos Processos, Eliminação de redundância, Foco na atividade principal

    ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Confiabilidade e Confiança nos dados, Informação imediata de apoio à Gestão e Decisão estratégica, Redução de erros.



    Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

    Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.

    Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo aproveitem as oportunidades detectadas.

    Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças

  • Análise swot: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.

     

  •  MATRIZ SWOT

     

     

    Strenghts - Forças - Ambiente Interno - Controlável

     

    Weaknesses - Fraquezas - Ambiente Interno - Controlável

     

    Opportunities - Oportunidades - Ambiente Externo - Não Controlável

     

    Threats - Ameaças - Ambiente Externo - Não Controlável

     

     

     

    GABARITO LETRA D

  • Matriz SWOT: Interno: Pontos Fortes e Pontos Fracos. Externo: Oportunidades e Ameaças.

    É a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial.

    É um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o AMBIENTE INTERNO (forças e fraquezas) e AMBIENTE EXTERNO (oportunidades e ameaças) da empresa.

    A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey.

    As informações devem ser enquadradas nas categorias SWOT para ANÁLISE DO CENÁRIO da empresa:

    Interno. (Empresa: Pontos Fortes e Fracos).

    Força (Ponto Forte): vantagens internas da empresa em relação às concorrentes.

    Exemplo: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, atributos positivos internos, conhecimento do segmento, vantagem tecnológica, preços competitivos.

    Fraqueza (Ponto Fraco): desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes.

    Exemplo: altos custos de produção, má imagem, instalações inadequadas, marca fraca, falta de pessoal qualificado, equipe reduzida, escassez de recursos, instabilidade do fornecimento.

    Externo. (Ambiente: Oportunidades e Ameaças).

    Variáveis Externas Incontroláveis: Política, Econômica, Social ou Demográfica, Tecnológica, Ambiental, Legal.

    Oportunidades: aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Exemplo: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, mercado de nicho, diferencial da marca, capacitação de pessoal, proposta inovadora.

    Ameaças: aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Exemplo: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, concorrência, mudanças regulatórias, novas tecnologias, alterações culturais.

  • Uma ferramenta utilizada para estudar de forma integrada a análise externa e interna, criada pela Escola de Harvard, é a matriz SWOT, acrônimo das iniciais Stren3hts, Wekenesses, Opportunities Threats, ou análise FOFA (pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças), que permite identificar um conjunto de medidas estratégicas para explorar as oportunidades ou diminuir o impacto das ameaças, identificar as forças e fraquezas e
    desenvolver estratégias. As posturas estratégicas podem ser estabelecidas a partir da predominância de um dos quadrantes da matriz SWOT, como:

    Sobrevivência: ameaças e pontos fracos;

    Manutenção: ameaças e pontos fortes;

    Crescimento: oportunidades e pontos fracos;

     Desenvolvimento: oportunidades e pontos fortes
     

  • ✿ A matriz SWOT, também conhecida como matriz F.O.F.A. em português, foi desenvolvida como uma metodologia de análise do ambiente externo e interno da organização. É um sistema simples que visa verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A aplicação da matriz SWOT é realizada com o cruzamento do que sejam as oportunidades e as ameaças externas à intenção estratégica da organização com as forças e fraquezas dessa organização.

    ✎ Forças e fraquezas - São variáveis internas que a organização TEM CONTROLE como, por exemplo, recursos financeiros adequados (Força) ou instalações obsoletas (Fraquezas). Quando percebe-se um ponto forte, a organização deve ressaltá-lo e quando há um ponto fraco é necessário corrigi-lo ou pelo menos minimizar seus efeitos.

    ✎ Ameaças e oportunidades - são fatores externos os quais a empresa NÃO PODE CONTROLAR, mas é importante monitorá-los. Entre as ameaças e oportunidades a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, entre outros.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral)