SóProvas


ID
1613392
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma observação comparada dos regimes de trabalho adotados nas Américas de colonização ibérica permite afirmar corretamente que, entre os séculos XVI e XVIII,

Alternativas
Comentários
  •    O regime de trabalho adotado na América portuguesa foi a escravidão, devido ao volume de cultivo na plantações de cana de açucar. A escolha pelos negros africanos atendia às pressões do tráfico negreiro, que era um comércio lucrativo para Portugal desde 1450.

       Já na América espanhola, apesar de haver algumas regiões que se utilizaram de escravidão de origem africana, na maioria dos casos, os espanhóis se aproveitaram da alta densidade populacional nos territórios incas e astecas e impuseram duas formas de exploração do trabalho indígena: a mita e a encomienda.

  • MITA: Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios. Por sua vez, os trabalhadores recebiam uma baixa compensação salarial pelo trabalho desenvolvido nas minas. Após o fim da jornada, ainda recebiam uma quantidade de minério conhecida como partido

    ENCOMIENDA: Outro sistema de trabalho bastante utilizado pelos espanhóis foi a encomienda, termo que significa “recomendar” ou “confiar” algo para alguém. Criado em 1512, esse regime deixava comunidades indígenas inteiras sob os cuidados de uma encomendero que poderia utilizar a mão de obra dos índios para o desenvolvimento de atividades agrícolas ou a extração de metais preciosos. Em troca, o encomedero deveria assegurar o oferecimento da educação religiosa cristã para “seus” índios.

    In: http://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/mita-encomienda.htm

     

  • Tanto nas colônias espanholas como na portuguesa, na América, houve a utilização da mão de obra escrava africana. No entanto, nas terras da Espanha, alguns tipos de mão de obra foram herdados dos antigos impérios asteca, maia e inca, como a mita e a encomienda, que eram baseadas no trabalho compulsório dos nativos. A mita, herdada pelos espanhóis dos antigos incas, consistia na obrigação de a própria tribo ceder cerca de 5% de seus homens para o trabalho nas minas ou na agricultura. O tempo de serviço variava de 4 a 12 meses e, em grande parte dos casos, os nativos não retornavam. Dessa forma, a mita foi determinante para o extermínio das populações nativas da América Espanhola. Já os encomienderos eram os espanhóis que receberam da Coroa terras na América e um determinado número de nativos para explorar na produção econômica. Esses nativos pagavam impostos na forma de trabalho, em troca de catequização. Os nativos não eram considerados propriedades dos espanhóis, ao contrário dos escravos africanos.
    Resposta: C

    Fonte: GE

  • O regime de trabalho predominante na América espanhola foi o trabalho forçado – mita e encomenda. Mas, também houve escravidão em pontos específicos, como na América Central.

    Já na colonização portuguesa o regime de trabalho generalizado era a escravidão negra africana, mas também a indígena, apesar de ser proibido.

    LETRA C