SóProvas


ID
1617961
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É a partir do século VIII a.C. que começamos a entrever, em diferentes regiões do Mediterrâneo, o progressivo surgimento das cidades-Estados ou pólis. Elas formaram a organização social e política dominante das comunidades organizadas ao longo do Mediterrâneo nos séculos seguintes.

(Norberto Luiz Guarinello, História Antiga, 2013, p. 77. Adaptado)

Nas pólis, é correto

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Letra B

    Nas pólis não existia separação entre as áreas rural e urbana, nem existiam relações de dependência. Muitos habitantes das pólis, principalmente da nobreza,  habitavam em casas de campo.

     

    O centro político-administravivo das pólis era  a Acrópolis (geralmente a região mais alta da cidade-estado). Na Acrópolis se encontravam o templo principal da pólis, os edifícios públicos, a Ágora (espaço em que ocorriam debates e decisões políticas) e a Gerúsia.

     

    Ao redor da pólis havia uma espécie de cinturão rural, onde eram produzidos grande parte dos alimentos necessários para a manutenção da pólis. Esta organização reforçava ainda mais a autonomia das pólis.

  • A pólis foi organizada com cinesismo entre a comunidade gentílica, os mesmos se organizaram entre si e fundaram a noção de ''coisa pública'' , coisa pública para os cidadãos ( ideias de cidadania ) , para isso começaram a fortificar suas cidades , a fim de se protegerem

    A ágora é um grande exemplo disso : praça pública onde são discutidos assuntos sobre a pólis e a realização do comércio

    LETRA B

    APMBB

  • A) errado, pois, nos espaços público, as mulheres eram inferiorizadas, não eram consideradas cidadãs e capazes para o exercício da política. 

    B) correto. O texto do historiador Norberto Luiz Guarinelo remete à Grécia no período Arcaico. Neste contexto surgiram as pólis, as cidades estados que possuíam autonomia política e uma unidade cultural grega. Dentro disso, os gregos tinham como pressuposto a ideia de um homem racional e político capaz de fazer uma escolha baseada na força da persuasão de distintos argumentos.

    C) errado, pois, existiam espaços rurais e, inclusive, a atividade agrícola. O campo era o lugar do trabalho, sendo a ideia de trabalho algo mal visto, uma atividade daqueles que não estavam habilitados ao conhecimento e às atividades da vida pública.  

    D) não era essa a função da polis e nem é essa questão que o trecho do comando da questão ressalta. 

    E) falso, pois a polis não estava voltada para a guerra. A rigor, as cidades-estados estavam direcionadas, nos dizeres de Aristóteles, para a Boa-Vida. Tal como um organismo, agora na visão de Sócrates, a pólis deveria funcionar em harmonia para que seus cidadãos vivessem bem. A guerra era um dos desdobramentos para a missão mais geral das pólis. Evidentemente, temos uma exceção, Esparta. Esta sim pode ser enquadrada como uma polis voltada para as atividades militares. Mas é errado afirmar que Esparta vivia para a guerra.

    LETRA B