-
Discordo da I porque a banca foi omissa em uma parte e vou citar a doutirna de Ribas (2014): 4.1 Liderança carismática = Esta teoria descreve o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança. O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado. Essa liderança é baseada na troca. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios. 3.4.3 Liderança transformacional = Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.
-
▪ Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emoções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).
▪ Liderança transformacional - Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.
▪ Liderança carismática - Esta teoria descreve o líder como uma pessoa capaz de fazer com que os liderados lhe atribuam capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
A questão exige conhecimento acerca dos tipos de lideranças relacionados às teorias emergentes ou neocarismáticas.
Para respondermos a questão, traremos o resumo dos tipos de liderança cobrados nessa questão.
- Carismático: liderados veem características heroicas no líder.
- Transacional: Transação= troca, recompensas e trabalho por metas. De acordo com Ribas (2016) é o líder que "conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho." Ele estabelece objetivos e organiza as tarefas para que essas sejam atingidas em troca de recompensas.
- Transformacional: Visionário, impacto, transcende os limites. Esse último tipo de teoria refere-se ao líder que transcende os limites, aquela que é visionário e causa Impacto considerável na forma em que os liderados enxergam a organização. Além disso, possuem carisma, visão, tratam os liderados de forma individual e estabelecem relações baseadas na confiança.
Analisando os itens da questão:
I – CERTO. Os líderes transacionais costumam orientam ou motivam seus liderados em direção às metas fixadas, além de trabalhar à base de recompensas e trocas.
II – CERTO. Líderes transformacionais são aqueles que causam um impacto profundo da relação com os seus liderados.
III – CERTO. Líderes carismáticos são vistos como heróis pelos liderados.
RIBAS, A; RAMALHO, C. Gestão de Pessoas para concursos. 4ª edição. Alumnus. 2016
ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. Pearson Prentice Hall, 2005.
Todas as alternativas estão corretas.
GABARITO DA MONITORA: LETRA D