SóProvas


ID
1618489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sr. X é Deputado Federal e, como uma das primeiras informações que recebe do Congresso, consta a de que desde a expedição do diploma, os Deputados Federais não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável.


Nesse caso, dentro de vinte e quatro horas, para que, pelo voto da maioria de seus membros resolva sobre a prisão, os autos serão remetidos à(o)

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    CF.88 Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação da EC 35/2001)


    § 2º Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.


  • sem palavras, muito obrigado


  • Os autos irão para a respectiva casa.

  • HORRÍVEL a redação desse enunciado

  • Credo! Banca não sabe escrever...


  • art. 54.§2º. Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão;

    =

    Como o Sr X é um "Deputado Federal", a casa respectiva será a Câmara dos Deputados;

  • O olhos do Sr. X brilharam, quando ele soube dessa imunidade.

  • Gabarito. A

     

    Resumindo...

     

    Os autos serão encaminhados a casa À QUAL O PARLAMENTAR PERTENÇA. 

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • A questão exige conhecimento relacionado à disciplina constitucional dada aos deputados e sanadores. Tendo em vista o caso hipotético narrado e considerando o que diz a constituição federal sobre o assunto, é correto afirmar que, nesse caso, dentro de vinte e quatro horas, para que, pelo voto da maioria de seus membros resolva sobre a prisão, os autos serão remetidos à Câmara dos Deputados. Nesse sentido:

    Art. 53, § 2º, CF/88 – “Desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”.

    Gabarito do professor: letra a.


  • Roupa suja se lava em casa