SóProvas


ID
161959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O trabalho de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet, intitulado The people's choice. How the voters makes up his mind in a presidential campaign, juntamente com os estudos posteriores de Robert Merton com relação aos líderes de opinião, é considerado um dos pilares das teorias contemporâneas acerca da opinião pública. Considerando a obra citada e tais teorias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Merton classifica os líderes de opinião da seguinte forma:

    Líder de Opinião LOCAL: uma vida constantemente vivida na comunidade;conhece o maior número de pessoas possível;exerce um tipo de influência que se baseia mais no conhecimento dos outros do que em competências específicas; Esse líder é POLIMORFO, pois exerce sua influência em diferentes áreas temáticas.

    Líder de Opinião COSMOPOLITA: qualitativo e seletivo na rede das suas relações pessoais;viveu grande parte da sua vida fora da comunidade onde chegou quase como um estrangeiro; é, no entanto, dotado de competências específicas e, por conseguinte,de autoridade que exerce, de preferência, em áreas temáticas particulares. É um líder MONOMÓRFICO. (teorias da comunicação, Mauro Wolf, 5 edição, pag 56).

    b) CERTA.

    c) ERRADA. O estudo postula exatamente o contrário. Aqueles que não se interessam pela atividade política são mais influenciados pelos líderes de opinião do que pelas campanhas mass media.

    d) ERRADA. Os estudos revelaram exatamente o contrário. Aqueles que formavam o universo dos indecisos (não sabiam em quem votar) eram justamente os que menos se expunham às campanhas dos mass media, dessa forma, os contatos pessoais com os líderes de opinião se mostravam mais eficientes. (teorias da comunicação, Mauro Wolf, 5 edição, pag 54). Na prática, é fácil perceber isso. Uma pessoa que não seja politizada (não se interesse por política), ao assistir uma propaganda política, percebe claramente quais são os objetivos do candidato e atribui a este alguma desconfiança. De outra forma, quando essa mesma pessoa ouve atentamente um amigo ou um familiar, tido como líder de opinião no assunto política, atribui um nível de desconfiança bem menor (ou até ZERO) que o empregado ao candidato.
     
    e) ERRADA. Ver resposta no item A.