SóProvas


ID
1620367
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na obesidade, as repercussões clínicas do excesso de adiposidade dependem não apenas de sua magnitude, mas, particularmente, de sua localização. Relacione adequadamente as colunas a seguir.




1. Obesidade ginoide.                      (     ) Quando os depósitos de gordura estão difusamente distribuídos

                                                                  também há riscos aumentados para doenças cardiovasculares.  


2. Obesidade mista.                         (     ) Relaciona‐se com um risco aumentado de artrozes e varizes.


3. Obesidade androide                     (     ) Maior risco cardiovascular.




                                                         (     ) Maior concentração de gordura nos quadris.  





A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • obesidade androide é predominante no sexo masculino. Esta variação também é conhecida como obesidade alta, central ou troncular. A obesidade androide se assemelha à figura de uma maçã. Estudos apontam que a obesidade androide oferece maior risco de complicação metabólica. Esta variação é considerada de alto risco pois possui um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal, o que leva a um aumento de risco de doenças cardiovasculares e morte prematura. As alterações metabólicas relacionadas à obesidade androide incluem as dislipidemias, resistência à insulina, diabetes de tipo 2, síndrome metabólica, inflamações e trombose.

     

    obesidade ginoide ocorre predominantemente no sexo feminino. É também chamada de obesidade baixa, periférica ou glúteo-femoral. Este tipo de obesidade se associa à figura de uma pêra, e acarreta num menor risco de complicações metabólicas.

     

    O que diferencia uma categoria da outra é o local de acúmulo do tecido adiposo. No caso da obesidade ginoide, há uma tendência de acúmulo de gordura nas regiões do quadril, glúteos e regiões femorais. Enquanto isso, na obesidade androide a tendência é o acúmulo gordura na região abdominal. Essas diferenças se devem a fatores hormonais e à distribuição diferenciada dos receptores de gorduras.

     

    A avaliação da distribuição do tecido adiposo através da medida de dobras de pele é considerado um método de baixa reprodutibilidade e eficácia. Hoje em dia, a maior parte dos estudos epidemiológicos é feito com base nas medidas de cintura-quadril. Quando o valor da medida da circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril for menor que 0,9 a obesidade será classificada como ginoide; e quando o resultado for maior ou igual a 0,9 a obesidade será classificada como androide.

     

    Fontes:
    http://exercicioesaude.wordpress.com/2011/07/24/obesidade-ginoide-e-obesidade-androide/
    http://wvvw.saudedicas.com.br/doencas/tipos-de-obesidade-015881