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ID
1620982
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

 Os Tuareg dominaram os territórios do Sahara onde a presença da água era a determinante para o traçado das rotas transaarianas, transformando os oásis no ponto de encontro onde os intercâmbios culturais e comerciais se realizavam. Quando a água se tornava escassa, estes povos nômades se deslocavam para outras direções na imensidão do Sahara, até encontrarem suas valiosas fontes (RIBEIRO,Luiz Dario e LEAL, Maria Eliane Caminha. Tuareg, os “homens azuis" do Sahara: história de um povo nômade. In Revista da Faculdade Porto-alegrense de Educação, n.44, Ciências e Letras. Porto Alegre: FAPA, Nov. 1998, p. 35-54).


O trecho acima se refere a um grupo nômade que transita na região do deserto do Sahara. Diversos autores das ciências sociais refletiram acerca do conceito de Cultura. Diante disto, qual conceito de Cultura não se aplica a definição realizada por seus autores: 


Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito: B

    A abordagem de Marshall Sahlins (Cultura e razão prática, Zahar), uma crítica da idéia de que as culturas humanas são formuladas a partir da atividade prática e, mais fundamentalmente, a partir do interesse utilitário. Para Sahlins o homem vive num mundo material, mas de acordo com um esquema significativo criado por ele próprio. Assim, a cultura define a vida não através das pressões de ordem material, mas de acordo com um sistema simbólico definido, que nunca é o único possível. A cultura, portanto, é que constitui a utilidade.

     

    Fonte: LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico.

  • Gabarito C

     

     

    c) Para Claude Lévi-Strauss a cultura é uma criação que se acumula na mente humana, cujo elemento principal é o sujeito e não o sistema, a consciência e não a estrutura. ERRADA

    Acredito que seja o contrário.

    Lévi-Strauss é o principal expoente da corrente ESTRUTURALISTA na Antropologia.

    Ele entende que as culturas devem ser entendidas como processos separados e relativos, nunca podendo o estudioso (antropólogo ou qualquer outra pessoa) analisar uma outra cultura, partindo da visão de sua própria cultura.

    Segundo Levi, há uma diversidade cultural imensa no mundo e a nossa tendência é fazer uma analisa etnocêntrica das outras culturas. Isso ele chamou de evolucionismo social. É uma crítica a ideia de que há um progresso/evolução que transforme uma cultura “menos evoluída” algo superior. Para isso, ele entende que precisamos relativizar as outras culturas. Precisamos entendê-las como processos relativos aos outros povos.

    Com o etnocentrismo tendemos a ver a nossa própria cultura como a melhor e as outras como piores, defeituosas, não evoluídas. O autor mostra justamente que são apenas “processos diferentes”.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/videos/a-diversidade-cultural-levi-strauss.htm