SóProvas


ID
162265
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É correto afirmar que o RAID

Alternativas
Comentários
  • RAID:  (Redundant Arrays of Independent Disks) Tem como principal objetivo melhorar o desempenho para tentar equiparar as taxas de acessos entre as memórias e os discos, usando um grande vetor de discos, atuando como um único disco ou seja um paralelismo para melhorar o desempenho do disco, chamado STRIPING (separação em tiras). O striping distribui os dados entre os discos como se fossem um só disco.  
             Manter uma única cópia dos dados causará uma perda de confiabilidade. Uma solução é empregar a redundância de dados, técnica essa chamada ESPELHAMENTO. Se um disco falhar, um outro será usado até que o 1º seja reparado.
    Organização e Níveis de Raid:
    NÍVEL 0 : Usa striping de dados, não possui redundância, não usa paridade.
    NÍVEL 1: Usa espelhamento de discos. Não usa paridade.
    NÍVEL 2: Usa redundância por meio de cód Hamming, os quais contém bits de paridade. O nível 2 inclui tanto a detecção quanto a correção de erros.
    NÍVEL 3: Usa um único disco para o bit de paridade, contando com a controladora de discos para identificar qual deles  falhou. Exige que todos os eixos das unidades de discos estejam sincronizados.
    NÍVEL 4: Um dos discos guarda a paridade da informação contida nos discos. Se algum disco avariar, a paridade será imediatamente utilizada para reconstruir o seu conteúdo. Usa striping de dados no nível de dados.
    NÍVEL 5: Usa striping de dados no nível de blocos. Funciona similarmente ao Raid 4, porem a paridae é ditribuída ao longo de todos os discos.
    NÍVEL 6: Semelhande ao Raid 5, porém aplica um esquema de redundância que usa o dobro de bits de paridade. Protegendo contra até duas falhas de discos.       
                   
  •  As faixas são os stripes utilzados no RAID 0,1,4,5. No caso o RAID 2 ele trabalha com bits e não com stripes. Achei uma interpretação meio sinistra ele comentar que o RAID 2 trabalha com palavras(que são organizações de bytes[1]) e muitas vezes com bytes, mas em [2] é explicado que trabalhando com os 7 discos do RAID 2, com 7 discos de armazenamento em bits(destes 3 para recuperação). Ainda em [2] podemos dividir cada byte em 2 grupos de 4 bits (ao meu ver podemos ter uma palavra de 4 bits também) e acrescentar o código de Hamming formando uma palavra de 7 bits(sendo os bits 1,2 e 4 de paridade) e portanto escrevê-la nos 7 discos, 1 bit em cada.

     
    Acho que uma boa seria uma tabelinha com essas informações básicas de com que trabalha, quantos discos, etc. Por eliminação fui assim na questão.
     
    a) RAID 5 trabalha é com faixa
    b) RAID 2 trabalha é com bits
    c) RAID 2 trabalha é com bits
    d) CORRETO
    e) RAID 2 trabalha é com bits
     
    Referências FCC
    [1] Tanenbaum, Organização Estruturada de Computadores, pag 40
    [2] Tanenbaum, Organização Estruturada de Computadores, pag 52
  • Encontrei um bizu interessante de um concurseiro que postou no site TIMasters:

    Raid

    0 - Tira (Strip)
    1 - Tira (Mirror);
    2 - Bit (Strip);
    3 - Bit (1 HD Paridade);
    4 - Tira (1 HD Paridade)
    5 - Tira (Varios HDs Paridade)

    Obs: Tira é o mesmo que faixa.

  • Gabarito: D.

     

    Questão difícil, na minha opinião.

     

    Só consegui acertar por eliminação, porque sabia que os níveis de RAID que necessitam da referida sincronização são o 2 e o 3.