SóProvas


ID
1622653
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o século XIX, o Brasil começou construir um projeto de identidade nacional. Em 1838, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e a partir daí uma geração de intelectuais produziu textos sobre diferentes aspectos da História do país. Sobre essa temática, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • sem comentários

  • Alternativa Correta : B

    A questão basicamente reforça a crítica ao Mito das três raças

    Em 1838 houve a criação do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro)

    Encarregado de escrever a história oficial, emerge então a Tese das 3 raças

    A tese da três raças  afirma que a cultura  e a sociedade brasileiras foram constituídas através de influências culturais de três raças: a europeia ( portuguesa), a africana e a indígena .Várias obras literárias reforçam a ideia do mito das três raças. Entre elas podemos citar Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre (relação entre negros e brancos) e O Guarani, de José de Alencar  (relação entre índios e brancos). O Povo Brasileiro, livro e documentário de autoria de Darcy Ribeiro, é um exemplo de registro da ideia desse mito.

    Os críticos consideram essa concepção como um "mito" por diversos fatores, entre eles:

    1 ) Ele idealiza a miscigenação brasileira, minimizando a violência da dominação colonialista e equilibrando as "três raças", quando de fato existe um desequilíbrio estrutural entre a elite branca e a população não-branca;

    2 ) Teóricos como Sérgio Buarque de Holanda  criticam o conceito de raça enquanto fator definidor de cultura;

    3 ) A ideia implica que "ndígenas" e "africano" são categorias homogêneas, quando cada uma das duas "raças" são formadas por diversas etnias diferentes.

  • Essa questão é um grande absurdo. As teorias eugênicas ganharam ampla força na segunda metade do século XIX, inclusive na política e historiografia. A valorização da miscigenação ocorre apenas do final do XIX, através da valorização do folclore nacional e da literatura, para ser evidenciada pelos sociólogos da geração de 1930

    Simplesmente ridículo a resposta ser letra B