A questão em análise exige que tenhamos conhecimento dos modelos de administração pública. Para que respondermos corretamente a questão, precisamos indicar qual das alternativas não se referem à Administração Pública Patrimonialista.
A - INCORRETA. No modelo de administração pública patrimonialista, os funcionários podem ascender a um cargo mediante a concessão do mandatário, pois falta uma distinção entre o que é público e o que é privado.
B - INCORRTEA. O recrutamento de servidores, no patrimonialismo, dava-se por meio de relações de confiança e obediência estreita a um senhor.
C - INCORRETA. No patrimonialismo os cargos de governo que constituem suas estruturas administrativas estão sob o domínio pessoal de um soberano.
D - CORRETA. No modelo de Administração Pública Burocrática, a estrutura tem como princípio a definição de regras e estatutos formais que detalham funções, competências e divisão de tarefas para o alcance de objetivos pré-definidos.
Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que apenas a alternativa "D", podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D