SóProvas


ID
1623043
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O Desenho do Cargo significa a especificação de conteúdo, métodos e técnicas de trabalho, o que permite aos Administradores projetarem os cargos individuais e combiná-los em unidades e departamentos. Há três modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial. Marque a alternativa que apresenta somente características do modelo contingencial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Modelo contingencial = O modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa, pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização. O nome contingencial decorre da adequação do desenho do cargo e dessas três variáveis. Como estas assumem características diferentes, o resultado é relativo, contingente e não fixo, ou padronizável.

    No modelo contingencial, o desenho do cargo não se baseia na presunção de estabilidade e permanência dos objetivos e dos processos organizacionais, mas, ao contrário, é dinâmico e baseia-se na contínua mudança e revisão do cargo, como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho.



    Questão de Concurso = (Cespe/TRT 10ª Região/Analista Administrativo/2013) A divisão de um processo organizacional em partes e a designação de cargos para a realização de cada parte é um exemplo de como os cargos são abordados no modo clássico, enquanto que a vinculação de um cargo amplo a um processo e aos seus respectivos níveis de complexidade revela a tendência conemporânea na análise de cargos.

    Gabarito: certo. No modo clássico (tradicional), o trabalho era dividido e fragmentado de acordo com uma organização departamentalizada funcionalmente. Atualmente (tendência), a análise de cargos é feita a partir de cargos amplos vinculados a um processo e aos seus níveis de complexidade.

    (RIBAS, 2014)
  • Falou em contingencia, lembre-se de situação.

    O líder contingencial pode ser chamado de líder situacional.