-
O gabarito esta correto. Segundo a teoria dos dois fatores o salário não é um fator motivacional de longo prazo. Sendo este um fator higiênico.
-
A teoria motivacional de Hezberg encaixa-se nas Teorias motivacionais de conteúdo (baseia-se nas razões
que levam uma pessoa ficar motivada), junto a de Maslow, por exemplo.
Hezberg, em sua teoria, inclusive, usa a pirâmide de Maslow. Ele a divide entre fatores higiênicos (necessidades fisiológicas, de segurança e sociais), e fatores motivacionais (estima e auto-realização).
Os fatores higiênicos são aqueles que, caso sejam deficientes, trazem INSATISFAÇÃO e queda de produtividade. Ou seja, sua presença seria "o básico", o mínimo para que os trabalhadores possam trabalhar sem ficarem insatisfeitos.
EX: Em um ambiente de trabalho fechado, o ar condicionado deve estar funcionando, e caso quebre, trará insatisfação, queda de produtividade, etc).
Os fatores motivacionais são os que, caso existentes, trazem mais SATISFAÇÃO e maior produtividade, mas sua falta nao provoca insatisfação. Estão relacionados à busca de realização pessoal e
auto-estima no trabalho. Variam de acordo com o indivíduo e com o grupo.
EX's:
RECONHECIMENTO PELA REALIZAÇÃO - O recebimento de
um reconhecimento público, ou não, por um trabalho bem feito ou um resultado
conseguido;
O TRABALHO EM SI - Tarefas consideradas
agradavéis e que provocam satisfação;
DESENVOLVIMENTO PESSOAL - Possibilidade de
aumento de status, perfil cognitivo ou mesmo de posição social;
POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO - Uma alavancagem
dentro da estrutura organizacional, em termos de cargo ou responsabilidade.
-
c)
Salário justo e condições seguras de trabalho.
-
Falou em AMBIENTE (SEGURANÇA) do Trabalho => FATOR HIGIÊNICO
-
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes Online
-
Gabarito: C
Falou em salário, lembra de fatores higiênicos.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém exemplos de fatores higiênicos.
A teoria dos dois fatores explica como o ambiente de trabalho, assim como o próprio trabalho realizado interagem para produzir motivação. Para Herzberg, a motivação resulta de dos seguintes fatores:
- Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
- Fatores motivacionais/ satisfacientes – são aqueles ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, são capazes de levar os indivíduos à satisfação. Dentre os fatores motivacionais, temos: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.
Herzberg entende, ainda, que os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional. O trabalho em si atende a necessidades e gera satisfações distintas das condições proporcionadas pelo ambiente.
Agora vamos às alternativas.
A - incorreta. Política de carreira e elogios pelo trabalho bem feito = fator motivacional.
B - incorreta. Possibilidade de crescimento e clima organizacional agradável = fator motivacional.
C - correta. Salário justo e condições seguras de trabalho = fator higiênico.
D - incorreta. Estilo brando de liderança e possibilidade de realizar algo importante = fator motivacional.
Após verificar cada alternativas, podemos marcar a opção "C".
GABARITO: C
Fontes:
DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.