SóProvas


ID
1623514
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para segmentar mercados consumidores, as empresas precisam formar segmentos observando características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. Determinada empresa estudou seu mercado em termos demográficos, definindo idade, tamanho da família, sexo, renda e ocupação dos consumidores. Após esta fase da segmentação, a empresa deseja segmentar seu público-alvo em termos de variáveis psicográficas e comportamentais. Assinale a alternativa abaixo que apresenta somente variáveis psicográficas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA - Diferentes unidades geográficas: países, estados, municípios, cidades e bairros;

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA - Divisão do mercado em grupos: idade, estágio do ciclo de vida, sexo, renda, religião, nível de instrução, tamanho da família;

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA - Baseado na: classe social, estilo de vida, características de personalidade;

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL - Divide os compradoresocasião, benefícios buscados, status do usuário, taxa de uso, grau de lealdade.

     

     

     

  • Não é cabível de anulação, conforme o comentário acima?

  • Psicográfica

    Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc.

     

    O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades.

     

    Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este fato, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.