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ID
1623673
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Relacione as figuras dos filósofos pré- socráticos Parmênides de Eleia e Heráclito de Éfeso com os elementos de suas respectivas teorias.


I. Parmênides de Eleia.

II. Heráclito de Éfeso.


( ) Indivisível, é, pois, todo idêntico; nem algo em uma parte mais, que o impedisse de conter-se, nem também algo menos, mas é todo cheio do que é, por isso é todo contínuo.

( ) A guerra é mãe de todas as coisas e de todas, rainha. Das coisas contrárias nasce a harmonia mais bela, e tudo se gera por via de contraste.

( ) Quem desce ao mesmo rio vem ao encontro de águas sempre novas. Descemos e não descemos ao mesmo rio, nós mesmos somos e não somos.

( ) O mesmo é o pensar e aquilo em função do que é o pensamento porque sem o ser, no qual é expresso, não encontrarás o pensar: de fato é ou será nada fora do ser.

( ) Todas as coisas se trocam por fogo e o fogo por todas as coisas, como mercadorias se trocam por ouro e o ouro por mercadorias.


A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:  

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

     

  • No livro "Historia da filosofia" de Julian marias, diz que: A gerra é o PAI de todas as coisas, isso confundiu meu raciocínio. 

  • B

  • Basta lembrar:

    Heráclito - O princípio de tudo é a transformação, as mudanças ocorrem por meio da luta de oposições entre contrários: paz - guerra, ordem - desordem, bem - mal. A arché para Heráclito é o FOGO por sua capacidade de agitar e transformar as coisas. Heráclito é o pai da dialética e influenciará toda a filosofia seguinte, o pensamento de luta de classe em Marx tem suas raízes em Heráclito.

    Parmênides - O SER é a arché de todas as coisas, ele é imutável, atemporal e indestrutível. As transformações que vemos na natureza são erros de nossa percepção, a verdade e a essência são imutáveis. Em Parmênides temos o monismo (todas as coisas são constituídas de apenas uma coisa, o SER) e o imobilismo (não existem transformações),conceitos que vão influenciar a teoria platônica.