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Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Filosofia


ID
1623667
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Tendo em vista as características do mito e da filosofia na Grécia Antiga, relacione as colunas.


I. Mito.

II. Filosofia.


( ) Pergunta e narra sobre o que era antes que tudo existisse.

( ) Opera, discursivamente, por meio de analogias, metáforas e parábolas.

( ) Exige investigação para responder aos problemas postos pela natureza.

( ) Pergunta e explica como as coisas existem e são agora.

( ) Não se preocupa com as contradições e irracionalidades de seu discurso.

( ) Explica os fenômenos da natureza a partir de causas puramente naturais.


A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:  

Alternativas
Comentários
  • A mitologia retrata questoes existenciais historicas, nao seguindo uma estrutura logica e racional,retratando possiveis ocorrencias historicas,existe portanto, uma determinada oposiçao, entre os aspectos racionais, da mitologia e a filosofia, a filosofia, porem ja retrata aspectos racionais, buscando evidenciar cientificamente os acontecimentos e os fenomenos naturais.

  • Res´posta A


ID
1623670
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia as afirmativas expostas abaixo sobre as principais características da Filosofia, em seu nascimento, na Grécia Antiga.


I. É uma cosmologia, isto é, uma explicação racional sobre a ordem presente ou atual do mundo: sua origem ou causas, sua forma, suas transformações e repetições, seu término.

II. A preocupação com o devir ou o vir a ser levará, pouco a pouco, os filósofos a distinguir entre aparência do mundo e a verdade ou essência do mundo.

III. Seu pressuposto básico é que “nada vem do nada e nada retorna ao nada": não há criação a partir do nada.

IV. A preocupação dos filósofos “físicos" é com o devir ou o vir a ser, ou seja, com o movimento (a transformação dos seres) e com o repouso (a identidade da phýsis e a estabilidade dos seres).

V. O fundo imortal e perene de onde tudo brota e para onde tudo regressa é a phýsis, qualidade primordial da origem e constituição dos seres. 


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  

Alternativas

ID
1623673
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Relacione as figuras dos filósofos pré- socráticos Parmênides de Eleia e Heráclito de Éfeso com os elementos de suas respectivas teorias.


I. Parmênides de Eleia.

II. Heráclito de Éfeso.


( ) Indivisível, é, pois, todo idêntico; nem algo em uma parte mais, que o impedisse de conter-se, nem também algo menos, mas é todo cheio do que é, por isso é todo contínuo.

( ) A guerra é mãe de todas as coisas e de todas, rainha. Das coisas contrárias nasce a harmonia mais bela, e tudo se gera por via de contraste.

( ) Quem desce ao mesmo rio vem ao encontro de águas sempre novas. Descemos e não descemos ao mesmo rio, nós mesmos somos e não somos.

( ) O mesmo é o pensar e aquilo em função do que é o pensamento porque sem o ser, no qual é expresso, não encontrarás o pensar: de fato é ou será nada fora do ser.

( ) Todas as coisas se trocam por fogo e o fogo por todas as coisas, como mercadorias se trocam por ouro e o ouro por mercadorias.


A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:  

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

     

  • No livro "Historia da filosofia" de Julian marias, diz que: A gerra é o PAI de todas as coisas, isso confundiu meu raciocínio. 

  • B

  • Basta lembrar:

    Heráclito - O princípio de tudo é a transformação, as mudanças ocorrem por meio da luta de oposições entre contrários: paz - guerra, ordem - desordem, bem - mal. A arché para Heráclito é o FOGO por sua capacidade de agitar e transformar as coisas. Heráclito é o pai da dialética e influenciará toda a filosofia seguinte, o pensamento de luta de classe em Marx tem suas raízes em Heráclito.

    Parmênides - O SER é a arché de todas as coisas, ele é imutável, atemporal e indestrutível. As transformações que vemos na natureza são erros de nossa percepção, a verdade e a essência são imutáveis. Em Parmênides temos o monismo (todas as coisas são constituídas de apenas uma coisa, o SER) e o imobilismo (não existem transformações),conceitos que vão influenciar a teoria platônica.


ID
1623676
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo, relativas ao pensamento filosófico de Sócrates.


I. Parte constantemente da afirmação de não-saber, pondo-se diante do interlocutor do diálogo na posição de quem tem tudo a aprender, mais do que na posição de quem tem a ensinar.

II. O ser humano é, essencialmente, corpo e alma. Esta junção o distingue, especificamente, de todas as outras coisas ou seres existentes.

III. Pela maiêutica, cuja finalidade consiste em quebrar a solidez aparente dos preconceitos, o interlocutor do diálogo é conduzido à descoberta da própria ignorância.

IV. Segundo Aristóteles, a lógica socrática (ou o método socrático) ergue-se sobre dois pilares fundamentais: o raciocínio indutivo e a ideia.

V. Com a ironia, a ignorância do interlocutor do diálogo é superada através da descoberta, por ele mesmo, da verdade interior, encontrando, assim, o verdadeiro conhecimento (episteme).


A alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras é:

Alternativas

ID
1623679
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No diálogo A República, Platão identifica e distingue quatro modos ou graus de conhecimento. Quais deles dizem respeito à matemática e às ideias (eidos), respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • Letra D - O raciocínio dedutivo (diánoia) para a matemática e a intuição intelectual (nóesis) para as ideias.

  • Doxa (opinião), intermédio entre ignorância e conhecimento, se divide em:

    • Eikasía: referindo-se às imagens sensíveis da coisa.
    • Pístia: o próprio objeto sensível.

    Epistéme (ciência), conhecimento fundamentado, se divide em:

    • Diánoia: conhecimento matemático-geométrico.
    • Nóesis: conhecimento dialético das ideias.

    DOXA (Opinião | os acentos ficam no "i") - Eikasía e Pístia (imagem e objeto)

    EPISTÉME (Ciência) - Diánoia, Nóesis (matemátia e ideia - o que sobrou)


ID
1623682
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a teoria de Platão, as ideias apresentam algumas características básicas, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Letra A - corporeidade. É o contrário, as ideias são do mundo incorpóreo. O corporeo é o mundo sensível.


ID
1623685
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:


I. Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento.

II. Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações.

III. Oferece princípios, leis, regras e normas para todo pensamento que quiser ser verdadeiro.

IV. É um instrumento do pensamento e da linguagem dispensável para o campo científico.

V. Lida com leis universais, que independem do tempo, lugar, pessoas ou circunstâncias.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  

Alternativas

ID
1623688
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre a ética de Aristóteles, analise as afirmativas abaixo e assinale “V" para VERDADEIRO e “F" para FALSO.  


( ) A ação correta do ponto de vista ético deve evitar os extremos, tanto o excesso quanto a falta, caracterizando-se assim pelo equilíbrio, ou justa medida.

( ) Nitidamente teleológica, a ética afirma que os seres humanos buscam a felicidade (eudaimonia). Assim sendo, a felicidade (eudaimonia) é o fim ao qual conscientemente tendem todos os homens.

( ) A possibilidade de agir corretamente e de tomar decisões éticas depende de um conhecimento do Bem, que é obtido pelo indivíduo por meio de um longo e lento processo de amadurecimento espiritual.

( ) A ética, ao pertencer ao domínio do saber prático, possui o intuito de estabelecer sob que condições podemos agir da melhor forma possível tendo em vista o nosso objetivo principal que é a felicidade (eudaimonia), ou a realização pessoal.

( ) A virtude não pode ser ensinada: ou já a trazemos conosco ou nada será capaz de incuti-la em nós. Assim, a virtude dever ser inata. Porém, encontra-se adormecida em cada uma das pessoas, e o papel do filósofo consiste exatamente em despertá-la. 

A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa? 

Alternativas

ID
1623691
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas relacionadas à política de Aristóteles.


I. O homem é um animal político por natureza (zóon politikon), ou seja, é da natureza humana buscar a vida em comunidade e, portanto, a política não é por convenção (nómos), mas por natureza (phýsei).

II. A justiça política consiste em duas ações principais: igualar os desiguais, isto é, criar os iguais; e determinar que o tratamento desigual dos desiguais seja justo.

III. Os cidadãos existem para o bem da pólis, motivo pelo qual Aristóteles delimita com precisão a esfera pública de atuação do Estado, autorizando-o a regular e dirigir a esfera privada.

IV. Existem três formas básicas de governo correto: o governo de um só – Monarquia; o governo de um pequeno grupo – Aristocracia; e o governo da maioria – Politía.

V. A ciência política deve pautar-se, essencialmente, por perspectivas ideais, deixando de lado as perspectivas de natureza pragmática e empírica.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Está certo? É a letra A mesmo? 

  • Por que a afirmação IV está errada? São as formas boas de política segundo Aristóteles. Ou o termo correto invalida a questão?
  • IV está errada porque não séria no caso aristocracia, mas sim oligarquia

  • A banca alterou o gabarito (e não anulou) por considerar um erro na palavra POLITÍA que deveria ser POLITÉIA 

  • O correto é politeia e não politía, conforme já indicado. Por se tratar de uma palavra grega, a alteração da grafia compromete o seu sentido original. Seria o caso de "manike" e "mantike", por exemplo: palavras parecidas, mas com significado e referência distintos. A banca acertou ao mudar a alternativa.

ID
1623694
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Para Santo Agostinho, é preciso compreender para crer e crer para compreender (Intellige ut credas, crede ut intelligas). Isso evidencia que a razão humana se relaciona duplamente com a fé, numa ordem de:

Alternativas

ID
1623697
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

 São Tomás de Aquino, principal representante da __________, desenvolve um pensamento profundamente ligado ao de __________. Seu papel principal foi o de organizar as verdades da religião e de harmonizá- las com a filosofia. Para ele, então, a __________,criada por Deus, e a __________, revelação de Deus, não podem entrar em __________, porque procedem do mesmo Princípio.


Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do texto apresentado. 

Alternativas
Comentários
  • São Tomás de Aquino.
    c. 1395. Por Fra Angelico, atualmente na Collezione Vittorio Cini, em Veneza.

    De acordo com ele, "...todos os atos da virtude são prescritos pela lei natural: como a razão de cada um naturalmente dita que ele aja virtuosamente. Mas se falarmos de atos virtuosos considerados em si mesmos, ou seja, em suas próprias espécies, segue que nem todos os atos virtuosos são prescritos pela lei natural: pois muitas coisas são realizadas virtuosamente, mas cuja natureza não se inclinava para inicialmente; mas que, pelo inquérito da razão, foram percebidas pelos homens como condutivas ao bem estar"

  •  Finalmente, fé e razão, distintas e relacionadas, seriam as duas ferramentas primárias para processar os dados teológicos. Ele acreditava que ambas eram necessárias- ou, melhor, que a "confluência" de ambas era necessária - para obter-se o verdadeiro conhecimento de Deus. O objetivo final da teologia, para Tomás, era utilizar a razão para perceber a verdade sobre Deus e experimentar a salvação através desta verdade.

    ITEM A


ID
1623700
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

São obras de Nicolau Maquiavel:

Alternativas
Comentários
  • ele escreveu suas obras mais conhecidas: O Príncipe[nota 3] e os Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio (1512-1517). 

    ITEM D


ID
1623703
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Qual é o autor reconhecido como o “fundador da ciência moderna e o teorizador do método científico e da autonomia da pesquisa científica”?

(REALE; ANTISERI, 1990, p. 252)

Alternativas

ID
1623706
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Os ídolos e noções falsas que ora ocupam o intelecto humano e nele se acham implantados não somente o obstruem a ponto de ser difícil o acesso da verdade, como, mesmo depois de seu pórtico logrado e descerrado, poderão ressurgir como obstáculo à própria instauração das ciências, a não ser que os homens, já precavidos contra eles, se cuidem o mais que possam."

(BACON, F. Novum organum. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. p. 20-21.) 


Na sequência desse texto, o filósofo apresenta os “gêneros" dos ídolos “que bloqueiam a mente humana" (BACON, 1979, p. 21). Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde aos ídolos expostos por Francis Bacon nesse referido texto

Alternativas

ID
1623709
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

“Mas não temerei dizer que penso ter tido muita felicidade de me haver encontrado, desde a juventude, em certos caminhos, que me conduziram a considerações e máximas, de que formei um método, pelo qual me parece que eu tenha meio de aumentar gradualmente meu conhecimento, e de alçá-lo pouco a pouco, ao mais alto ponto, a que a mediocridade de meu espírito e a curta duração de minha vida lhe permitam atingir."  (DESCARTES, R. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 66.)  


Das alternativas abaixo, qual NÃO corresponde às regras do método expostas por René Descartes nesse texto

Alternativas

ID
1623712
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Da concepção de Thomas Hobbes acerca do estado de natureza, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  

    No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza ondeo homem é o lobo do próprio homem, pois possuem um poder de violência ilimitado. (Minhas anotações Rs)

  • O homem não é mau por natureza, que fique claro. Ele apenas possui um desejo de perpetuar a vida. Entretanto, seu maior medo é, consequentemente, a morte. Devido a isso, o homem se antecipa e ataca a outrem para proteger esse seu direito; o outrem, no entanto, pensa do mesmo jeito, gerando um ciclo de guerra de todos contra todos.

  • Desculpa minha ignorância,mas não consegui entender qual alternativa é,tô em dúvida se acertei ou errei

  • Gab: A

    Resuminho sobre os três principais autores do contrato social:

    Thomas Hobbes:

    Natureza humana primitiva Ser humano egoísta: “o homem é lobo do próprio homem”;

    Estado de natureza- A guerra de todos contra todos;

    Contrato Social- Renúncia dos direitos individuais ao Estado em nome da paz civil;

    Propriedade privada- A propriedade pertence ao Soberano, mas concedida seu usufruto até o limite que o Estado determinasse.

    Deposição de governos- Possível se falhasse em garantir a paz civil;

    Tipos de regimes políticos- Monarquia, aristocracia, democracia;

    Regime político preferido- Indiferente, mas absolutista dentro de um Estado de Direito;

    Principal obra- O Leviatã (1651)

    John Locke: 

    Natureza humana primitiva Tábula rasa: ser humano nem é bom ou mal.

    Estado de natureza- Insegurança generalizada

    Contrato Social-  Renúncia parcial dos direitos individuais para o Estado atuar em serviço dos cidadãos.

    Propriedade privada-  Um direito natural.

    Deposição de governos- Possível se falhasse em garantir os direitos naturais.

    Tipos de regimes políticos-  Democracia, oligarquia, monarquia, Commonwealth

    Regime político preferido-  Democracia representativa (Commonwealth) com limitações de poderes.

    Principal obra-  Segundo Tratado sobre o Governo (1689)

     

    Jean-Jacques Rousseau:

    Natureza humana primitiva O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe;

    Estado de natureza- Individualismo improdutivo.

    Contrato Social-  Transferência dos poderes individuais para a vontade geral em contrapartida do benefício comum.

    Propriedade privada- Apropriação indevida, mas reconhecida socialmente.

    Deposição de governos- Permitido se violasse a vontade geral.

    Tipos de regimes políticos- Monarquia, aristocracia, democracia

    Regime político preferido- Democracia direta se o Estado for pequeno

    Principal obra- Sobre o Contrato Social (1762)

  •  

     03 expoentes da teria do JUSNATURALISMO CONTRATUAL (ao lado, suas palavras-chaves)

    HOBBES: garantir a SEGURANÇA

    LOCKE: garantir a PROPRIEDADE

    ROUSSEAU: garantir a LIBERDADE

     

    Todos eles entendem que o contrato é necessário e que o Estado é fruto de um pacto (contrato) que a sociedade faz. Mas eles justificam essa necessidade por motivos diferentes:

     

    1) HOBBES: na noção de igualdade material + perspectiva agressiva e egoísta do estado de natureza do homem = para conter essa agressividade = necessidade de um ESTADO ABSOLUTISTA.

    2) LOCKE: a noção de igualdade + estado natural do homem POLÍTICO + ESTADO LIBERAL.

     

    3) ROUSSEAU: noção de igualdade + perspectiva romântica do estado de natureza do homem + ESTADO SOCIAL (porque, ao contrário do LOCKE, Rousseau entende que o mal da sociedade veio com a ideia de propriedade - como uma fraude e que, não é o homem que precisa servir ao ESTADO LIBERAL, mas sim o ESTADO SOCIAL que deve servir ao homem) = BEM COMUM.

     

     

     

    DESTAQUE PARA THOMAS HOBBES

    Para Hobbes, o estado soberano é ABSOLUTISTA (estado forte que interfere na esfera privada) . Para Hobbes, é um Estado de liberdade irrestrita e de guerra, no qual os homens lesam, invadem, usurpam e prejudicam uns aos outros (não há controle racional do homem, nem estado idílico e bucólico de pleno deleite do estado de natureza) – homo homini lúpus = o homem é o lobo do próprio homem.

    Desse modo, Thomas Hobbes sustenta a necessidade de um pacto social para a preservação da paz e harmonia entre os homens, sob a autoridade de um soberano que está acima de todos. O Estado é criado a parti desse acordo de vontades (pacto), de forma que se inicia a vida civil (abolição da guerra e da impunidade) – o poder do soberano provém de um contrato entre os homens. O Estado fundamenta-se na razão e no poder soberano.

    Para Hobbes, apesar das leis da natureza, é necessário um poder que mantenha a SEGURANÇA. Resulta daí, para ele, a necessidade de que as leis naturais sejam concretizadas por meio do soberano, no Estado (Se quiser conservar sua vida, sua segurança, o homem precisa abdicar da sua liberdade em favor do soberano, que deve ter poder suficiente para manter a ordem social).

     

    a) CONTRATUALISTA na medida em que justifica o poder soberano no contrato social

    b) ILUMINISTA quando busca uma explicação racional negando a fundamentação metafísica do poder divino.

    c) JUSNATURALISTA ao afirmar que a força do Estado existe para proteger a vida em sociedade, que seria impossível no estado de natureza.

     

    Trata se de uma teoria que não serve ao ideal constitucionalista, mas sim ao antigo regime absolutista já que não propõe a limitação do poder Ao contrário, propõe o FORTALECIMENTO DA AUTORIDADE SOBERANA.

     

    CURSO PROF RICARDO MELO JUNIOR/DIREITO ECONÔMICO/GRANCURSOS


ID
1623715
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Ao distinguir as diversas formas de governo, Rousseau (2012, p. 79) afirma que o “[...] Soberano pode, em primeiro lugar, confiar o Governo a todo o povo ou à maior parte do povo,de modo que haja mais cidadãos magistrados do que simples cidadãos individuais”.

Dessa citação de O Contrato Social, é correto afirmar que ela se refere à:

Alternativas
Comentários
  • Rousseau = democracia 

  • As ideias de Rousseau são consideradas fundamentos da democracia;

  • Para Rousseau, a única maneira de conciliar liberdade e igualdade com um governo é através da democracia. A razão para isso é a seguinte. Um governo em que todas as pessoas governam há igualdade. Uma cabeça, um voto é uma fórmula que expressa isso. Quer dizer, ao contrário de uma monarquia, em que apenas uma pessoa governa e todas as demais devem obedecer, numa democracia todas as pessoas governam, todas têm o mesmo poder político.

    Fonte: https://filosofianaescola.com/politica/a-democracia-para-rousseau/

  • Para Rousseau, os dois bens mais importantes da humanidade são a igualdade e a liberdade. O autor considerava ainda que o contrato social tem por finalidade:

    Estabelecer e garantir a vontade geral (relacionada, portanto, à democracia); e

    Legitimar a propriedade privada.

    Resposta: D


ID
1623718
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

São obras que pertencem aos escritos críticos de Immanuel Kant, respectivamente relacionados à teoria do conhecimento, à filosofia moral e à estética:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A) Crítica da Razão Pura; Crítica da Razão Prática; Crítica da Faculdade de Julgar.

    Boa noite. :)


ID
1623721
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Para Kant (2001, p. 54), “a filosofia transcendental é a ideia de uma ciência para a qual a crítica da razão pura deverá esboçar arquitetonicamente o plano total, isto é, a partir de princípios, com plena garantia da perfeição e solidez de todas as partes que constituem esse edifício”. Como Immanuel Kant expõe em sua primeira obra crítica, é correto afirmar que a filosofia transcendental refere-se a:

Alternativas

ID
1623724
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Dialética Transcendental, Kant (2001, p. 406-7) apresenta uma série de antinomias. As antinomias são expostas por uma tese e uma antítese. Numa delas, a tese afirma: “A causalidade segundo as leis da natureza não é a única de onde podem ser derivados os fenômenos do mundo no seu conjunto. Há ainda uma causalidade da liberdade que é necessário admitir para os explicar.” Já sua antítese expõe que: “Não há liberdade, mas tudo no mundo acontece unicamente em virtude das leis da natureza”. De qual antinomia a citação está fazendo referência?

Alternativas
Comentários
  • 1ª antinomia:

    Tese: «O mundo tem um começo no tempo e é também limitado no espaço.»

    Antítese: «O mundo não tem nem começo nem limites no espaço, mas é infinito tanto no tempo como no espaço.»

    2ª antinomia:

    Tese: «Toda a substância composta, no mundo, é constituída por partes simples e não existe nada mais que o simples ou o composto pelo simples.»

    Antítese: «Nenhuma coisa composta, no mundo, é constituída por partes simples e não existe nada no mundo que seja simples.»

    3ª antinomia:

    Tese: «A causalidade segundo as leis da natureza não é a única de onde podem ser derivados os fenómenos do mundo no seu conjunto. Há ainda uma causalidade pela liberdade que é necessário admitir para os explicar.»

    Antítese: «Não há liberdade, mas tudo no mundo acontece unicamente em virtude das leis da natureza.» 

    4ª antinomia:

    Tese: «Ao mundo pertence qualquer coisa que, seja como sua parte, seja como sua causa, é um ser absolutamente necessário.»

    Antítese: «Não há em parte alguma um ser absolutamente necessário, nem no mundo, nem fora do mundo, que seja a sua causa.»

    FONTE:


ID
1623727
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant (1960) apresenta a lei moral. O nome dado a essa lei moral é:

Alternativas

ID
1623730
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Em seu Curso de Filosofia Positiva, Augusto Comte apresentou a lei dos três estágios. De acordo com tal lei, “cada uma de nossas concepções principais e cada ramo de nossos conhecimentos passam necessariamente por três estágios teóricos diferentes: o estágio teológico ou fictício, o estágio metafísico ou abstrato e o estágio científico ou positivo" (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 291). No estágio positivo, o espírito humano abre mão das especulações “para procurar apenas descobrir, com o uso bem combinado do raciocínio e da observação, suas leis efetivas, isto é, suas relações invariáveis de sucessão e de semelhança" (Comte apud REALE; ANTISERI, 2005, p. 292).


A partir do exposto acima e da filosofia geral de Comte, considere as afirmativas abaixo. 


I. Sua física social almeja submeter a realidade social à pesquisa científica rigorosa através da observação e do experimento, de modo precisamente idêntico ao realizado pela física e pela química.

II. A lei geral da estática social descoberta por Comte mediante o método da física social é a conexão entre os diversos aspectos da vida social.

III. A lei dos três estágios é a lei fundamental da dinâmica social, sendo ainda a senda do progresso humano.

IV. À física social compete compreender os fenômenos sociais e modificá-los em benefício da sociedade em geral, sendo o estado positivo, para onde essa modificação tem lugar ou para onde ela conduz, um itinerário e um fim.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
1623733
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO pertence à maneira como Karl Marx define a alienação do trabalho? 

Alternativas
Comentários
  • A alienação é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade. Karl Marx em sua obra Manuscritos econômico-filosóficos usou o termo para descrever a falta de contato e o estranhamento que o trabalhador tinha com o produto que produzia


ID
1623736
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Precisamente nisso enxerguei o grande perigo para a humanidade, sua mais sublime sedução e tentação – a quê? ao nada? –; precisamente nisso enxerguei o começo do fim, o ponto morto, o cansaço que olha para trás, a vontade que se volta contra a vida, a última doença anunciando-se terna e melancólica: eu compreendi a moral da compaixão, cada vez mais se alastrando, capturando e tornando doentes até mesmo os filósofos, como o mais inquietante sintoma dessa nossa inquietante cultura europeia; como o seu caminho sinuoso em direção a um novo budismo? a um budismo europeu? a um – niilismo?..." (NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 11-12.)


De acordo com o referido fragmento e considerando a totalidade do pensamento de Friedrich Nietzsche, podemos afirmar que a alternativa INCORRETA é: 

Alternativas
Comentários
  •  a) A elaboração nietzschiana sobre o niilismo é a oportunidade em que o filósofo reconcilia-se com Immanuel Kant, julgando-o como aquela honrosa exceção que, em pleno século XVIII, salvaguardou o pensamento alemão dos ataques da metafísica. Na opinião de Nietzsche, o imperativo categórico é o antídoto ao niilismo.

     INCORRETA.  O kantismo inaugura uma nova fase das especulações éticas institui seus preceitos de forte conotação deontológica (deve-ser) e a liberdade está na máxima do imperativo categórico. A finalidade do agir humano não está na felicidade, mas sim no dever com características: apriorísticas, racional e universal (QUER DIZER: AGIR DE FORMA QUE SUA CONDUTA POSSA SER UNIVERSALIZADA) , a preocupação ética. A liberdade se confunde com o cumprimento do próprio dever, a moralidade lida com a liberdade, com a autonomia, com a interioridade e com a noção de dever pelo dever. Por outro lado, a juridicidade, lida com o conceito de coercitividade, exterioridade e pluralidade de fins da ação, que não os fins próprios de uma deontologia categórica e a priori. O universalismo do imperativo categórico,  idéia jurídica: - Formação de uma federação de Estado no plano Internacional. - Evitar a guerra é buscar a paz ( fim último da proposta de todo o Direito e de toda a história). https://pt.scribd.com/document/242346443/Filosofia-Lucas-C-Ferreira-docx

    Nietzsche, critica uma das característica que provém do imperativo categórico que é a universalidade. O filósofo do “Martelo” diz que esse imperativo é uma redução da própria individualidade do ser humano e uma aproximação às paixões que diluem o homem ao “rebanho”. Vejamos: “As exigências feitas por Kant para que uma moral fosse inscrita num patamar de universalidade, e portanto fosse legítima, coincidem, para Nietzsche, com os preceitos de uma religião que guarda uma prévia compreensão da natureza do homem e tenta, com um controle total das paixões, homogeneizar os homens. A individualidade é diluída no meio do rebanho”  OLIVEIRA, A. O. A Crítica de Nietzsche à Moral Kantiana: Por Uma Moral Mínima. Cadernos Nietzsche n. 27, p.169-189. 2010. “[…] é tempo, finalmente, de substituir a pergunta kantiana, ‘como são possíveis os juízos sintéticos a priori?’ com esta outra: “por que é necessária a crença em tais juízos?” e de compreender que semelhantes juízos devem ser tidos por verdadeiros para a conservação dos seres de nossa espécie; mas isso não impede que “eles também poderiam ser falsos!” OLIVEIRA, A. O. A Crítica de Nietzsche à Moral Kantiana: Por Uma Moral Mínima.  http://colunastortas.com.br/2015/05/27/a-moral-em-nietzsche-o-castrado-e-o-espirito-livre/#5 


ID
1623739
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Acerca da fenomenologia de Edmund Husserl, analise as afirmativas abaixo e marque “V" para VERDADEIRO e “F" para FALSO.


( ) Enquanto saber fundado nas essências, é um conhecimento absolutamente necessário, em oposição ao conhecimento baseado na experiência empírica dos fatos contingentes.

( ) Analisa dados externos à consciência, ou seja, funda-se na essência dos fenômenos e na objetividade transcendental, pois as essências existem na consciência e no mundo exterior.

( ) O método fenomenológico deriva de uma atitude, presumidamente sem pressupostos, objetivando proporcionar ao conhecimento filosófico as bases sólidas de uma ciência de rigor.

( ) Busca a raiz de toda atividade filosófica e científica. Além disso, conduz à certeza do conhecimento e, por conseguinte, é ela uma disciplina a priori.

( ) O método fenomenológico é analítico, conduzindo a resultados específicos e cumulativos, como no caso de investigações científicas, fazendo inferências e conduzindo a teorias metafísicas.


 A sequência correta de cima para baixo encontra-se em qual alternativa?

Alternativas

ID
1623742
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia

Sobre o pensamento existencialista de JeanPaul Sartre é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1623745
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Escola de Frankfurt.


I. A pesquisa social para os frankfurtianos deve ser especializada, restrita aos campos de saber específicos, visto que a pretensão de totalidade, mais do que contribuir, prejudica e embaça as análises da sociedade.

II. A teoria crítica da sociedade é a designação dada ao conjunto de elaborações desenvolvidas pela Escola de Frankfurt. O nome da teoria não é apenas um nome fantasia sem sentido, porém uma referência ao atributo que a distinguiria dos trabalhos da sociologia empírica americana.

III. Embora os frankfurtianos tenham recusado a ortodoxia marxista, trata-se de uma teoria crítica cujo esforço foi reatualizar a transformação operada por Karl Marx.

IV. De orientação nitidamente liberal, a Escola de Frankfurt tem sua origem no Instituto de Pesquisa Social e seus estudos procuram questionar a crescente valorização das pesquisas de orientação marxista. Mais do que um experimento de pesquisa social, a Escola de Frankfurt é uma militância liberal.


Dentre as alternativas abaixo, em qual delas há afirmativas verdadeiras? 

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmações II e III, sem medo de ser feliz.


ID
1623748
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a ética discursiva de Jürgen Habermas.


I. Habermas reconhece que a ética está inexoravelmente determinada pela impossibilidade de fundamentação do agir moral: não há critérios absolutos, os juízos morais possuem um caráter histórico e social incontornável. Cabe à ética discursiva admitir o relativismo de toda verdade moral e renunciar ao alcance de normas universais.

II. Diante da pluralidade de perspectivas que orientam a ação moral, Habermas afirma que os juízos morais devem necessariamente expressar atitudes e preferências de cada integrante do diálogo. Por conseguinte, em face do relativismo, a ética discursiva abandona qualquer intenção formalista, concedendo centralidade às decisões particulares e/ou aos contextos.

III. Buscando renovar as pretensões universalistas da ética, Habermas constrói uma teoria na qual apresenta a importância do discurso racional como formador do consenso. É, pois, por intermédio do discurso que se alcança a justificação racional capaz de legitimar a validade das normas.

IV. Para a ética do discurso, é necessário discernir o consenso do falso consenso. O critério capaz de realizar a distinção encontra-se na concepção habermasiana de situação ideal de fala, mediante a qual seria possível imaginar comunicações livres de eventuais coações.

V. Ao conceder centralidade ao discurso, Habermas defende a ideia segundo a qual as normas somente alcançam legitimidade por intermédio do esforço compartilhado da prática comunicativa. Sendo assim, a ética é um exercício que se realiza na comunicação de sujeitos simetricamente dispostos em suas oportunidades de fala.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Habermas DEFENDE também uma ética universalista, deontológica, FORMALISTA e cognitivista. Para ele, os princípios éticos não devem ter conteúdo, mas garantir a participação dos interessados nas decisões públicas através de discussões (discursos), em que se avaliam os conteúdos normativos demandados naturalmente pelo mundo da vida. Além disso, o filósofo indica quatro ''pretensões de validade'' implícitas em qualquer ato comunicativo voltado à mútua compreensão, sendo elas as seguintes: ·       

    Pretensão de Inteligibilidade (as expressões devem ser inteligíveis);

    Pretensão de Verdade (o conteúdo deve ser verdadeiro);

    Pretensão de Sinceridade (o falante tem que expressar suas intenções de modo sincero);

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BCrgen_Habermas

    Pretensão de Correção Normativa (os proferimentos têm que ser corretos no contexto de normas e de valores existentes).[11


ID
1623751
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A função dos governos quando se apresentam as crises econômicas é a de intervir na economia, mesmo que seja “pagando desempregados para abrir buracos nas estradas para depois enchê-los novamente”, uma vez que isso coloca dinheiro em circulação, reativa o consumo, recoloca em movimento o sistema produtivo. Portanto, determinados controles não devem ser abandonados à iniciativa individual, mas requisitados pelo Estado para compor o conjunto de suas atribuições. Atividades econômicas similares desenvolvidas pelo Estado aliam programas sociais com eficiência econômica.

Tal entendimento acerca da função do Estado no que tange à esfera econômica da sociedade é próprio de teóricos do:

Alternativas

ID
1623754
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos temas de bioética e ética do meio ambiente.


I. O interesse pela bioética surge, primeiramente, na Europa, na década de 60 do século XX, devido a desafios e problemas típicos das ciências da saúde.

II. Em Princípios de Ética Biomédica (1979), Beauchamps e Childress propõem quatro princípios básicos da bioética, a saber: não maleficência; beneficência; respeito à autonomia; e justiça.

III. A ética ambiental, sob o signo de Jonas, repudia o antropocentrismo, proclamando os direitos da natureza, isto é, torna a natureza um verdadeiro sujeito de direito.

IV. No âmbito de uma ética ecológica, o princípio de responsabilidade, criado e proposto por Jonas, refere-se ao presente e futuro imediato dos seres.

V. Como ética particular ou aplicada, a bioética pressupõe uma ética geral, pois visa à aplicação de princípios morais nos diferentes âmbitos da vida, em razão de problemas daí decorrentes.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • princípios que podem ser estendidos a qualquer relação bioética. No livro, os princípios levantados

    pelos filósofos são:

    • princípio da não maleficência: nunca o paciente ou a cobaia de testes pode ser prejudicado. Existem exceções, por exemplo quando um tratamento possa desencadear algum tipo de prejuízo, mas há, no fim, um benefício maior e desejável.
    • princípio da beneficência: o utilitarismo, corrente filosófica desenvolvida pela primeiraͫ vez pelos filósofos ingleses Jeremy Bentham e John Stuart Mill, diz que uma ação ética é aquela que provoca o maior benefício ao maior número de pessoas, além de minimizar o dano. Para Beauchamp e Childress, uma relação bioética não pode ser diferente. Profissionais de saúde e pesquisadores que utilizem a vida em suas pesquisas devem ser utilitaristas.
    • princípio da autonomia: toda pessoa busca a sua autonomia. Beauchamp e Childress buscaram essa ideia de autonomia no filósofo iluminista alemão Immanuel Kant para defender que o paciente deve ser autônomo e decidir se ele aceita ou não o tratamento médico proposto.
    • princípio da justiça: recorrendo ao filósofo estadunidense contemporâneo John Rawls, Beauchamp e Childress colocam a justiça como princípio para qualquer ação que se pretenda ética na manipulação da vida. Buscar uma ação justa é fundamental para que qualquer tratamento da vida possa estabelecer-se eticamente.

    FONTE: Alfacon.