SóProvas


ID
1624588
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir:

       No primeiro dia do ano de 1902, Manaus assiste à inauguração da Vila Municipal, ideada pelo prefeito Arthur Araújo, cujo projeto urbanístico fora aprovado no ano anterior. A solenidade realiza-se pela manhã e, no seu curso, monsenhor Francisco Benedito Coutinho, vice-governador, celebra missa comemorativa na praça Silvério Nery, hoje de Nossa Senhora de Nazaré, onde via-se lotes de terreno ainda incultos, devido à distante localização. Consistiu o evento numa das derradeiras atividades promovidas pelo prefeito, pois, antes de uma quinzena, seria substituído pelo coronel Adolpho Lisboa.

       Os habitantes da capital parecia estarem cansados da administração da cidade, daí receberem o novo prefeito como uma esperança de novos tempos. Quantos anos faziam desde que o mandatário comandava os destinos de Manaus?

     Voltemos, no entanto, à inauguração de 1902. Como não haviam escolas no novo bairro, e ainda como parte do programa, o prefeito dirige a solenidade de colocação da pedra fundamental de um colégio do município. Mas a construção não prosperou, haja visto o lote onde ficaria a escola ter sido aforado em 1907. (MENDONÇA, Roberto. Administração do coronel Lisboa, p. 105. Texto adaptado.)


Assinale a alternativa em que a concordância verbal está CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão maluca.. COMO PODE o verbo não concordou com o sujeito o certo seria:

     

    Os habitantes da capital pareciam 

    quem parecia = os HABITANTES == ENTÃO os habitantes Pareciam

  • Maluca mesmo. Mas chequei a prova e o gabarito em formato pdf, em outro site, e está correta.

    Penso se tratar de alguma regra pouco conhecia. Sei que só pode ir para o plural uma, então pensei ser o correto "os habitantes da capital pareciam estar". Portanto nunca me ocorreu que "os habitantes da capital parecia estarem" se trataria de outra opção correta.

    Se alguém puder esclarecer, por favor.

  • o verbo parecer tem dupla possibildade .. quando tem o verbo estar tem esta sacanagem -- coisa feia de se ler .. mas ta corretinho 

     

     

  • A confusão está em considerar o verbo parecer como auxiliar, o que não se aplica. O sujeito de parecer é oracional, portanto o verbo fica na 3ª pessoa do singular.

    O que parecia? Parecia que os habitantes da capital estavam cansados da administração da cidade. 

    O sujeito do verbo parecer é "que os habitantes da capital estavam cansados da administração da cidade."

    Foi a única explicação que encontrei. É uma questão complexa. Espero que tenha ajudado.

  • a) É uma regrinha desconhecida, as duas concordâncias estão corretas: "Os habitantes parecem estar" ou "Os habitantes parece estarem". Só não pode flexionar os dois verbos.

    Por exclusão:

    b)  O verbo “haver”, no sentido de “existir”, é impessoal, permanecendo na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito.

    c) O verbo "fazer" referindo-se a tempo decorrido também é impessoal.

    d) A expressão "haja visto" não existe, apenas "haja vista" (no feminino), que admite ainda a variação do verbo "haver" (hajam vista).

    e) Lotes eram vistos -> viam lotes (no plural).

     

  • Quando o verbo parecer vem seguido de outro verbo no infinitivo, são possíveis duas formas de concordância verbal, sendo flexionado apenas um dos verbos em cada forma.

    Ou ocorre a flexão do verbo parecer em singular ou plural e não flexão do infinitivo. Ou ocorre a não flexão do verbo parecer, que se mantém na 3.ª pessoa do singular, e a flexão do infinitivo para o plural.

    Exemplos com flexão do verbo parecer:

    Os alunos pareciam ouvir a professora.
    Helena e Paulo parecem gostar um do outro.

    Exemplos com não flexão do verbo parecer:

    Os alunos parecia ouvirem a professora.

    Helena e Paulo parece gostarem um do outro.

    A primeira forma é a considerada mais correta, sendo a mais utilizada pelos falantes da língua. A segunda forma é utilizada numa linguagem mais literária, sendo considerada pelos falantes como mais estranha e pouco habitual.

    Dupla flexão: erro

    O erro na conjugação do verbo parecer ocorre quando há dupla flexão, ou seja, quando erradamente há a flexão do verbo parecer e simultaneamente a flexão do verbo no infinitivo. 

    Assim, sendo errado fazer a flexão simultânea dos dois verbos, as frases seguintes estão erradas:

    Os alunos pareciam ouvirem a professora.

    Helena e Paulo parecem gostarem um do outro.

    Outra particularidade na concordância com o verbo parecer

    Além das duas formas acima expostas, há outra particularidade na concordância verbal com o verbo parecer. Em orações desenvolvidas o verbo parecer deverá estar sempre escrito no singular. 

    As luzes parece que estão piscando.

    As crianças parece que não se machucam!

     

    Fonte: https://www.normaculta.com.br/concordancia-verbal-com-o-verbo-parecer/