SóProvas


ID
1624681
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir sobre a pirâmide deitada, denominação proposta por João Canavilhas, para se referir à estrutura da notícia na web:


I. A pirâmide deitada possui quatro níveis de leitura: unidade base, nível de explicação, nível de contextualização, nível de exploração.

II. A Unidade Base, o lead, responde ao essencial: o quê, quando, quem e onde.

III. O Nível de Contextualização responde ao por quê e ao como, complementando a informação essencial sobre o acontecimento.

IV. O Nível de Explicação oferece mais informação, em formato textual, vídeo, som ou infografia animada.

V. O Nível de Exploração liga a notícia aos arquivos da publicação ou a arquivos externos, dando acesso a informações anteriormente produzidas e armazenadas, por meio de sistemas de indexação e recuperação da informação.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Questão massa: "O modelo básico acima é contestado por outros autores, incluindo Canavilhas já discutido nesse blog. Ele propõe um modelo de pirâmide deitada dividida em quatro níveis de leitura. 
    O primeiro nível, chamado unidade base, assim como na pirâmide invertida traz o lead com as tradicionais perguntas, o que (?), quando (?), quem (?) e onde (?).
    No segundo, que é o da explicação, o autor deve responder ao por quê(?) e ao como(?).
    No terceiro nível, chamado de contextualização, usa-se as ferramentas que a internet oferece que são vídeo, som, infografias animadas e outras.
    O último nível, o de exploração, liga a notícia ao arquivo da publicação, ou a arquivos externos. É o momento em que se usa os hiperlinks que liga à matérias relacionadas ou a outras páginas com assuntos em comum.
    Podemos perceber que a idéia básica da informação mais importante ser colocada em primeiro lugar se mantém. No entanto o formato da pirâmide deitada se mostra mais completa." - em http://renatalopes-webjor.blogspot.com.br/2010/03/escrevendo-para-web-piramide-invertida_30.html

  • Base > Explicação > Contextualização > Exploração

  • "A Unidade Base – o lead – responderá ao essencial: O quê, Quando, Quem e Onde. Este texto inicial pode ser uma notícia de última hora que, dependendo dos desenvolvimentos, pode evoluir ou não para um formato mais elaborado. O Nível de Explicação responde ao Por Quê e ao Como, completando a informação essencial sobre o acontecimento. No Nível de Contextualização é oferecida mais informação – em formato textual, vídeo, som ou infografia animada – sobre cada um dos W’s. O Nível de Exploração, o último, liga a notícia ao arquivo da publicação ou a arquivos externos. “Da mesma forma que a “quebra dos limites físicos” na web possibilita a utilização de um espaço praticamente ilimitado para disponibilização de material noticioso, sob os mais variados formatos (multi)mediáticos, abre-se a possibilidade de disponibilização online de todas a informação anteriormente produzida e armazenada, através de arquivos digitais, com sistemas sofisticados de indexação e recuperação de informação” (PALÁCIOS apud CANAVILHAS, 2006, p.16)"

    Fonte: Características e gerações do Webjornalismo: análise dos aspectos tecnológicos, editoriais e funcionais, Thiara Luiza de Rocha Reges