SóProvas


ID
1625524
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Teorias sobre motivação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Na década de 1960, Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: os higiênicos e os motivacionais.


    Fatores higiênicos referem-se ás condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha, são extrínsecos a ela. Estes fatores, quando presentes, deixam de causar insatisfação mas não garantem que as pessoas ficarão satisfeitas. No entanto, se ausentes, são capazes de causar insatisfação. é o que afirma Bergamini (2006):


    é bom que se diga, logo de início, que fatores extrínsecos ao trabalhador tais como salário, segurança, políticas organizacionais, relacionamento interpessoal, condições do ambiente de trabalho, fazem apenas com que as pessoas se movimentem para usca-los, ou se disponham a lutar por eles quando os perderam. Não é a sua presença que motiva.


    Conforme Chiavenato (1995), a expressão "higiene" serve exatamente para refletir seu caráter preventivo e para mostrar que se destinam a afastar as condições desagradáveis. Entre tais fatores, podem ser destacados:

    - condições de trabalho e conforto;

    - políticas da organização e administração;

    - relações com os superiores;

    - salários;

    - segurança no cargo;

    - relação com os colegas;

    - benefícios sociais;

    - modelo de gestão.


    Fatores motivacionais são intrínsecos. Referem-se aos sentimentos de auto-realização e reconhecimento, ao conteúdo do cargo, ás tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si. Se presentes, causam satisfação. Se ausentes, deixam de causar satisfação mas não chegam a causar insatisfação. Estes fatores estão relacionados com as necessidades secundárias da pirâmide de Maslow.


  • Letra A) gabarito


    letra B) Errada. Maslow desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas. Para ele, tais necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção.

    Letra C) Errada. A teoria da equidade de J. Stacy Adams relaciona desempenho com recompensa. A teoria da Expectância é de Vroon

    Letra D) Errada. McClelland tomou como eixo de sua teoria a questão das necessidades. Diferentemente de Maslow, McClelland argumenta que não nascemos com necessidades, elas são adquiridas socialmente, ou seja, a diferença é que McClelland diz que as necessidades podem ser aprendidas.

    Letra E) Errada. a teoria da equidade de Stacy Admans considera que nos sentiremos mais ou menos motivados para o trabalho na medida em que percebemos ou não a presença da justiça, da igualdade nas relações do trabalho

    Fonte: facebook.com/admfederal
  • Alexandre,

    acredito que possa estar equivocado em relação à justificativa da letra c. Quem relaciona desempenho com recompensa é a Teoria da Expectativa sim. O item está errado por trocar o nome do criador, que não é o Adams e sim o Vroom.

  • Complementando...

    Item "b" está incorreto porque a descrição corresponde à teoria de Maslow, não a de McClelland. Item "c" está incorreto. Trocou Vroom por Adams. Item "d" não corresponde nem à teoria de Maslow, nem à de McClelland. É Rotter, na teoria do aprendizado social, quem postula que as necessidades podem ser aprendidas. Item "e" está incorreto, porque a teoria da equidade é de Adams.

     

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

    [Gab. A]

    bons estudos

  • Sendo práticos e sem demagogia do mimi:

    a) correta;

    b) McClelland = necessidades Afiliação, Poder e Realização;

    c) Adams: comparação entre o que entregamos e Recebemos;

    d) Maslow = Hierarquia (Auto-realização, estima, sociais, segurança e fisiológica);

    e ) Vroom : motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação a suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão às recompensas.

  • Letra A


    Teoria dos 2 fatores de Herzberg

    Os FATORES que levam à SATISFAÇÃO são diferentes dos que levam à INSATISFAÇÃO, portanto o nome da teoria: dois fatores!


    Influenciam a SATISFAÇÃO (intrínsecos)


    ·       Crescimento pessoal

    ·       Conteúdo do trabalho

    ·       Exercício da responsabilidade

    ·       Reconhecimento

    ·       Realização


    Influenciam a INSATISFAÇÃO (extrínsecos)

    ·       Salários

    ·       Relacionamentos Pessoais

    ·       Condições de trabalho

    ·       Supervisores

    ·       Segurança

    ·       Políticas da empresa

  • A) Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. Segundo ele, existem dois fatores que explicam o comportamento das pessoas no trabalho: fatores higiênicos e fatores motivacionais. - GABARITO

    B) David McClelland (Maslow) desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas. Para ele, tais necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção.

    C) a teoria da expectativa de J. Stacy Adams (Victor Vroom) relaciona desempenho com recompensa.

    Victor Vroom – Teoria da expectativa/expectância

    J.Stacy Adams – Teoria da Equidade

    D) Maslow (McClelland) tomou como eixo de sua teoria a questão das necessidades. Diferentemente de McClelland (Maslow), ele argumenta que não nascemos com necessidades, elas são adquiridas socialmente, ou seja, a diferença é que Maslow (McClelland) diz que as necessidades podem ser aprendidas.

    E) a teoria da equidade de Victor Vroom (J. Stacy Adams) considera que nos sentiremos mais ou menos motivados para o trabalho na medida em que percebemos ou não a presença da justiça, da igualdade nas relações do trabalho.

  • GABARITO: LETRA A

    A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores! Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.

    Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.

    FONTE:  Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.  

  • A questão exigiu conhecimento sobre as teorias de motivação e solicitou a única alternativa correta em relação ao assunto.

    A) "Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria. (...)".

    CORRETO. Essa teoria categoriza os fatores em higiênicos (H) (vem de fora, extrínsecos) e em motivacionais (M) (vem de dentro da pessoa, intrínsecos).

    Fatores higiênicos, ou fatores extrínsecos: "localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Como essas condições são administradas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, condições físicas e ambientais de trabalho, Políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos, etc" (Fonte: Adaptado de Chiavenato, 2014. pág. 323)

    Fatores motivacionais, ou fatores intrínsecos: "estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores motivacionais estão sob o controle do indivíduo , pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e autorrealização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho." (Fonte: Adaptado de Chiavenato, 2014. pág. 324)

    Com isso, o Herzberg afirma o seguinte, se:

    ______.PRESENTE ..._______________....AUSENTE

    H....Não gera insatisfação...____.GGera insatisfação

    M ...Gera insatisfação..___________Nulo. Gera não satisfação ( ≠ insatisfação)

    B) "David McClelland (...) necessidades estão organizadas hierarquicamente, e a busca para satisfazê-las é o que nos motiva a tomar alguma direção".

    INCORRETO. A hierarquia das necessidades foi a teoria de Maslow. McClelland propôs a Teoria das necessidades adquiridas.

    C) "a teoria da expectativa de J. Stacy Adams relaciona desempenho com recompensa."

    INCORRETO. A teoria de Adams foi a da equidade. A teoria descrita na questão é a de Skinner.

    D) "Maslow tomou como eixo de sua teoria a questão das necessidades. Diferentemente de McClelland (..)"

    INCORRETO. A questão invertei o entendimento sobre "necessidade" desses dois autores. McClelland afirma que elas são adquiridas.

    E) "a teoria da equidade de Victor Vroom considera que (...)".

    INCORRETO. A teoria da equidade é de Adams. Vroom é autor da teoria da expectância (M= V*E*I) que afirma que o comportamento humana é sempre voltado para os resultados.

    Fontes:

    DURAN, CRISTIANA. “Gestão de Pessoas”. 2ª ed. Juspodium. 2019.

    CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014. (pág. 233 e 234)

    MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para Concursos”. 4ª ed. Juspodivm. 2019 (pág. 593)

    GABARITO: LETRA A.