-
Para SCHEIN : Cultura é um padrão de suposições básicas compartilhadas e aprendidas por um grupo à medida que seus problemas de adapção externa e interna vão sendo solucionados.
Fonte : ANDREIA RIBAS.
-
Pressupostos: No último nível e mais profundo da organização, Schein considera crenças e pressupostos fatores importantes. De acordo com Schein, este nível forma o coração da cultura de uma organização. Os pressupostos existem além da consciência e são elementos invisíveis e dificilmente identificados nas interações entre funcionários de uma empresa. Geralmente são crenças consideradas “tabu” na organização, ou seja, regras “táticas”, que muitas vezes existem sem o conhecimento consciente dos trabalhadores. Os pressupostos representam também o que os membros acreditam ser a realidade, influenciando o que eles sentem e pensam nos aspectos da cultura. A partir da perspectiva dos membros de uma cultura, o que eles assumem ou acreditam ser real geralmente é indiscutível. Esta verdade incontestável penetra em todos os aspectos da vida cultural e influencia todas as formas de experiência do indivíduo. Schein acredita que os pressupostos têm a capacidade de influenciar o que os membros de uma cultura percebem e como eles pensam e agem
-
CERTO.
Pressupostos
Este último nível diz respeito a todos os componentes dificilmente reconhecidos dentro do convívio diário entre os colaboradores de uma empresa ou organização. Ou seja, são todos os comportamentos inconscientes presentes na mente dos profissionais no ambiente de trabalho. Um exemplo disso são as crenças e regras adquiridas ao entrar na organização, sem que ninguém mencione, aprendidas por meio da convivência e “tempo de casa".
Edgar Schein acreditava que estes pressupostos têm a capacidade de influenciar diretamente a maneira como um colaborador pensa e age diante de diferentes situações no trabalho.
-
De acordo com Schein, cultura é: um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas
Gab.: CERTO
-
Segundo Chiavenato (2014, p. 364) a cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores, tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. Representa a maneira tradicional e costumeira de pensar e fazer as coisas e que é compartilhada por todos os membros da organização. Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros da organização no dia a dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos organizacionais.
De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
-
Comentário:
Schein é um dos estudiosos de cultura organizacional mais famosos. E seu conceito de cultura é exatamente esse. Lembra que eu falei lá na teoria que esse conceito formal poderia ser cobrado? Pois bem! Olha lá ele! Vou repeti-lo aqui para a fixação, ok?
“A cultura de um grupo pode agora ser definida como padrão de suposições básicas compartilhadas, que foi aprendido por um grupo à medida que solucionava seus problemas de adaptação externa e de integração interna. Este padrão tem funcionado bem o suficiente para ser considerado válido e, por conseguinte, para ser ensinado aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas.”
Interessante notar que, no conceito de Schein, é deixado bem claro que a cultura vai sendo construída, à medida em que os membros vão se adaptando às demandas externas e à integração dentro da organização. A partir disso, os integrantes da empresa aprendem o que é considerado correto e que foi útil na solução dos problemas, e passam a repetir esses feitos como verdades no dia-a-dia do trabalho. Assertiva correta.
Gabarito: C