-
Certo.
Benchmarking: processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.
Bons estudos. ^^
-
Correto.
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
-
O benchmarking é um processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.
Simplesmente você olha para outro setor: seja ele dentro ou fora da empresa, inclusive nos concorrentes, ou outra organização de sucesso.
compara, copia, adapta e melhora.
Benchmarking Funcional: as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização.
Benchmarking competitivo: as empresas pesquisadas são concorrentes diretas.
Benchmarking interno: corresponde ao processo de comparação dentro da mesma companhia.
Benchmarking Genérico: as empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto.
GABARITO: CERTO
-
Cuidado, pois pode também haver benchmarking interno.
-
A ferramenta benchmarking surgiu na década de 70, por iniciativa da Xerox, ao iniciar um processo sistemático de pesquisa sobre os processos de gestão e produção empregados pelos seus concorrentes quanto por outras organizações de destaque em áreas específicas de seu interesse.
O Benchmarking é um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, no qual uma organização realiza comparações de seus produtos, processos e práticas com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, com os propósitos de aprimoramento organizacional e de alcance de superioridade competitiva.
A filosofia do benchmarking consiste em estabelecer uma base de melhoria que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Ou seja, as melhores práticas da indústria servem como referência a serem adaptadas e se possível incorporadas de forma otimizada.
Os principais benefícios do Benchmarking são:
✔ Sintonizar a empresa com as melhores práticas do mercado;
✔ Aperfeiçoamento da cultura do "melhoramento contínuo" da empresa;
✔ Melhora da comunicação empresarial;
✔ Profissionalização dos processos da empresa;
✔ Melhor visão dos processos e, consequentemente, melhores oportunidades para terceirização de alguns destes processos;
✔ Diminuição do número de erros;
✔ Redução de custos.
Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC Vol. 03 (Adm. Geral)
-
Benchmarking é...
um processo contínuo;
uma investigação que fornece informações valiosas;
um processo de aprendizado com outros;
um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina;
uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer
processo.
Benchmarking não é...
um evento isolado;
uma investigação que fornece respostas simples e "receitas";
cópia, imitação;
rápido e fácil;
mais um modismo da administração
Pode ser:
1. Benchmarking interno; São comparados valores ou processos entre unidades internas da organização com vista a disseminar as melhores práticas por todas unidades.
2. Benchmarking Competitivo; São comparados produtos, serviços ou processos entre várias organizações concorrentes, com vista a superá-las.
3. Benchmarking Funcional; São comparados processos similares entre organizações independentemente do setor de atividade (empresas não concorrentes).
4. Benchmarking com Cooperação; São comparados processos entre duas organizações, com a colaboração do “benchmark partner”, que poderá ter vantagens diversas em permitir que sejam dissecados os seus processos (notoriedade, prestígio, volume de negócios, etc.).