SóProvas


ID
1626064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere a Estado e bem-estar social, julgue o próximo item.


O 2.º Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), de 1974, representou o auge das privatizações, no Brasil, e foi iniciado devido à crise no setor produtivo estatal brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    O auge das privatizações no Brasil ocorreu durante o período FHC (entre 1995 e 2002).

  • ERRADO

    1. O auge das privatizações foi no governo FHC, previsto no PDRAE como produção para o mercado.

    2. O 2º PND foi um plano desenvolvimento econômico, e não de reforma administrativa.

    3. O PRND (Programa Nacional de Desburocratização), sim, foi um plano de reforma administrativa quase da mesma época (Presidente Figueiredo, 79-81)

    4. O PRND, somado ao PBQP (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade), do governo Collor, serviu de base para o Gespública.

    Fonte 1: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=3297&catid=28&Itemid=39

    Fonte 2: Apostila do professor Renato Lacerda, IMP Concursos.

  • II PND foi instituído no governo de Geisel, e foi chamado de "fuga para frente", que propunha uma transformação estrutural, ênfase na energia (indústria nuclear, pesquisa do petróleo, programa do álcool e hidrelétricas), (...) além de conter planos de desenvolvimento científico, tecnológico e o primeiro plano nacional de pós-graduação. Sua base era o financiamento externo e o sustentáculo era o foco nas empresas estatais, como Eletrobrás, Petrobrás e Embratel. Fragilidade: dependência do Brasil de mais de 2/3 do combustível consumido, gerando uma crise do petróleo.

  • Gab: ERRADO

    O auge das privatizações ocorreu no governo FHC, em 1995. Nesse governo houve a implementação do PDRAE e a descentralização administrativa, com isso, gabarito errado.

  • Na verdade, o PND foi um plano inicial para as privatizações no Brasil, não o auge. Tinha como finalidade estimular a produção de insumos básicos, bens de capital, alimentos e energia. Era uma espécie de plano plurianual na época, instituído no governo Geisel, seria o II PND de 1975 a 1979. E por determinação constitucional todo novo governo tinha a obrigação de lançar o plano.