SóProvas


ID
1626115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere ao controle social e à gerência e fiscalização das políticas públicas no Brasil, julgue o item subsequente.


A despeito de a autonomia e a estabilidade de dirigentes serem características das agências reguladoras brasileiras, essas agências, para garantirem a fiscalização de suas políticas públicas, subordinam-se hierarquicamente aos ministérios.

Alternativas
Comentários
  • Errado


    Acredito que o erro esteja em falar em subordinação.

  • A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, é uma autarquia especial, caracterizada por independência administrativa, autonomia financeira, ausência de subordinação hierárquica e mandato fixo de seus dirigentes, que atuam em regime de colegiado. Tem como atribuições regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infraestrutura aeronáutica e aeroportuária. Para tal, o órgão deve observar e implementar as orientações, diretrizes e políticas estabelecidas pelo governo federal, adotando as medidas necessárias ao atendimento do interesse público e ao desenvolvimento da aviação.

  • Controle finalístico, também chamado de supervisão ministerial.

    Não há subordinação hierárquica.

  • GABARITO: ERRADO

    Importante ressaltar que a hierarquia só existe entre órgãos e seus agentes. Na Administração Indireta, entre ente instituidor e pessoa jurídica instituída não há hierarquia, não há relação de subordinação. Há relação de vinculação. A pessoa jurídica instituída tem autonomia, mas é controlada pelo ente instituidor por tutela administrativa ou supervisão ou controle finalístico.

    FONTE: JUSBRASIL.COM.BR

  • São vinculadas aos ministérios, não existe subordinação.

  • Gabarito ERRADO.

    A questão estaria correta se fosse redigida da seguinte forma:

    A despeito (independentemente) de a autonomia e a estabilidade de dirigentes serem características das agências reguladoras brasileiras, essas agências, para garantirem a fiscalização de suas políticas públicas, estarão VINCULADAS aos ministérios, para que esses possam ter um CONTROLE FINALÍSTICO sobre àquelas.

    Bons estudos.

  • Para que não exista influência e pressão governamental em relação à atuação de fiscalização por ela exercida, as agências reguladoras possuem maior autonomia em relação ao seu ente instituidor.

  • Gab. ERRADO.

    As agencias reguladoras, submetem-se à vinculação ao ministério do setor correspondente, para fins de tutela e supervisão ministerial.

    Bons estudos!

  • Errado pude observar 2 erros: 1) os dirigentes possuem mandato , logo não há que se falar em estabilidade. 2) Agências Reguladoras Possuem independência administrativa, mas se submetem à supervisão ministerial
  • Agência reguladora:

    >> Autarquia em regime especial;

    >> Disciplina: lei instituidora;

    >> Competência: regular setor específico;

    >> Suas decisões não se submetem à revisão de outro órgão integrante do executivo, mas apenas ao controle de legitimidade do judiciário;

    >> Pessoal é estatutário.

  • Não há subordinação hierárquica, apenas controle finalístico.