SóProvas


ID
1626775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Acerca da política externa norte-americana e das relações entre EUA e Brasil, julgue (C ou E) os seguinte item.

Devido ao apoio explícito dos EUA ao seu pleito por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil vem reconhecendo publicamente os avanços do país norte-americano em suas negociações diretas com a Federação Russa em favor do desarmamento nuclear.

Alternativas
Comentários
  • Não existe ainda esse apoio explícito e um dos temas da viagem que a Presidenta faria aos EUA em 2013 era justamente isso e uma reclamação do apoio que Obama deu explicitamente à Índia (possuidora de armamento nuclear) em sua viagem a esse país em 2010. 

  • Como se pode pleitear uma coisa que já é sua?

  • Acredito que o erro esteja em "Devido ao apoio explícito dos EUA ao seu pleito [do Brasil] por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU". De acordo com o site do Senado, declara-se que "muitos países apoiam oficialmente o pleito brasileiro, dentro de uma proposta de reforma acertada conjuntamente com Alemanha, Japão e Índia (grupo conhecido como G4)". Em contrapartida, aponta-se "como maior dificuldade para que a reforma do Conselho seja efetivada num curto prazo, [...] a posição 'confortável' dos atuais membros permanentes (EUA, Rússia, China, Reino Unido e França), interessados em manter o "monopólio" que cada um possui de vetar qualquer resolução da qual discordem".

    Fonte: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/08/10/brasil-pode-ter-assento-permanente-no-conselho-de-seguranca-da-onu-acredita-vieira 

  • Os EUA a partir de Bush filho têm somente uma simpatia pelo pleito brasileiro ao CS, mas NÃO HÁ UM APOIO EXPLÍCITO. Outro erro da questão é falar em avanço das negociações sobre desarmamento nuclear entre EUA e Rússia. As negociações para um sucessor do START II têm sido adiadas pelas tensões entre os dois países, principalemente pelas sanções americanas à Rússia por causa da Crimeia.  

  • Somente França e Reino Unidos apoiam o Brasil:

     

    ...

    há descontentamento entre os membros permanentes atuais quanto à inclusão de nações controversas ou países não apoiados por eles. Por exemplo, a República Popular da China é contra a entrada do Japão e a Alemanha não recebe apoio dos EUA.

    A França e o Reino Unido anunciaram que apoiam as reivindicações do G4, principalmente o ingresso da Alemanha e do Brasil. Uma questão importante são os países vizinhos (com chances menores de ingressar) aos que propõem a entrada que frequentemente são contra os esforços do G4: o Paquistão é contra a entrada da Índia; a Coreia do Sul e a China são contra o Japão; a Argentina e o México são contra o Brasil e a Itália é contra a Alemanha; formando um grupo que ficou conhecido como Coffee Club, contra a expansão do Conselho por aqueles que a propõem.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%B5es_G4

  • Errado.

    Nao há apoio explícito dos EUA ao pleito brasileiro por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

  • Acho que a questão quis confundir os candidatos que viram as declarações do presidente Obama à época, uma vez que ele explicitamente falar sobre isso.

    É o que diz a nota 119.2011: “O presidente Obama manifestou seu apreço à aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de segurança e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil”

    Bush já havia falado sobre ser favorável a mudança no CSNU, mas em nenhum momento houve apoio explícito à entrada do Brasil.