SóProvas


ID
1626898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

É difícil aquilatar a importância relativa do conflito árabe com o Estado de Israel e, dentro dele, a questão Palestina na crise atual do Oriente Médio. Boa parte dos processos internos e inclusive dos conflitos externos no mundo muçulmano independe da existência desse conflito. Por outro lado, seu papel no discurso de legitimação — tanto interno como externo — dos diferentes governos, grupos políticos e correntes ideológicas, como a Irmandade Muçulmana, a Al-Qaeda e o ISIS, não pode ser ignorado.

Bernardo Sorj. Decifrando a crise no Oriente Médio. In: Revista Política Externa. São Paulo: KPM Editora, vol. 23, mar./2015 (com adaptações)

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) o seguinte item, relativos à situação política no Oriente Médio e no mundo islâmico em geral.

A Irmandade Muçulmana, que foi organizada na Arábia Saudita em 1928 como reação à influência ocidental, defende, entre outras ideias, a implantação da Charia (lei corânica) e a unificação do mundo muçulmano, a ser imposta pela propaganda e pela força.

Alternativas
Comentários
  • NO EGITO!

  • A Irmandade Muçulmana foi organizada no Egito, em 1928 por um professor chamado Hassan Al-Banna.

  • "A Irmandade Muçulmana se organizou no Egito em 1928 como reação à influência ocidental, propondo a implantação da Xaria (lei corânica), a unificação do mundo muçulmano e a disposição a morrer nessa luta."

     

    Fonte: Bernardo Sorj. Decifrando a crise no Oriente Médio. In: Revista Política Externa. São Paulo: KPM Editora, vol. 23, mar./2015

  • No episódio de hj aprendemos que a Cespe espera que os candidatos sejam enciclópedias humanas.

  • Gabarito: ERRADO

     

    "Em primeiro lugar, a Irmandade Mulçumana nasceu no Egito, em 1928, como um grupo político-religioso pan-islâmico de forte viés anti-imperialista e antiocidental. Seu objetivo é estabelecer o Corão, livro sagrado islâmico, e a Sunna, conjunto de ensinamentos do Profeta Maomé, como o ponto de referência para organização da vida islâmica familiar, individual, comunitária e governamental. Os meios para a realização deste fim envolvem a união dos países islâmicos para libertá-los do imperialismo e a promoção de educação religiosa e trabalho comunitário. Até a década de 1970, de fato, o grupo pregava o uso da força como parte do processo de libertação dos povos mulçumanos. A partir de então, a Irmandade Mulçumana oficialmente renunicou à violência e passou, ao menos no discurso, a defender princípios democráticos."

     

    Livro: Como Passar Concursos da Diplomacia e Chancelaria - 1.600 Questões Comentadas