SóProvas


ID
1627129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As circunstâncias históricas europeias de princípios do século XIX foram responsáveis pela transferência da sede do Estado português para a colônia brasileira. Essa decisão, tomada para preservar o trono lusitano em mãos da família Bragança em face da invasão francesa, foi decisiva para deflagrar o processo que culminaria na Independência do Brasil. A esse respeito, julgue (C ou E) o item subsequente.

O contexto histórico europeu das duas primeiras décadas do século XIX em muito favoreceu a Independência do Brasil: a relativa paz alcançada com a renúncia de Napoleão Bonaparte ao projeto expansionista que embalara suas pretensões imperialistas e o fim da era revolucionária levaram as monarquias ibéricas a conceder a emancipação de suas colônias.


Alternativas
Comentários
  • As monarquias ibéricas nao concederam essa emancipação como prescreve a questão, tais fatores contribuiram sim para a emancipação das colonias americanas, mas fortalecendo os movimentos emancipacionistas locais e a pressão inglesa por mercados... foi um caminho daqui para a coroa e nao da coroa para a América.

  • Errado! Tanto que ao reconhecer a independência do Brasil, Portugal cobrou indenização em torno de 2 milhões de libras esterlinas. Fazendo com isso surgir o inicio de nossa divida externa, pois o Brasil pegou emprestado grande parte deste dinheiro com a Inglaterra.

  • Napoleão foi deposto, já invalida a questão

  • O que causou a emancipação das colonias sob dominio Iberico foi justamente o enfraquecimento das metropoles e não por vontade dessas. Os Brasileiros já haviam deixado de ser colonia e estavam confortáveis como reino unido a portugal, mas acabaram aderindo as propostas de emancipação total a exemplo de seus vizinhos, quando os portugueses passaram a exigir a volta do reino do Brasil ao antigo status de colonia, levando ao fim a idenpendencia proclamada pelo proprio herdeiro português mantendo a dinstia bragança no trono do novo país.

  • A questão está errada em diversos trechos: 

    -O contexto histórico europeu das duas primeiras décadas do século XIX em muito favoreceu a Independência do Brasil --> até aqui, certo. 

    -a relativa paz alcançada com a renúncia de Napoleão Bonaparte ao projeto expansionista que embalara suas pretensões imperialistas --> ERRADO. Napoleão não renuncia, foge da ilha de Elba e ainda consegue fazer o Governo de Cem dias, até ser deposto quando perde na famosa Batalha de Waterloo. 

    -e o fim da era revolucionária levaram as monarquias ibéricas a conceder a emancipação de suas colônias --> ERRADO. As monarquias Ibéricas não concedem de espontânea vontade a emancipação das colônias. No Brasil prova disso é a Revolução Liberal do Porto de 1820, que queria um arrocho nas relações colônia e metrópole, estreitando o exclusivo colonial, bem como o retorno de Dom João VI. 

  • Tem como estar mais errada do que isso? Acho difícil

  • Revolução de porto foi em Portugal