SóProvas


ID
1627147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Diferentemente das demais colônias americanas, o Brasil adotou o regime monárquico ao proclamar sua emancipação política. Sob o comando de D. Pedro I, o Primeiro Reinado (1822-1831) foi marcado por graves crises políticas, que culminaram na abdicação do imperador. Seguiu-se o período regencial (1831-1840), por muitos considerado uma experiência republicana, assinalado pela eclosão de movimentos armados em vários pontos do país. A antecipação da maioridade de D. Pedro II (o chamado Golpe da Maioridade) deu início ao Segundo Reinado (1840-1889), o qual foi derrubado por um golpe militar que instaurou a República.

A respeito da trajetória histórica brasileira ao longo do século XIX, julgue (C ou E) o item subsequente.

Embora a Guerra do Paraguai tenha estreitado os laços entre os diversos setores do exército e o governo imperial, os militares estiveram à frente do golpe que instituiu a República, o que conferiu ao ato o caráter de movimento popular, diferentemente do que ocorreu quando da Independência.

Alternativas
Comentários
  • o que conferiu ao ato o caráter de movimento popular.. à época tínhamos um brasil analfabeto, pobre, não um povo crítico e informado... o que aconteceu naquele fatídico ano para família imperial foi um puro golpe de Estado, os militares tomaram o poder e não sabiam nem o que fazer depois, tomaram todas as providencias para apagar a família real da historia do Brasil, e não conseguiram ter um parlamento e imprensa livres como tinham na gestão de Pedro II.

    o Brasil sem parlamento, gerido por um marechal de Ferro, tresloucado, só perdeu... lamentavelmente...

  • Embora a Guerra do Paraguai tenha estreitado os laços entre os diversos setores do exército e o governo imperial, (ERRADO ) Após a Guerra do Paraguai, o Exército saiu fortalecido pela campanha vitoriosa e o Império enfraquecido e o Exército passou a apoiar a campanha abolicionista, sendo um braço armado em prol da República. os militares estiveram à frente do golpe que instituiu a República, o que conferiu ao ato o caráter de movimento popular, diferentemente do que ocorreu quando da Independência.    Diferentemente da independência, que foi um processo articulado pela elite aristocrática brasileira. (correto )

  • A meu ver a questão tem 2 erros:

    -Embora a Guerra do Paraguai tenha estreitado os laços entre os diversos setores do exército e o governo imperial (ERRADO) - A Guerra do Paraguai causou atritos entre a Coroa e os militares (que por si só já eram um grupo heterogêneo), e um exemplo foi o imbróglio Caxias (conservador) x Zacarias (liberal), que resultou na queda do Gabinete Zacarias. 

    -os militares estiveram à frente do golpe que instituiu a República, o que conferiu ao ato o caráter de movimento popular, diferentemente do que ocorreu quando da Independência. - a decisão do golpe contra o gbinete de Ouro Preto foi tomada dentro da cúpula militar, com Deodoro à frente, não há que se falar em POPULAR

  • Também acredito que existam dois erros nessa questão:

    1-) não houve aproximação nas relações entre Dom Pedro II e os militares. Na verdade, houve um distanciamento por parte do exército, influenciando pelas ideias liberais-abolicionistas;

    2-) o movimento da Proclamação da República (1889) não foi de caráter popular. Foi um movimento da cúpula do exército, ligada, até então, à elite imperial.

    Bons estudos! :-)

  • Basta lembrar da icônica frase de Aristides Lobo sobre a reação do povo quanto a proclamação da República:

    "O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada."

  • Basta lembrar da icônica frase de Aristides Lobo sobre a reação do povo quanto a proclamação da República:

    "O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada."

  • Errado:(

    Movimento articulado entre as elites Militares e Civis

    "A conspiração que levou ao golpe militar que proclamou a República em 15 de novembro de 1889 ficou a cargo do major Benjamin Constant e da jovem oficialidade republicana. Eles conseguiram atrair para o golpe o general Deodoro, que sempre fora leal ao imperador.

    O contato dos conspiradores com os republicanos civis só foi feito quatro dias antes da data marcada para o movimento, embora jornais republicanos, sobretudo O Paiz, no Rio de Janeiro, e A Federação, no Rio Grande do Sul, já se tivessem aproveitado dos conflitos entre militares e governo para minar as bases do regime."

    SCHWARCZ, Lilia Moritz. História do Brasil Nação. Vol.2 Pag.125. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011-2014.

  • guerra do PARAGUAI fortaleceu os laços entre os militares

  • tanto a independencia quanto a replubica foi golpe,

  • *A Proclamação da republica no brasil se deu a partir de um golpe militar ( foi implementada enquanto o rei viajava), feita pelos militares e elite rural.

    *a população não teve nenhuma participação e não sabiam do golpe, é usada a expressão ´´bestificados´´, para definir a reação dos locais quando souberam.

  • a repúlblica foi um verdadeiro tiro no pé, foi um tapa na cara da sociedade brasileira. pois tirou de nós o mas inportante de uma nação o sensú de indentidade naçional. viva o imperio do brasil.