SóProvas


ID
1627216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre fins do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, a maior parte das colônias americanas conquistou sua independência. Em geral, malgrado a singularidade de cada colônia, essas emancipações enquadraram-se no contexto mais amplo de crise do Antigo Regime europeu e, sobretudo em relação às colônias ibéricas, também refletem o quadro histórico suscitado pela Era Napoleônica. Com relação ao processo de independência nas Américas, julgue (C ou E) o item a seguir.

Os colonos na América Inglesa sublevaram-se contra o monopólio comercial, a interdição da produção local de manufaturas e a proibição do cultivo do chá.

Alternativas
Comentários
  • Não houve a proibição do cultivo do chá. Houve somente a tentativa de monopólização de seu comércio pela Companhia das Índias Orientais, por meio da elaboração da Lei do Chá em 1773 pelo parlamento inglês. Tal imposição precipitou o episódio conhecido como Boston Tea Party, revolta na qual colonos invadiram o porto de Boston e despejaram mercadorias de chá no mar.

    "Em 1773, foi elaborada a Lei do Chá, que garantia o monopólio de comércio desse produto à Companhia das Índias Orientais, empresa na qual muitos parlamentares tinham investimentos. A partir dessa nova lei, os colonos norte-americanos começaram a questionar se o governo faria isso com outros produtos. Dessa forma, não foi mais possível controlar a crise entre colônia e metrópole. A guerra de independência estava começando. Na noite de 16 de setembro de 1773 ocorreu o episódio conhecido como Boston Tea Party, quando um grupo de colonos, disfarçados de índios, invadiu o porto de Boston e destruiu trezentas caixas de chá, jogando-as ao mar." (Paulo Fagundes Visentini, Manual do Candidato: História Mundial, p. 30)

     

     

  • O chato é só interpretar a questão.

  • Não houve a proibição do cultivo do chá.