SóProvas


ID
1627219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre fins do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, a maior parte das colônias americanas conquistou sua independência. Em geral, malgrado a singularidade de cada colônia, essas emancipações enquadraram-se no contexto mais amplo de crise do Antigo Regime europeu e, sobretudo em relação às colônias ibéricas, também refletem o quadro histórico suscitado pela Era Napoleônica. Com relação ao processo de independência nas Américas, julgue (C ou E) o item a seguir.

Na América Hispânica, o processo de independência foi liderado pela elite mineradora, em reação ao imposto da Coroa de 20% sobre a produção de metais preciosos.

Alternativas
Comentários
  • Foi liderada pelos donos de terras, os criollos.

  • Gabarito: Errado

    Os movimentos de independencia da América Espanhola tiveram inspiração no Iluminismo ( que defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais). Essas ideias se dinfudiram na elite  letrada da América Espanhola, que possuiam terra mas eram desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Além de toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e do fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuiu para o processo de independência.

    Assim, os criollos, filhos de espanhóis nascidos na América, convocaram as populações coloniais a se rebelarem contra a Espanha. Os dois dos maiores líderes criollos da independência foram Simon Bolívar e José de San Martin. Organizando exércitos pelas porções norte e sul da América, ambos sequenciaram a proclamação de independência de vários países latino-americanos.
  • As independências foram lideradas pelos criollos, mas é importante observar também que:

    "as relações tecidas entre os sistemas de exploração de mineração com os proprietários de terras que controlavam o processo das haciendas produziram a fundação das oligarquias regionais na América hispânica. Uma instância dependia da outra, seja por conta da troca de matéria-prima, seja por conta da oferta de crédito, como bem acentua o pesquisador Leslie Bethell: A fundação dessa oligarquia representou a fusão da grande propriedade rural com o monopólio do capital ganho no setor mineiro e no comercial. O crédito tornou-se disponível aos donos de grandes propriedades de terra por meio de contínuas alianças matrimoniais que uniam seus filhos a mineiros e comerciantes ricos, e por intermédio da própria terra acumulada.” (Bethell, Leslie. A América colonial, vol. VII, p. 185.)"

    Fonte: https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/haciendas-na-america-hispanica.htm

  • Inconfidência Mineira era América Espanhola agora? Kkkkkk